“Sair do Twitter” não significa ignorá-lo por completo. Na cobertura do Manual e até mesmo em trocas de mensagens com amigos e familiares, vez ou outra aparece um link para lá.
Foi numa dessas situações que lembrei da extensão Privacy Redirect, que redireciona links de redes sociais comerciais para front-ends alternativos focados em privacidade. No caso do Twitter, o Nitter.
Se você usa Chrome ou Firefox, ótimo: a extensão é gratuita, só instalar e apontar quais serviços deseja que sejam redirecionados.
No caso do Safari, desconhecia alternativa. Aí fiz uma pesquisa e descobri que, em agosto de 2021, alguém lançou uma versão da Privacy Redirect para o navegador da Apple. Custa R$ 10,90, mas… né, o que não custa alguns reais nas plataformas da Apple?
Alguma alternativa para usar o Instagram? Estou com a minha conta desativada desde de 2019, mas percebi que preciso voltar a usar para ter alguma vida social ativa (basicamente tudo acontece em redes sociais e não estou mais em nenhuma).
Tinha o Bibliogram, mas o projeto foi abandonado e, mesmo antes, quando era mantido, viva quebrado porque o Instagram é bem draconiano.
Eu fiquei três anos sem ter conta no Instagram e acabei desistindo — criei uma nova e tal.
O que exatamente acontece no instagram de tão interessante? Nunca tive conta lá então não sinto falta de nada
Para mim, duas coisas: bobagens e amenidades que seus amigos e familiares só postam lá e informações/mensagens com estabelecimentos comerciais, tipo cafés e restaurantes, que muitas vezes só operam um perfil no Instagram ou só usam ele.
Apesar de todas as questões já conhecida sobre o Instagram, acredito que a rede social cumpre bem o papel de ser um espaço onde amigos e conhecidos compartilham informações particulares interessantes. Por exemplo, recentemente um amigo passou no doutorado e só fiquei sabendo pq ele postou um story e a minha namorada viu. Ou seja, nem todo mundo tem tempo ou paciência para compartilhar vitórias e derrotas por mensagem direta via whatsapp ou telegram, às vezes é mais conveniente fazer um story ou um post para todos os amigos.
A extensão “LibRedirect” tem muito mais front-ends
Parece que o Twitter está fazendo jogo duro com o Nitter. Os redirecionamentos de posts para instâncias do Nitter não está funcionando direito :(
Eu uso a instância “pussthecat” e tem menos restrições do que as eu estava antes. Vamos ver até quando.