Apps

Como desativar as notificações por SMS de 99Food, iFood, Rappi e UberEATS — e outras dicas para se livrar desses apps

Foto de cima de um celular sobre uma mesa de madeira com várias mensagens promocionais da Rappi na tela.

Em algum momento de 2019, decidi não usar mais aplicativos de delivery. Havia motivos de sobra — não me estenderei neles; se ficou curioso, sugiro a leitura deste artigo. Desinstalei os que estava usando e achei que estaria livre deles. Foi um engano.

Mesmo após desinstalá-los, continuei recebendo “ofertas” por mensagem de texto (SMS). Não sei se a cessão do número de telefone é obrigatória, mas é evidente que esses aplicativos se esforçam para que o usuário informe seu telefone. Como se nota no meu caso, é (mais) um meio de contato para manter a fidelidade.

O pior é que, ao contrário de alguns sistemas de comunicação automatizados por SMS, as mensagens dos apps de delivery não oferecem uma maneira fácil de serem desativadas, como responder “PARE”. O cancelamento varia e exige, em pelo menos dois casos, alterar uma configuração no aplicativo.

Se você não quiser mais usar esses apps ou dar um tempo neles, é uma boa desativar as notificações antes de proceder. Em alguns períodos, a chateação com as ofertas por SMS é real — até duas mensagens por dia. Abaixo, ensino como desativá-las. Os procedimentos foram feitos em um iPhone, mas não variam em celulares Android.

Atualizada em 9 de maio com informações do 99Food.

99Food

O mais novo da turma é mais simples de cancelar o recebimento, mas com uma pegadinha: em lugar algum o aplicativo explica como fazer. Somente após entrar em contato com a assessoria da 99 descobri como fazer.

Para parar de receber notificações por SMS do 99Food, responda uma das mensagens com a palavra PARE, SAIR ou CANCELA. Só isso.

iFood

Três prints de telas do iFood mostrando o passo-a-passo para desativar notificações por SMS.
Passo a passo para desativar notificações por SMS no iFood.

É preciso ter o app instalado. Abra ele, toque na aba Perfil e, na lista de opções que surge, role a tela, entre em Configurações e, depois, em Gerenciar notificações. Ali, desmarque SMS — e aproveite para desmarcar WhatsApp também.

Rappi

Três prints de telas da Rappi mostrando o passo-a-passo para desativar notificações por SMS.
Passo a passo para desativar notificações por SMS no iFood.

Também depende do aplicativo instalado. Abra-o e toque na sua foto, no canto superior esquerdo da tela. Desça um pouco e toque na opção Centro de notificações. Desmarque SMS e o que mais quiser.

UberEATS

A Uber não depende do aplicativo para gerenciar notificações — ele sequer tem uma opção do tipo. A empresa permite gerenciar notificações em uma página web. Curiosamente, ali (e somente ali) informa que o cancelamento de informes por SMS pode ser feito respondendo STOP a uma das mensagens ou enviando-a ao número +14152370403.

Não é o fim das notificações

Todas as três alertam que, pela natureza do negócio, não é possível desabilitar completamente notificações em todos os canais. Faz sentido: recibos, avisos de chegada e outros relacionados à prestação do serviço sempre chegarão, em algum lugar.

Das notificações dos aplicativos, tanto Android quanto iOS oferecem opções no nível do sistema para desativá-las. Basta seguir as orientações — Android, iOS.

Quer excluir a conta?

É extremamente fácil e rápido baixar esses aplicativos e começar a usá-los. Cancelar/excluir sua conta? Aí não.

Em três apps — iFood, Rappi e UberEATS —, é preciso navegar pela documentação de ajuda para encontrar o caminho da exclusão da conta. iFood e Rappi pedem para que o usuário envie uma mensagem solicitando a exclusão da conta. No UberEATS, há um link que precisa ser confirmado com um código temporário enviado por SMS. Caso não haja um telefone cadastrado, é preciso mandar uma mensagem também.

A exceção é o 99Food. No aplicativo específico de delivery ou no da 99 (que agrega as duas funcionalidades), acesse o menu principal, toque em Configurações, depois em Meu perfil. No final da lista, você verá a opção Excluir conta.

O caso da Rappi se destaca. Enquanto apurava esses procedimentos, reparei que o aplicativo pede que o usuário envie uma mensagem solicitando a exclusão da conta “pelo campo abaixo”. Até aí, tudo bem, mas o problema é que não havia campo algum disponível (iOS, versão do app 6.5.1). Questionei a assessoria da Rappi e, no retorno, ela informou que “checamos com a Rappi e o formulário já está funcionando normalmente”. De fato, estava funcionando, embora o ideal seria que jamais tivesse quebrado. Afinal, é um mero formulário de contato…

Dois prints do app da Rappi, mostrando o antes e depois da tela de exclusão da conta no serviço.
Antes e depois da tela de exclusão da conta no app da Rappi.

Foto do topo: Rodrigo Ghedin/Manual do Usuário.

Edição 20#14

A melhor maneira de acompanhar o site é a newsletter gratuita (toda quinta-feira, cancele quando quiser):

Acompanhe também nas redes sociais:

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 comentários

  1. Olá pessoal,

    Meu problema com o 99 é com as notificações do próprio app. Não quero bloquear diretamente no Android para que, durante um “uso de verdade”, eu receba a notificação do motorista chegando, do chat, enfim, mas o problema é continuar recebendo várias ao dia com promoções e notícias. Dentro das configurações do app, ao que parece, não possui uma forma de desativá-las, ao contrário de outros apps.

    Alguém sabe como posso resolver isso?

    Obrigado!

  2. Muito bom, cara! Fiz aqui.

    Agora eu tô sofrendo com propagandas de crédito consignado e com Itaú… rsrs

  3. Eu postei uma mensagem exatamente sobre isso ontem no Tecnoblog. Criei uma conta no iFood pra testar e, mesmo depois de desativar os SMS no aplicativo, cancelar a conta, reclamar no Reclame Aqui e no Twitter, mesmo assim continuo recebendo códigos de desconto via mensagem, sendo impossível bloquear o remetente no iOS por este não ser composto de números como todos os remetentes.

  4. Ótima matéria. Como sempre, cancelar um serviço pode ser uma tarefa inglória. No Android da Samsung, o app oficial de SMS permite bloquear remetentes, tipo um filtro de spam. Além dele, o QKSMS (open source) também tem essa funcionalidade. Não tenho ideia de como seria isso no iOS.
    Abraço!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!