Bastidores

As novidades do Manual do Usuário para 2020

Dizem que em time que está ganhando não se mexe, então tive que fazer umas substituições e mudar o esquema tático do Manual do Usuário para 2020.

A essência do site segue a mesma: uma publicação que cobre tecnologia pessoal, com viés progressista, conteúdo melhor trabalhado e adepta ao Slow Web, ou Slow Journalism, como queira chamar. As mudanças estão nos detalhes.

A maior delas é na distribuição. Para 2020, abandonei o formato clássico de blog, com um linguição de posts publicados dia sim, dia não, dispostos em ordem cronológica inversa na capa. Em vez disso, agora teremos edições semanais.

É tipo uma revista, mas em um site. Toda quinta-feira à tarde (ainda não defini um horário fixo, nem sei se terá um), uma nova edição será publicada, com uma capa especialmente diagramada contendo as reportagens, colunas, opiniões, podcasts e tudo mais, além de uma arte especial. Cada post trará o índice da edição a que ele pertence no rodapé e as edições antigas serão listadas em uma página própria, linkada ali em cima, no menu principal.

(Se você prefere o linguição estilo blog, tudo bem: siga por esta página. Se você acompanha o site por RSS, não se preocupe, nada muda ali exceto que todos os posts aparecerão no feed quase ao mesmo tempo às quintas-feiras.)

Depois de muito pensar, concluí que esse formato é mais condizente com a proposta do Manual. De um lado, ele me blinda de comentar as polêmicas do dia no calor do momento. Se elas resistirem à semana, eventualmente ganharão um texto mais trabalhado e que faça sentido sair aqui. De outro, facilita o planejamento a médio prazo, essencial para refletir, apurar e escrever os materiais que você só encontra neste site. E acredito, também, que será bom para os leitores, que terão previsibilidade e uma capa mais fácil de ler e de identificar quando há algo novo.

Além de preparar o site para esse formato de edições semanais, durante o recesso dei atenção a algumas páginas estáticas que estavam meio capengas ou totalmente ausentes. A saber:

Por fim, fiz leves modificações no visual. Nada drástico, apenas pequenos arranjos e correções estéticas. O destaque aqui é uma novidade nos comentários que será muito útil nos posts livres e em qualquer outro com debates acalorados: botões para contrair e expandir as discussões, uma obra do nosso amigo Vitor Paladini. Quem frequenta o Reddit ou o Hacker News sabe como funciona; se não é o seu caso, dê uma olhada no vídeo abaixo para entender:

O post livre, aliás, permanece na nossa programação. No final de 2019, cheguei a cogitar a criação de um fórum aqui para substituir nossos encontros semanais nos comentários, mas… meh, é uma complexidade arriscada para resolver um problema inexistente. Já deixou seu comentário no desta semana?

O modelo de negócio do Manual do Usuário segue o mesmo: as assinaturas de leitores que podem e querem contribuir com o projeto, com valores a partir de R$ 9 via Catarse ou PicPay, seguem sendo a principal fonte de receita (saiba mais). Em paralelo, os patrocínios de empresas que queiram dialogar com a audiência do site de maneira ética e transparente. Nessa frente, a novidade é que agora não estou sozinho: há uma pessoa dedicada a prospectar e fechar ações com as empresas anunciantes. Interessou-se? Mande um e-mail para projetos@manualdousuario.net aos cuidados da Gislaine Bueno. (Oi, Gislaine!)

Acho que é isso. Se topar com algo fora do lugar ou quiser trocar uma ideia, mande um e-mail. E se está conhecendo o Manual agora, não marque bobeira e acompanhe o site pela newsletter e redes sociais.

A melhor maneira de acompanhar o site é a newsletter gratuita (toda quinta-feira, cancele quando quiser):

Acompanhe também nas redes sociais:

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 comentários

  1. Tá podendo enviar feedback nos comentários desse post?

    Só pra dizer que aprovo o formato semanal e a manutenção do post livre no formato existente, mas achei esquisita a “retranca” antes de cada post, como se fosse a categoria (Tecnocracia, Post Livre, Bloco de Notas), aparecendo numa fonte menor do que o título real da postagem e na mesma cor. Parece código HTML que está “sobrando” na página.

    De resto, bom 2020 ao MdU! Vamos vendo no que dá essa nova roupagem.

    1. Pode sim!

      Hmmm, você acha que se mudar a fonte, melhora? Essa era uma ausência que me incomodava muito, porque não havia uma maneira de, a partir de um post, acessar o arquivo da categoria. Agora, tem. Foi o único lugar em que consegui encaixar a categoria sem quebrar linhas ou ficar esquisito no celular, mas estou sempre aberto a sugestões.

      1. Eu também fiquei bem confuso com a fonte da categoria menor que a do post. Na verdade, só entendi o que a página inicial virou quando entrei no link da versão antiga e entendi que as postagens estão ali. Achei que eram recomendações de leitura.

      2. Você alterou agora para outro estilo de fonte, em cor cinza, não foi? Sem o hyperlink. Achei que ficou melhor!

        Para localizar todos os posts de uma categoria creio que seja melhor deixar um link com a tag indicativa, ao final do post.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!