
O Windows 11 22H2 ganhou novos recursos de segurança para proteger a senha de login no sistema. Quando as opções correspondentes são ativadas (elas vêm desligadas por padrão), o sistema alerta quando a senha de login no Windows é digitada ou colada em aplicativos como Bloco de notas e Word, ou usada em sites na web.
Interessante, potencialmente útil, mas deve ser estranho saber que a Microsoft tem tanto poder de bisbilhotar tudo que você escreve até no singelo Bloco de notas. Via Microsoft, Bleeping Computer (ambos em inglês).
É mais uma meia dúzia de linha de código q usa padrões apra identificar que seja um possível registro de senha, tão igual a um corretor de texto nativo q vasculha oque digitou apra informar se a grafia esta correta ou não
Eu acharia estranho se fosse em algum editor de terceiros, tipo um notepad++. O bloco de notas e outros apps embutidos no windos devem ser abarrotados de telemetria, até a calculadora.
Fico mais incomodado em como eles fazem isso, será que a senha fica armazenada na memória, de modo que alguma vulnerabilidade permitindo leitura da memória não poderia vazar isso?
Todo SO (e vários apps de terceiros) olham o que vc digita ou coloca na área de transferência.
A diferença é que se vc quiser, a MS vai te avisar.
Isso mesmo. E também vale nos celulares, diga-se. Se usa um teclado Google, toda hora ela interfere em senhas.
opssss
Parece estranho, mas tentando imaginar o contexto, creio que é devido a “interface de teclado”. Salvo engano o Windows tem um corretor nativo, e imagino que ele associe a senha em um dicionário interno para controlar o uso.