Dobrando a aposta na web.

Uma das maiores surpresas que tive com a cobertura do Mastodon foi a dificuldade em comunicar o lance das instâncias/servidores.

Duas décadas de silos fechados da big tech (Facebook, WhatsApp, YouTube) tiveram um efeito devastador na compreensão da internet e da web.

Ante essa dificuldade, experimentada não só por mim, alguém sugeriu que, em vez de falarmos “instâncias” ou mesmo “servidores”, adotássemos o termo “comunidades”. Gostei. O mesmo vale para sites. O manualdousuario.net é um site, parte da web, e é uma comunidade.

A web, esse lugar composto por sites e acessado pela maioria via navegadores, é o espaço mais democrático que existe na internet. O Manual nasceu na web e confia nela, e neste ano de 2023 vai dobrar essa aposta.

Órbita

Lançamos dia desses o Órbita, uma espécie de fórum de debates criado do zero por gente que compartilha esse sentimento de que há algo especial aqui, na web.

É um fórum, como aqueles das antigas, mas com uma pegada moderna e uma capa dinâmica, que é montada por um algoritmo (simples!) de popularidade. Os debates podem acontecer em torno de links ou de dúvidas dos participantes. Para quem sempre quis um post livre organizado, é… bem, o Órbita é exatamente isso.

Print da capa do Órbita aberta no Safari do macOS.

A alguém mais novo, que não pegou a fase dos antigos fóruns na web, daria para explicar o Órbita como um Reddit independente. Essa palavra, “independente”, é importante.

Para publicar links/debates e votar, é preciso um registro no site. Ele está fechado a assinantes no momento, mas em breve abriremos para mais gente. Fique de olho!

Nitter

Nesta semana, dei outro passo para fortalecer a presença do Manual na web com o lançamento do nosso Nitter em um novo domínio, pcdomanual.com, que estou encarando como uma caixinha de areia para experimentações diversas.

O Nitter é um front-end, uma “casca” alternativa ao Twitter. Ele exibe o mesmo conteúdo do Twitter, só que de uma maneira mais privada (sem compartilhar dados com Elon Musk) e rápida (por padrão, sem depender de códigos JavaScript).

Usá-lo é bem simples. Em vez de acessar twitter.com/manualusuariobr, por exemplo, basta trocar a primeira parte pelo endereço do nosso Nitter: nitter.pcdomanual.com/manualusuariobr.

Print do perfil do Manual do Usuário no Twitter, aberto no Nitter, no Safari do macOS.

O Nitter entrega outras duas vantagens em relação ao site oficial do Twitter:

  1. Oferece feeds RSS — basta acrescentar um /rss ao final de qualquer endereço.
  2. Permite criar “timelines” agregando nomes de usuários separados por vírgulas. Exemplo: nitter.pcdomanual.com/ghedin,manualusuariobr,nucleojor. Estas “timelines” também geram feeds RSS próprios.

Eu adoro o Nitter e já usava ele há tempos em outras instâncias. Por pior que a empresa ou o produto Twitter seja, infelizmente ainda há muita coisa importante e divertida sendo publicada lá. O Nitter permite que acessemos esse conteúdo com uma roupa anti-radiação — ou anti-Elon Musk.

Dica: use uma extensão de redirecionamento automático, como a Privacy Redirect, para abrir o Nitter do Manual toda vez que clicar em um link do Twitter.

“Pcdomanual.com” é uma piada, sugerida pelo Matheus Fantinel, com o fato de que sites e servidores nada mais são que computadores de outras pessoas ou empresas que a gente acessa via internet.

O “PC do Manual”, nosso servidor, terá outros serviços e utilidades. O Nitter é o primeiro de, espero, muitos. Alguns deles, caso do Nitter, serão abertos a toda a comunidade; outros, que demandam mais recursos e/ou minha atenção, restritos a assinantes pagantes.

Assinar o Manual é uma forma de incentivar esses experimentos, esse trabalho de fomento da web aberta, livre das grandes empresas. Já cedemos espaço demais aos Googles e Facebooks da vida. Passou da hora de tomarmos a web de volta.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

20 comentários

  1. Olá, conteúdo interessantíssimo.

    Estou conhecendo o Nitter agora. E uma dúvida: dia desses quando eu pesquisava algo aparecia todos os twettes vinculados àquela palavra, como no twitter. Agora não está mais aparecendo, só me aparece os perfis que tenham a palavra ou o texto que procuro.

    Há alguma configuração que eu possa utilizar no site para que volte a mostrar todos os twettes?

  2. Sensacional a iniciativa!!
    Só um asterisco é o fato de restringir a assinantes. Sei que envolve custos e tudo mais, mas o fato de exigir um cadastro (tudo na internet hoje em dia tá assim) me incomoda um pouco

    1. Valeu, Xará!

      Essas iniciativas terão três níveis diferentes de acesso, dependendo da aplicação:

      • Sem cadastro, como o Nitter.
      • Com cadastro gratuito, como o Órbita.
      • Com cadastro e/ou restrito a assinantes, no caso de serviços mais complexos e/ou custosos (ainda não tem nenhum do tipo, mas algo na linha do clube de descontos e o grupo fechado no Telegram).
  3. offtopic mas vou aproveitar a introdução: não entendo porque as pessoas reclamam que é difícil entender as instâncias do mastodon, ninguém mais usa email?

    1. Até para o leigo o conceito de email é complicado.

      Como posto pelo Ghedin, os conceitos acabaram presos aos termos das empresas. Orkut, Google, Facebook, Twitter. Não esquecendo que não é diferente de falarmos Gilette para aparelho de barbear, ou navalha pronta.

  4. Muito bacana. Eu só não entendi o que são esses RSS de timiline.

    Não uso Twitter mas gosto de acompanhar alguns amigos meus pelo nitter.

    1. Você manja RSS, Gabriel? É um protocolo que permite acompanhar sites de maneira centralizada — você cadastra os feeds RSS dos sites que deseja num aplicativo e recebe atualizações desses sites ali, no aplicativo.

      Tem um material no Manual que explica melhor.

      O RSS no Nitter permite acompanhar perfis ou grupos de perfis dessa maneira, via aplicativo de RSS. Algo, aliás, que o Twitter oficial não oferece.

      1. Entendo sobre RSS sim. Uso muito kkkkk

        O que não entendo é sobre essa parte aqui que escreveu:

        “ Permite criar “timelines” agregando nomes de usuários separados por vírgulas. Exemplo: nitter.pcdomanual.com/ghedin,manualusuariobr,nucleojor. Estas “timelines” também geram feeds RSS próprios.”

        Em um mesmo RSS eu sigo vários usuários ao mesmo tempo? Isso?

        1. Isso aí!

          Se você acrescentar um /rss no final dessa URL, terá um feed com todos os posts dos três perfis mencionados. Ficaria assim:

          https://nitter.pcdomanual.com/ghedin,manualusuariobr,nucleojor/rss

          Outro exemplo, um que criei e estou acompanhando aqui para saber dos anúncios/novidades do Twitter:

          https://nitter.pcdomanual.com/Twitter,verified,twittercreators,twittersupport,twitterdev,twitterapi,twitterblue,twitterspaces,twittersafety,twittereng,twittercomms,twitterbrasil/rss

          1. É possível gerar RSS em todo URL acrescentando o /rss?

            É possível ver publicações anteriores à configuração do RSS?

  5. caraca, que iniciativa legal!

    parabéns Ghedin e equipe Mdu <3

    já vejo novas possibilidades, como instância do invidious do MdU, hahah

    navegantes, bem-vindos ao ManualVerso