Protocol fecha, Buzzfeed está mal das pernas.
Não é fácil manter uma operação editorial de pé. Duas más notícias vindas de fora:
- O Protocol, site derivado do Politico que cobria tecnologia, fechou as portas após três anos de operação deixando 60 pessoas sem emprego.
- O Buzzfeed, que por algum tempo deu as cartas do setor ao surfar o algoritmo do Facebook com compilações de memes, está numa espiral decadente desde que abriu capital via SPAC em 2021. Os números são ruins: prejuízo de US$ 27 milhões no último trimestre, queda de 32% no tempo gasto na página pelos leitores e uma queda brutal no engajamento no Facebook, de 91,2%, entre 2018 e 2021 — e este ano deve ser ainda pior.
Ver o buzzfeed se ferrando dá até um calor no coração.
Ansioso pro dia que acontecer o mesmo com o uol.
Ué, por quê?
Eu até tenho uma certa implicância, mas não ao ponto disso com o Buzzfeed (com o UOL, em partes). O humor do Buzzfeed não era minha praia, mas tinha momentos legais. Quando foi pro “News”, não acompanhei muito mas vi que os jornalistas BR até que tinham algum gás, dando alguma matéria que tinha repercussão.
O UOL tenho minhas ressalvas.
Nunca entendi qual é a do Buzzfeed. Quase a totalidade do conteúdo é totalmente fútil. Mas deixa uns filhos por aí…. Terra, por exemplo. Não deixará saudade se acabar.
O Buzzfeed veio a reboque numa época que meme dava muito mais audiência – posso estar falando besteira, mas creio que o site em si foi um dos primeiros a ditar a forma de como lidar com memes no jornalismo. Se reinventou (e não acompanhei mais ele).
É sempre chato ver matérias onde lemos que uma empresa de mídia tem problemas para se manter. Espero que se reverta e achem uma forma que possam ficar saudáveis financeiramente. Ou até talvez fechar um ciclo, sei lá. Que a melhor decisão seja feita e não se tenha perdas.