Anúncio Black Friday: Assine a NordVPN com 72% de desconto

O escritório em casa do designer Ilton Alberto Junior

Mesa branca, com destaque para monitor grande, acessórios Apple e um microfone montado em um braço articulado.

Durante a pandemia do SARS-CoV-2, o novo coronavírus, a seção de mochilas será convertida em escritórios domésticos. Faz mais sentido, certo? Vale para os recém-chegados ao home office e para quem já está nessa há tempos. Mande o seu seguindo estas instruções. Todo o texto abaixo é de autoria do Ilton.


Trabalho como UI designer na Cielo, com foco em desenvolvimento de design system. Atualmente sou responsável por toda a componentização e criação das documentações e padrões visuais dos produtos da Cielo, desde os terminais POS aos aplicativos e sites. Junto ao time de criação em marketing aos UX e POs em cada squad, estou presente para garantir que tenhamos consistência visual e padronizações nos produtos.

Estou há dois anos já no grupo, tendo passado primeiramente pela Stelo, uma subadquirência, e atualmente há um ano focado totalmente na Cielo. Trabalho normalmente no escritório matriz, em Alphaville, na qual levo 15 minutos a pé da minha casa para chegar. Sempre gostei de home office, porém não tinha o hábito de fazer muito desde que mudei para este apartamento atual, cerca de um ano e meio atrás, visto que é relativamente perto o prédio onde trabalho e tenho minha mesa própria lá.

Ainda sim, quis focar no meu escritório pessoal, tentando tornar um ambiente mais confortável para realizar tanto os trabalhos da Cielo quanto projetos pessoais. Com a pandemia, pude testar várias dessas coisas, fazer adaptações e hoje acredito que cheguei num modelo perfeito sem que precise trocar muitos outros móveis da casa.

Mesa do Ilton por outro ângulo, destacando sua cadeira gamer.
Foto: Arquivo pessoal.
  • Notebook MacBook Pro (13″, modelo 2017). Mac sempre foi minha preferência de computador, devido à facilidade para trabalhar com design neles. Essa máquina na verdade é do meu trabalho, porém tenho em casa um MacBook Air (13″, 2015), que está atualmente na sala (costumava ficar aqui antes da quarentena). Ligo ele como segunda tela via adaptador de USB-C para HDMI.
  • Monitor Acer VA270H (27″, Full HD). Comprei esse monitor na Black Friday de 2018 e tenho um pouco de dúvida sobre ele. Gosto demais do tamanho e dificilmente voltarei a usar um monitor menor que 27″, porém acabei pegando um HD ao invés de 4K e hoje a resolução me incomoda, precisando recorrer a apps de resizing como o SwitchResX para melhorar a resolução. Ainda sim, a qualidade da tela é impressionante e saiu bem barato na época.
  • Teclado Wireless Keyboard e Magic Mouse 2. Para mim, o Magic Mouse é o melhor mouse já criado. Amo como ele fica na mão e não consigo ficar sem a rolagem em todas as direções; me sinto travado demais ter que lidar em apenas um eixo. Quanto ao teclado, eu pretendo trocar para um Magic Keyboard 2, pois depois de tanto uso direto no MacBook, já acho as teclas do Wireless muito altas, mas é questão de costume.
  • Xiaomi Fidget. Comprei essa lembrancinha quando fui visitar a loja oficial da Xiaomi no Brasil, em São Paulo. Custou muito baratinho e me ajuda a distrair. Tenho mania de precisar constantemente de algo na mão para ficar mexendo.
  • Alto-falante Logitech Z50 (10W, subwoofer ativo). Comprei essa pequena — porém poderosa — caixinha de som em 2018, quando peguei meu MacBook. Devido à baixa quantidade de portas USB, priorizei uma que utilizasse fonte de alimentação externa e essa me serviu muito bem. Pena que é mono, mas quebra um galho.
  • Estação de Carga ELG TC5S + Cabos i2Go + Carregador Mi Band 4. Comprei essa estação de carga também em 2018, para ter algumas portas USB de carregamento. Além de mini cabos USB-C, Micro USB e Lightning da i2Go, deixo o carregador oficial da Mi Band 4 para que eu possa carregá-la facilmente. Não uso muito essa estação hoje em dia, mas quebra um galho.
  • Suporte para celular feito em impressora 3D. Um amigo meu comprou uma impressora 3D e imprimiu esse modelo para deixar o celular. Costumo usar bastante, deixando meu Galaxy Note 10 apoiado para que eu possa realizar testes de interfaces no celular. Inclusive, estou usando o celular para tirar essas fotos.
  • Porta-copos Miniso linha Marvel. Costumo sempre trazer um copo d’água na mesa e esse porta copos emborrachado me ajuda bastante. Peguei baratinho na Miniso e veio um par. Utilizo o outro no criado da cama.
  • Cadeira gamer DXRacer NEX. Esta cadeira salvou minha vida. Sempre tive problemas com cadeiras devido ao tempo que fico sentado nelas; a anterior estava acabando com minha coluna. Então, decidi investir numa cadeira gamer e arrisquei a NEX. Simplesmente a melhor compra desse ano até agora, extremamente confortável. Só faltou mais ajustes de braços — que os modelos mais caros possuem.
  • Microfone Blue Yeti USB + Pop Filter + Shock Mount + braço articulado. Meu hobbie atual é podcasts e comecei recentemente meu projeto, o Todos os meus Hobbies. Para isso, investi pesado e peguei um dos melhores microfones USB condensador cardioide do mercado. Ele é simplesmente perfeito, muito preciso e capta muito bem a fala, porém, por ser um microfone condensador, requer um ambiente bem silencioso e isolado. O braço e pop filter comprei as opções mais em conta do Mercado Livre, enquanto o Shock Mount já tive que investir mais, pois requer um próprio para o Blue Yeti.
  • Fones de ouvido Edifier W830BT. Estou com esse fone desde 2018 e tem sendo uma das melhores compras que fiz. A qualidade de áudio dele é muito boa e nunca tive problemas com ele. Acho um dos melhores fones Bluetooth que ja testei. Recentemente tive que trocar as almofadas, mas foi bem tranquilo e estão com a sensação de novos.
  • Mesa genérica de escritório da Marabraz. Comprei quando me mudei para este apartamento, em 2019. Me arrependo um pouco, pois não é uma madeira muito boa, mas era o que eu podia gastar na época, além de ser o que cabia aqui. Futuramente pretendo trocar ela e o guarda-roupa, que ocupa muito espaço.
  • Prateleira com board games. Sou colecionador de board games desde 2014 e tenho uma prateleira que meu pai construiu cheio deles. Minha coleção atualmente está em torno de 60. Vendi muitos quando mudei pra São Paulo, em 2018, mas pouco a pouco estou refazendo a coleção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 comentários

