Nesta data querida de um ano tão sofrido como 2020, o Manual do Usuário chega a seu sétimo aniversário. E como sempre acontece nesta ocasião, é hora de revisar o que deu certo e o que não deu, revelar os planos para o futuro próximo e, claro, celebrar! ?
Em números1
- Em média, 71,2 mil leitores visitaram o site todo mês, aumento de 20,5% em relação ao período anterior.
- Publicamos 259 posts, média de 21,6 por mês.
- Eu e os leitores publicamos 7.172 comentários, média de 597,7 por mês.
- Nas redes sociais2, conversamos com 10.079 pessoas, aumento de 47% em relação a um ano atrás.
- A newsletter é entregue nas caixas de entrada de 3.109 assinantes, aumento de 67,3% em relação a um ano atrás.
- Já são 192 apoiadores, pessoas que contribuem financeiramente com o site, aumento de 56,1% em relação a um ano atrás.
- Faturamos R$ 35,3 mil, aumento de 23,3% em relação ao “ano fiscal”3 de 2019.
Todos esses aumentos expressivos são muito satisfatórios e apontam que estamos no caminho certo (ou em um deles) para consolidar a operação do Manual do Usuário.
O que deu certo
Em nosso sétimo ano, fiz duas grandes mudanças. Felizmente, ambas se mostraram acertadas.
A primeira foi a mudança do cronograma editorial, de diário para semanal, a partir de janeiro deste ano. A previsibilidade das edições, sempre publicadas às quintas-feiras, foi bem recebida pela maioria dos leitores. Do lado de cá, ganhei espaço para planejar e trabalhar pautas mais complexas com menos aperto.
Havia o receio de que o ritmo reduzido de atualizações no site, concentradas em um dia da semana, poderia afetar a audiência. Não foi o caso. Além dela aumentar, noto nas estatísticas de acesso mais consistência, sinal de que os leitores assimilaram bem a mudança.
A outra novidade foi trazer alguém de fora para cuidar do comercial do site. A Gislaine Bueno faz a prospecção e negocia com empresas as ações publicitárias que veiculamos no Manual. Além do óbvio ganho, que é termos alguém especializado nessa área fazendo um trabalho muito mais ativo que o que eu desenvolvia até então, ela também ajuda a manter a separação entre comercial e editorial, coisa que é bem difícil em uma publicação minúscula como a nossa.
A Gislaine escreveu um relato do trabalho aqui. Aproveito este espaço para agradecê-la, e também às marcas que confiaram na gente para divulgarem seus produtos e serviços ao longo do ano (por ordem de publicação): Kabum, BitDefender, OnlyOffice, GenioDesks, Alura e NordVPN. Obrigado!
Testes de fim de ano
Nos dois meses que temos daqui até o recesso do fim de ano, faremos alguns testes no site que, se bem sucedidos, serão incorporados para 2021. São três.
O primeiro, já antecipado, é o retorno do podcast Guia Prático. Desta vez, seremos eu e a Jacqueline Lafloufa nos microfones, com novos episódios semanais, publicados sempre às sextas-feiras. Ainda estamos pensando o modelo; a ideia geral é voltar às raízes do podcast, mais conversa de bar, menos NPR. O primeiro episódio da nova fase vai ao ar no dia 6 de novembro, em seu app de podcasts favorito.
O segundo teste é o que terá o maior impacto no site: um blog diário4. Serão notinhas curtas e opinativas do que está acontecendo na tecnologia. Não tenho pretensão de ser o primeiro a dá-las nem de abordar tudo que está acontecendo; será uma experiência mais blog das antigas, com muitos links para fora e o uso de formatos variados — fotos e citações, por exemplo, quase como um tumblelog. As notinhas, dezenas delas, aparecerão na capa do site, abaixo do índice da edição da semana. O blog já está funcionando — dê um pulo na capa do site e veja, abaixo dos destaques da edição, como ficou.
Por fim, o terceiro teste é consequência natural do segundo: a newsletter vai mudar. Não faria sentido republicar as notinhas do site lá. Em vez disso, agora a newsletter trará os destaques da edição da semana e a indicação de quatro leituras longas/de fôlego publicadas por outros sites. Embora ela continue sendo disparada às quintas, penso ela como uma espécie de guia de leituras para o fim de semana. A primeira edição no novo formato será a do dia 22/10.
Um ano difícil
No aniversário de seis anos, comentei que queria “levar o site mais vezes para passear fora da internet”. Jamais imaginei que, um ano depois, estaria ainda mais enfurnado em casa por motivo alheio à minha vontade. Aquele desejo ainda existe, então por ora deixarei ele em suspenso, para quando for seguro sair de casa e interagir com as pessoas outra vez.
