Estudo liga Twitter a diminuição do bem-estar e aumento da polarização, da indignação e do tédio.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, analisou o impacto psicológico do uso do Twitter.

Os pesquisadores descobriram que o uso do Twitter está associado com diminuição do bem-estar, aumento da polarização, aumento do senso de pertencimento, aumento da indignação e aumento do tédio.

Apesar disso, eles não recomendam o abandono do Twitter, porque variações no modo de uso da rede resultam em efeitos distintos, às vezes contrário aos relativos à média. Leia o paper (em pre-print, em inglês) na íntegra clicando aqui.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

8 comentários

  1. entrei quando lançaram. Não usei.
    Voltei a tentar quando ficou mais usado, não consegui ver utilidade.
    Até hoje não consigo compreender qual a vantagem dele para outras redes que já existiram

  2. abandonei twitter e reduzi consumo de noticias (entro varias vezes ao dia mas raramente vou alem da primeira manchete só pra ver se o mundo nao acabou).
    a sensação é muito boa

  3. Para mim, o Twitter e uns piores lugares da internet atualmente, a tempos que exclui o meu perfil pelo bem da minha sanidade mental. Mas as vezes uso Nitter, que e um front-end do Twitter, para bisbilhota uns perfis de vez em quando. He, he.

  4. Eu tenho conta no Twitter há tempos, mas ficava uma semana e saia durante meses (até anos), nunca achei graça, então praticamente nunca usei, mas semana passada, graças ao comentário do Ligeiro eu conheci o Fritter, ele é um twitter sem login, então você só vê, não interage, o que é ótimo! Então atualmente sigo 18 contas, quase todas de notícias (estou separando isso do instagram, deixando ele ser somente para entretenimento), e seguindo pouca conta faz com que eu chegue “no fim” rapidamente, hoje eu abri uma 5x e em menos de 2 minutos tinha visto tudo até a última atualização, então pra mim virou um agregador de notícias, e por causa disso to parando de ter o G1 como ~única~ fonte de informação (pois tinha o hábito de abrir o site e navegar por toda a página inicial, e acabava me irritando com o carregamento automático, me fazendo perder a leitura), o que é ótimo.

    aparentemente descobri o jeito ideal de usar o twitter (pelo menos pra mim) sem passar raiva e poder me manter informado sem depender do péssimo site do G1 e do algoritmo do Instagram.

    1. Fico feliz de ter ajudado 😊

      De fato, o Fritter funciona meio que como uma espécie de RSS, mas só para o Twitter. Para quem só quer “estar por dentro”, é a melhor coisa.

      1. exato, eu uso o feedly para acompanhar notícias de tecnologia, newsletter e youtube, ele tem como adicionar contas do twitter, mas é pago e creio que não funcionaria muito bem na dinâmica do app/site, o fritter é a melhor escolha, pena não tem uma versão web, mas aí é querer demais, rs

  5. Meus amigos e conhecidos do dia-a-dia estão no facebook e no instagram, nenhum no twitter, mas esta é minha rede preferida.

  6. Acho que estou na segunda semana só usando o Fritter.

    – só sigo algumas @s para saber de política, o MdU e o Ghedin, mais alguns para entretenimento.

    – apesar da vontade de responder alguns twitts, o fato de usar o Fritter funciona como controle para isso.

    – Ao menos não fico no eterno modo “respondendo alguém que está errado na internet” (sim, ref. ao xkcd)