YouTube vai dividir receita de anúncios com criadores de Shorts (vídeos curtos).
O YouTube deu um passo importante na briga dos vídeos curtos. Nesta terça (20), a plataforma de vídeos do Google anunciou que, a partir de 2023, dividirá a receita de anúncios veiculados nos Shorts com os criadores de conteúdo. Esses ficarão com 45% do valor. Nem TikTok, nem Instagram dividem receita de publicidade com os criadores.
O anúncio traz outras novidades:
- Uma nova faixa do programa de parcerias, com critérios mais baixo, que dá acesso a algumas ferramentas de monetização;
- Licenciamento e divisão de receita publicitária de músicas comerciais.
O lance das músicas já está em beta nos Estados Unidos e chegará a mais países em 2023. As novidades dos Shorts chegam em 2023. Via YouTube (em inglês).
Não sei se falo besteira, mas dado que boa parte dos criadores de conteúdo no YouTube tem mais pedido colaborações a parte (patron por exemplo) ou fazem propagandas dentro das gravações, parece-me que é uma forma da Google se redimir com a classe.
Eh nada, tão correndo atrás do prejuízo e usando a base de criadores pra isso. É só esperar para ver, se vingar logo logo essa receita passa para 30%… 10%
Mundo executivo é isso aí
Prejuízo no caso é a TikTokzação da web