Faz tempo que tecnologia deixou de ser uma editoria à parte para se embrenhar em todas as esferas das nossas vidas. Refletir isso em uma publicação pequena, como o Manual, é um desafio enorme — na falta de mais braços e recursos, a tomada de decisões ganha um peso extra. Por aqui, falamos de temas tão diversos quanto desafiadores, que fogem do arroz com feijão da cobertura de produtos que se espera de sites que se dizem de tecnologia. Relações trabalhistas, privacidade, política, economia real.
Apesar do ano terrível que 2020 tem sido para todos nós e das perspectivas sombrias do virá a seguir, seguimos.
Antes de encerrar, um agradecimento especial ao Guilherme Felitti, que a cada 15 dias enriquece o Manual com o Tecnocracia, e ao James Pond, que apoia e mantém o site rodando super rápido na Cipher Host. E, claro, a você, que me acompanha e proporciona essa oportunidade tão rara de falar e ser ouvido, de trocas sinceras e de crescimento mútuo. Valeu!
Os posts de aniversário de um, dois, três, cinco e seis anos. No quarto não teve porque o blog estava em processo de migração para a Gazeta do Povo.
Foto do topo: Sagar Patil/Unsplash.
- Salvo quando informado outro período, todos os números abaixo se referem ao intervalo entre outubro de 2019 e setembro de 2020. ↩
- Inclui Mastodon, Telegram e Twitter. ↩
- Leia-se de outubro de 2019 a setembro de 2020. ↩
- Frequentemente me perguntam se o Manual do Usuário é um blog ou um site. Agora é os dois. ↩
Edição 20#38
- Bastidores Sete anos de Manual do Usuário
- Bastidores Como funciona um apoio comercial em uma mídia independente
- Escritório em casa O meu escritório em casa
- Opinião Pelo meio ambiente
- Vamos conversar? Post livre #243
Newsletter
O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.
Seu trabalho é uma referência, Ghedin! Vida longa ao Manual!
Conheço o Manual – de nome – há anos mas hoje eu parei pra ler com calma e acho que esse é o quinto post direto que eu leio. Tenho que elogiar não só a qualidade dos posts, mas também esse sentimento de blogosfera antiga que tanto faz falta atualmente. Pelas caixas de comentários que não ficam vazias, nota-se que a comunidade de leitores também é bem forte. Meu parabéns (ganhou um novo leitor hehe). Abraços!…
Seja bem-vindo, Danilo!
Uma dica: se ainda não assina a newsletter gratuita, cadastre-se para recebê-la. É a melhor maneira de acompanhar o site — e, se não gostar, dá para cancelar o recebimento com literalmente um clique.
Passando aqui para deixar os parabéns ao Manual do Usuário e dizer que estou gostando bastante do novo formato com notinhas sem data específica. Confesso que quando saía tudo junto na edição semanal ,me sentia inibido de comentá-las. Assim fica muito mais legal de se informar e acompanhar os comentários do pessoal a respeito do assunto.
Que bom que curtiu, Cab! E sinta-se à vontade para comentar sempre :)
Parabéns Ghedin! Que o site continue nessa crescente!
Obrigado a todos pelos parabéns! :)
Parabéns, Ghedin e vida longa ao MdU!
Quase não comento, mas sigo aqui desde o dia 01 deste site. Acho que conheci quando era Gemind.
Vida longa ao Manual! :)
Parabéns para toda a equipe!
Que venham muito anos mais!
Parabéns pelo excelente trabalho, Ghedin e envolvidos!
Acompanho desde os tempos de dicas e ~deskmod~ no WinAjuda. Depois comecei a ouvir e gostar de podcasts no Gemind. Por fim, no MdU abandonei outros tipos de cobertura de tecnologia em favor do slow web.
Vida longa e próspera!
Parabéns Ghedin e vida longa ao Manual ?
Uma iniciativa tão preocupada com sua essência e em manter transparência com sua audiência – seja ela nova ou cativa – merece celebrar cada aniversário com entusiasmo. O formato semanal foi um grande acerto e já estou curioso sobre como o blog complementará as pautas. Vida longa ao MdU!
Um trabalho de 7 anos não é para qualquer um.
Que venham muitos anos!
Parabéns e vida longa ao MdU! :)
por uma web sempre aberta, transparente e agradável: parabéns ao Ghedin e longa vida ao MdU!
parabéns ao MdU!
apoio o projeto pois o acho importante no meio da sociedade, ainda mais na nossa que não liga pra privacidade e sempre que possível, jogo links do MdU na internet pra alguém ler, rs
Parabéns! Acompanho há muito tempo o seu trabalho ♥️♥️♥️
Parabéns ao Manual!!!
Novidades ótimas e um trabalho incrível!
Parabéns!!!!
Sete anos não é uma marca fácil de alcançar.
Muita perseverança e ótimo trabalho são os pilares desta conquista.
Que venham mais 7 anos!!!!
Parabéns pelo trabalho!
Costumo indicar o Manual aos meus amigos como referência de contéudo independente e de altíssimo calibre.
Que o trabalho continue.