Festa!!Hoje é dia de festa! 🎉🎉 O Manual do Usuário completa seis anos no ar. Venha celebrar com a gente →

Sobre o Manual do Usuário

O Manual do Usuário é um blog de tecnologia do tipo “Slow Web”. Isso significa que aqui se publica menos conteúdo, mas conteúdo mais aprofundado.

Com reportagens, artigos de opinião, tutoriais e podcasts, o Manual propõe reflexões sobre tecnologia pessoal. O blog acompanha os movimentos da indústria e do governo e as mudanças comportamentais da população decorrentes da tecnologia para tentar entendê-las e lhes dar sentido.

Embora esteja atento a tudo que diz respeito à tecnologia pessoal, dois temas têm mais peso aqui: a privacidade digital e dicas para usufruir da melhor maneira possível da tecnologia.

O conteúdo do blog é distribuído por alguns canais de redes sociais e newsletter. Veja como acompanhá-lo.

O Manual do Usuário foi fundado em 15 de outubro de 2013 por Rodrigo Ghedin, jornalista e comunicólogo formado pela Universidade Estadual de Maringá.

Política de privacidade

A sua privacidade é um assunto sério. O Manual do Usuário não coleta dados que te identificam, nem repassa qualquer dado seu a terceiros, com estas exceções:

  • Quando você assina um post para receber comentários, seu e-mail fica registrado em nosso banco de dados.
  • Quando você clica em um link de loja virtual com link de referência, a loja em questão sabe que o link foi originado daqui e pode associá-lo ao seu pedido ou perfil lá, além de gerar cookies em seu navegador. Quando um leitor compra qualquer coisa por esses links, o Manual do Usuário recebe uma comissão da loja (que não altera o preço do produto ao leitor), daí a necessidade do identificar — para que a loja saiba que o consumidor chegou até ela a partir de um link daqui.

Política de comentários

Manual do Usuário não exige cadastro para receber comentários nem faz distinção entre leitores identificados e anônimos. Em contrapartida, reserva-se o direito de apagar, de pronto, qualquer comentário considerado ofensivo ou com sinais de spam ou que, de qualquer outra forma, contribua para desestabilizar o ambiente, sem que o autor seja avisado disso.

“Meta comentários”, ou seja, aqueles que apontam problemas no site ou que indicam erros ortográficos, de concordância ou quaisquer outros relacionados à forma dos posts poderão ser apagados. Eles não contribuem para a discussão e, não raro, desviam o foco. Nesses casos, um e-mail de agradecimento será enviado ao autor, caso ele tenha deixado um válido, explicando o motivo da exclusão do seu comentário.

Se tiver alguma dúvida, envie um e-mail para contato@manualdousuario.net.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!