Twitter quebra acesso de apps alternativos como Tweetbot e Twitterrific.

Atualização (16/1, 8h50): O site The Information (paywall) obteve acesso a mensagens internas do Slack do Twitter que confirmam que a quebra dos aplicativos alternativos é intencional. No Mastodon, Paul Haddad fez um testes: ele trocou as chaves da API usadas pelo Tweetbot, o que restabeleceu o aplicativo. Em poucas horas, porém, as chaves foram invalidadas.

Clientes alternativos do Twitter populares, como Tweetbot e Twitterrific, foram cortados da API da rede na noite desta quinta-feira (12).

Até agora, ninguém sabe se o corte foi motivado por uma falha ou se foi intencional. O Twitter, quase 24 horas depois, ainda não se manifestou, o que é por si só um grande indicativo do que pode estar acontecendo.

Para alguns, os poucos usuários de Twitter que confiam nesses apps, foi a gota d’água.

Teria sido para mim se já não tivesse abandonado o Twitter. Há anos só usava clientes/aplicativos alternativos, um refúgio contra o “conteúdo recomendado” inflamável que o Twitter injeta na linha do tempo do aplicativo oficial.

Aplicativo oficial que, a propósito, acabou de ficar um pouco pior no iOS, com a visualização algorítmica como padrão, sem opção de trocá-la pela cronológica. A mesma que, meses antes de adquirir o Twitter, Elon Musk classificou como “manipuladora”. Via Iconfactory, @paul@tapbots.social (ambos em inglês), Núcleo.

Lembrando que o Manual está no fediverso — e gostando bastante! Se você usa Mastodon, siga @ghedin@social.manualdousuario.net para receber links, notícias e curiosidades do site na sua linha do tempo.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

13 comentários

  1. Eu tomei um golpe do meio período de trabalho eu queria uma ajuda de vocês para mim poder recuperar meu dinheiro

  2. Uma coisa que noto é que ainda há gente de relevância usando o site. E o pior é pensar que se de fato um dia o Twitter ruir de vez, vai ser difícil achar alguns nomes em outras redes (ou ver o Guilherme Felitti trocando figurinhas com a Rita Lobo :) ).

  3. Acabou o menino Twitter.

    Pra mim, acabou.

    Eu nem sou usuário do Tweetbot atualmente. Não sofri com a derrubada dele. Mas pros caras fazerem isso, desse jeito… É um nível de paunocuzisse que simplesmente não é possível de ser ignorado.

    1. Minha questão agora é só se eu vou fazer download dos meus tweets antes de apagar a conta ou não.

      E se eu vou de fato apagar a conta, ou só deletar o conteúdo e manter a conta em “modo zumbi”, completamente inativa, só pra caso de necessidade (como eu faço com o Facebook).

      O que acham?

      1. Eu já abandonei e deixei meu perfil lá, modo zumbi.

        Já usava o Semiphemeral para apagar posts automaticamente, então daqui a pouco o perfil estará zerado. Ou quase isso. Deixei as postagens automáticas de novos posts no meu blog e newsletter.

        Não excluí a conta porque, 30 dias depois, a @ fica disponível para qualquer um usar. Por mais que desgoste do Twitter, não gostaria de alguém usando a arroba que usei por tanto tempo. (Cometi esse erro com o Instagram, em 2018.)

      2. De fato, perder a @ é a pior coisa. No meu caso fui bloqueado, e o perfil ficou “somente leitura”. Creio que ao menos não tem ninguém usando o nick que costumo usar. Mas vai saber…

        (ps: bom te ver por estas bandas! passa no post livre para tomar um café! :) )

  4. Uso o Flamingo no Android desde o beta e continuei depois que o Twitter limitou os tokens na API. Hoje, do nada, os tweets não estavam mais atualizando 3 nem conseguia acessar meu perfil. Agora já sei o porquê.

    Isso pra mim é game over do Twitter. Prefiro excluir minha conta a ter que usar o app ou a versão mobile pavorosa dele.

  5. O app dá pra colocar em ordem cronológica sim, pelo menos eu tô usando agora.
    Mas não duvido q vai estragar logo, pq acabou de mudar no tweetdeck e não to achando msm como desfazer

    1. Sempre foi possível, mas ficava meio escondida (o emoji de estrelinha no canto superior direito) e muita gente reclamava que o feed voltava sozinho pro algoritmo (nunca aconteceu comigo). Agora que resolveram copiar o design do TikTok a opção do feed cronológico deve ficar mais em evidência.

    2. Sim, ainda dá. O que mudou (pelo que li; não uso mais Twitter, não usava o app oficial) é que não dá mais para definir a ordem cronológica como padrão, ou seja, toda vez que você abre o aplicativo, ele mostra a linha do tempo algorítmica e aí é preciso arrastar para o lado para ver a cronológica.

      Está assim aí?

  6. Lamentável. Se intencional, realmente é um prego a mais no caixão do Twitter. Encarando pelo lado positivo, assim a Tapbots poderá redirecionar a força de trabalho do Tweetbot para o Ivory.

    PS: Falando em Ivory, eu gostaria bastante de um “hands-on”, Ghedin! Vi que você conseguiu acesso ao beta.