  1. Estou pensando em adquirir esse fone da Edifier, se usa ele com óculos já chegou a atrapalhar ou é muito confortável mesmo?

    1. Olha, uso ele a dois anos e admito que não é o melhor conforto com óculos. Por mais que uso óculos, meu problema é apenas para enxergar longe, então quando estou sentado na frente do computador, eu não utilizo meus óculos.

  2. Uso um Blue Yeti também pra gravar pro meu canal (Minuto da Terra), preciso comprar um Shock Mount e Pop Filter, sabe me indicar qual comprou?

    1. O Pop Filter que uso é um genérico do ML, esse não tem muito pra onde ir, pois é algo muito básico.

      Agora o Shock Mount precisa ser um modelo específico para o Blue Yeti, até devido o tamanho e proporção dele. Uso um da Auphonix, excelente qualidade e próprio pro Yeti. Também comprei no ML ele, sendo o item mais caro depois do microfone.

  3. Fico pensando também em um upgrade no meu escritório, comprando uma cadeira gamer. A coluna agradeceria :-)
    Uma pergunta sobre um item não descrito, caso alguém saiba: o modem/roteador da Net Claro funciona bem? Tenho um igual que veio com o upgrade recente pra 100 Mbps, mas hoje só uso como modem e está plugado em outro roteador, um velho de guerra da Linksys com 802.11ac que tem priorização de tráfego, reserva de IP (pra impressora), rede convidado e DMZ.

    1. Ao menos as pessoas que conheço que usam ela como padrão não reclamam. Ela até é fácil para configurar as coisas que diz – como reserva de ip, rede de convidado e DMZ (priorização de tráfego até hoje me devo a aprender sobre).

      Então sem problemas. Mas se gosta de ter controle, deixe o roteador da operadora apenas como firewall principal e acesso (ou ponte, mas não sei se roteadores deste tipo aceitam) e o seu roteador como o principal da rede (como o firewall ativo, claro)

      1. Aqui em casa eu tenho dois roteadores porque o sinal não chega na sala (paredes muito grossas, chuto, porque o AP é pequeno) e já tentei colocar o modem da Claro/NET como ponte e ele sempre voltava ao padrão deles depois de uns 2/3 dias. Acho que eles dão reset remoto na rede de tempos em tempos e sobrescrevem a configuração padrão sobre qualquer configuração que você tenha feito. Aconteceu isso umas 3x antes de eu desistir.

    2. Instalei recentemente no apê e não tenho quase nada a reclamar. Meu único porém com ele é o alcance mais fraco da rede de 5ghz. Usava o modem da Vivo antes e tinha cobertura completa na casa toda. Já com o da Claro, instalado na sala, tenho que trocar pra rede 2.4 por conta do sinal.

    3. Ele não é as mil maravilhas, mas quebra um galho… Estou pra cabear tudo aqui, mas por enquanto uso direto por ele.

      Quanto a cadeira, só vai… Eu tinha preconceito com cadeira gamer, mas elas fazem milagres a coluna. Tentei pegar a mais discreta possível e valeu cada centavo.

  4. Meu hobbie atual é podcasts e comecei recentemente meu projeto, o Todos os meus Hobbies.

    Não por mal, mas tive que segurar o riso aqui com esta frase.

    1. O nome é pra fazer o gancho na frase que cito todo episódio “hoje vamos falar sobre todos os meus hobbies”, mas de fato ficou meio engraçado nesse contexto hauhaua :v

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário