Como acompanhar perfis no Twitter sem ter que criar uma conta no Twitter

Mesmo quem não tem conta no Twitter às vezes precisa ou gostaria de acompanhar perfis públicos lá. E embora o Twitter esteja dificultando cada vez mais essa prática, exigindo login até para mostrar perfis públicos, ainda existem algumas alternativas para fazer isso sem ter que baixar o aplicativo oficial e criar uma conta no Twitter.

Atualização (30/6/2023): Uma atualização do Twitter passou a bloquear acessos a perfis e posts da rede sem login. Com isso, todas as dicas abaixo ficam inutilizadas.

Fritter (Android)

Três prints do Fritter lado a lado, na interface escura, mostrando diferentes partes do aplicativo.
Imagens: Fritter/Divulgação.

Se o seu celular roda o sistema Android, o aplicativo Fritter (acima) é uma boa pedida.

Trata-se de um “front-end”, ou seja, uma interface alternativa para o Twitter com o código aberto e focado em privacidade.

Basta baixá-lo (Play Store, F-Droid), procurar os perfis que você gostaria de acompanhar (tipo @manualusuariobr) e segui-los.

Parece-se muito com qualquer aplicativo comum do Twitter, com a importante diferença de que não é preciso criar uma conta ou enviar quaisquer dados ao Twitter.

Por óbvio, isso significa que você não consegue interagir com os posts, como postar respostas, curtir ou retuitar. Ainda assim, é possível salvar posts localmente no aplicativo.

Nitter (web)

O Nitter é outro front-end alternativo para o Twitter, mas roda na web, o que torna ele acessível em qualquer dispositivo com um navegador web.

Um detalhe relevante é que o Nitter precisa ser instalado em um servidor ou acessado a partir de um público. Aqui tem uma lista de instâncias públicas. Outra forma de facilitar o uso é instalando extensões no seu navegador.

Ao contrário do Fritter, o Nitter não te deixa criar uma lista de perfis para acessá-los de maneira centralizada. Uma maneira de fazer isso é recorrendo ao RSS.

O Twitter já ofereceu feeds RSS, mas, até onde sei, não oferece mais. O Nitter restaura essa funcionalidade. Basta encontrar uma instância, pegar o feed RSS do perfil que queira seguir de lá — o link está em um ícone que lembra um sinal de Wi-Fi, no canto superior direito da página — e jogá-lo em seu agregador de feeds.

Tente com o perfil do Manual na instância nitter.it.

Print de detalhe na página de perfil do Twitter no Nitter, destacando o ícone do feed RSS.

(Se você não sabe o que é “RSS” ou “feed”, não sabe o que está perdendo! É uma maneira de acompanhar atualizações em sites de maneira centralizada. Dê uma lida nisto.)

Front-ends alternativos?

O arquivo do Manual tem um vídeo específico dos front-ends alternativos para redes sociais comerciais. Além do Twitter, tem para YouTube, Reddit e até Instagram. Confira no YouTube.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

10 comentários

    1. O Fritter usa um truque para uma brecha de usar o Twitter, só que o twitter tem mecanismos que com o tempo identificam e dão como “proíbido”, então sempre o Fritter tenta contornar estes bloqueios. Por isso os bugs.

    2. que estranho, to usando a uma semana todo dia e não tive problemas até agora, pelo visto tive sorte

      1. Tou usando a versão beta. Eu tinha no inicio desligado uma função de envio de erros automático, e aí ficava notório os erros. Agora liguei, só dá um anúncio discreto e corrige o erro sozinho.

  1. Falando em Front-ends alternativos uma boa pedida é o “libredirect” (https://libredirect.github.io/), addon de firefox e chromium que redireciona Twitter, reedit, instagram, youtube… Automático, e caso a instancia esteja com problema carrega uma próxima.