Começou a quebradeira do fim da API gratuita do Twitter.
A incompetência do Twitter da era Musk se manifesta de diferentes maneiras. O encerramento da API gratuita, anunciado (e adiado) há quase dois meses, é um deles.
Nesta segunda (3), alguns serviços que confiavam na API gratuita deixaram de funcionar. Às 13h33, recebi uma notificação do Mailbrew (conheça) avisando que a conexão com meu perfil no Twitter havia quebrado. Loguei a fim de tentar restabelecê-la, sem sucesso.
Mais tarde, notei que a “receita” do IFTTT usada para automatizar postagens no Twitter não estava funcionando. Ao acessar o painel, a receita envolvendo o Twitter informa que o serviço Twitter está “suspenso no momento”. No link de ajuda, o IFTTT explica que:
Quando um serviço no IFTTT enfrenta um problema que causa uma alta taxa de erros, em vez de continuar rodando o gatilho de verificações/ações que lota nossa fila [de execuções], o serviço é suspenso.
Isso significa que o perfil do Manual no Twitter não está mais ativo. Sugiro acompanhar as novidades do site por um dos outros oito canais disponíveis.
Pouco depois das 23h (horário de Brasília), Mike McCue, cofundador e CEO do Flipboard, anunciou que a conexão do serviço com o Twitter foi interrompida:
Mike descartou a hipótese de pagar pelo acesso à API:
Embora o Twitter permita pagar por algum acesso à API, a abordagem que eles adotaram é muito cara, instável e, honestamente, não confiável. Não imagino nós ou qualquer outra empresa confiando de novo na API do Twitter para qualquer coisa.
Além de impedir a visualização de posts do Twitter dentro do Flipboard, a quebra da API também impede a autenticação no Flipboard via Twitter (SSO).
Sobre isso, Mike foi duro: “É uma quebra de confiança inaceitável entre o Twitter e seus desenvolvedores e usuários. O Twitter deve ser responsabilizado.
O Manual tem uma revista no Flipboard que é atualizada diariamente.
Todo acesso à API do Twitter agora é pago. O plano básico, severamente limitado (publicação de 50 mil posts por mês em aplicativos, 3 mil em um perfil), custa US$ 100/mês. Via @mike@flipboard.social [2], @TwitterDev/Twitter (todos em inglês).
Atualização (17h35): O WordPress.com, da Automattic, também perdeu acesso à API do Twitter.
Eles vão sim é perder dinheiro.
Perdeu a confiança de todo mundo, não só de desenvolvedores, mas também de usuários antigos e fiéis da plataforma.
Há um ano e meio estou com minha conta suspensa e não tenho sequer o direito de defesa. O suporte simplesmente não existe. As respostas (quando aparece alguma) são todas automáticas e padronizadas.
É uma lástima. E esse não é um caso isolado.
Que morte triste.
A Internet que a gente conheceu está se esfarelando que nem o Estalo do Thanos.
Espero que isso não seja o fim do Nitter e similares.
Uso Fritter e ele continua funcionando
Tive _mixed-feelings_ sobre isso, mas parei de usar de vez desde o começo da pataquada com as verificações de conta. Pra mim, matou a credibilidade da plataforma de tal forma que só penso: já vai tarde.
Parece que depois de várias tentativas essa sim vai ser a tampa do caixão para encerrar de vez o Twitter.
Triste fim.