YouTube vai dividir receita de anúncios com criadores de Shorts (vídeos curtos).

O YouTube deu um passo importante na briga dos vídeos curtos. Nesta terça (20), a plataforma de vídeos do Google anunciou que, a partir de 2023, dividirá a receita de anúncios veiculados nos Shorts com os criadores de conteúdo. Esses ficarão com 45% do valor. Nem TikTok, nem Instagram dividem receita de publicidade com os criadores.

O anúncio traz outras novidades:

  • Uma nova faixa do programa de parcerias, com critérios mais baixo, que dá acesso a algumas ferramentas de monetização;
  • Licenciamento e divisão de receita publicitária de músicas comerciais.

O lance das músicas já está em beta nos Estados Unidos e chegará a mais países em 2023. As novidades dos Shorts chegam em 2023. Via YouTube (em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

3 comentários

  1. Não sei se falo besteira, mas dado que boa parte dos criadores de conteúdo no YouTube tem mais pedido colaborações a parte (patron por exemplo) ou fazem propagandas dentro das gravações, parece-me que é uma forma da Google se redimir com a classe.

    1. Eh nada, tão correndo atrás do prejuízo e usando a base de criadores pra isso. É só esperar para ver, se vingar logo logo essa receita passa para 30%… 10%

      Mundo executivo é isso aí