Como criar uma newsletter diária personalizada e realmente útil

Seria ótimo começar o dia com uma newsletter personalizada — não por um algoritmo, mas por nós mesmos. Com notícias da nossa área, últimos posts dos nossos sites favoritos, resumos do Twitter e mais.

O Mailbrew, um serviço que descobri recentemente, permite isso. Após fazer o cadastro gratuito, você cai na tela de criação de “brews”, que é como eles chamam os resumos/newsletters — dá para criar várias, se você quiser.

É tudo bem intuitivo. O primeiro passo — após cadastrar-se com seu e-mail ou Twitter — é definir a periodicidade do e-mail (diário, semanal ou mensal) e o horário em que você quer que ele chegue à sua caixa de entrada.

Depois disso a diversão começa. Um paredão com vários botões de fontes de informações aparece. Basta clicar no desejado e ajustar as configurações dele. Alguns, como os do Twitter, contêm muitas configurações, o que ajuda a refinar a seleção de conteúdo. Há também configurações visuais, para exibir mais ou menos imagens nos e-mails.

Print do Mailbrew mostrando a seleção de blocos de conteúdo.

Vamos a um exemplo prático, de como inserir os últimos posts do Manual do Usuário usando o bloco “Website & RSS”. Clique nele para escolhê-lo.

O Mailbrew indica um punhado de fontes “recomendadas”, todas em inglês. No nosso caso, é necessário adicionar manualmente o link do feed RSS do Manual: https://manualdousuario.net/feed. Ao colá-lo no campo correspondente, o Mailbrew fará uma consulta e exibirá um cartão do Manual. Clique nele.

Print do Mailbrew mostrando o bloco Website & RSS com o feed do Manual do Usuário selecionado.

Agora vamos personalizar o bloco do Manual, no quadro que aparece no canto inferior direito. Você pode alterar o número de posts (de 1 a 30) e o visual deles, expandindo o campo “Style” (basta clicar no botão Show).

Print do Mailbrew mostrando a edição do bloco Website & RSS do Manual do Usuário — várias opções no canto inferior direito da tela.

Quando terminar, clique no botão vermelho Done. Agora, inclua outros blocos. Basta clicar nos botões + antes e depois do bloco recém-criado do Manual.

Depois de tudo configurado, clique no botão Done no canto superior direito da janela. Nesse momento, você receberá a primeira edição da sua newsletter e, dali em diante, as próximas cairão no seu e-mail na periodicidade estabelecida — que pode ser mudada a qualquer momento, aliás.

Print de um e-mail do Mailbrew, aberto no Mail.app do macOS.
Exemplo real do meu e-mail personalizado diário enviado pelo Mailbrew.

O que mais?

O Mailbrew ainda tem duas outras áreas: uma para a leitura de newsletters e outra para artigos salvos (tipo o Pocket ou Instapaper).

São recursos legais, mas inferiores a outros aplicativos dedicados a esses fins. O melhor dele é a newsletter personalizada mesmo. E sabe a boa? O serviço é gratuito.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

6 comentários

  1. gostei. criei uma pra mim pra ser entregue na hora do meu despertador, com a previsão do tempo e com o feed de um jornal local da minha cidade. é pra fazer as vezes daquelas newsletter de notícias diárias tipo o meio, mas local.

  2. Ghedin, aproveita e indica algumas fontes de conteúdo que você adicionou, que acha que ficam interessantes nesse formato.

    1. boa!

      eu fiquei pensando nisso também, mas não foi pra frente pq não pensei em quais newsletter seria legal adicionar

    2. Coloquei ali algumas fontes que não acesso todo dia, que não me lembro/não tenho o hábito: posts mais populares de uma lista de publicações de tecnologia no Twitter, últimas de ciência e tecnologia do Google Notícias, Hacker News, Product Hunt e acho que é isso.

      1. Que modéstia, Ghedin! rs Só pra fazer o maravilhoso Manual, o qual devoro mesmo aos 70 e leigo em tecnologia, eu chutaria duas dúzias de fontes variadas! Ainda mais sendo poliglota, trabalhador incansável e obstinado como parece. Aproveitando: já conheceu/utilizou o browser Min? O que achou? Estou em busca de algo assim, leve e simples como um risco do Niemeyer demonstrando o seu gênio! Abraços e parabéns de um velho e aposentado jornalista! Obrigado pela republicação da “carta aos brasileiros” de hoje!
        Vitor

        1. Obrigado pelo elogio, Vitor!

          Sim, eu leio bem mais coisas — jornais, Techmeme, fóruns, redes sociais etc. O Manual é o “bolo pronto” de todos esses ingredientes que misturo por aqui.

          Não conhecia o Min. Parece legal! Tenho usado o Safari mesmo e estou bem satisfeito com ele. Acho-o “minimalista” na medida certa.