O que significam, na real, as “caixinhas” e o novo rendimento do Nubank.
Uma vantagem de ler publicações de negócios é que elas ajudam a limpar o “marketês” de anúncios de empresas e mostrar o que está por trás de certos movimentos.
O Nubank, por exemplo, anunciou um novo modelo de poupança, baseado em “caixinhas”, e mudou as regras da remuneração do dinheiro parado na conta. “Tudo para você ser protagonista da sua vida financeira”, diz o anúncio no blog oficial.
O Brazil Journal explica, porém, que as novas regras de rendimento — agora o dinheiro só começa a render diariamente após o 30º dia do depósito — é uma operação para diminuir os custos de “funding” da fintech. De lá:
O BTG estima que uma redução de 10 pontos percentuais no valor que o Nu gasta com a remuneração diária dos depósitos poderia gerar um ganho antes de impostos de US$ 250 milhões, ou 15% do lucro bruto estimado para o Nu este ano.
Já as “caixinhas” é uma forma do Nubank conhecer melhor o cliente e, de quebra, expô-lo a outros produtos de investimento disponíveis. O tipo de aplicação é oferecido de acordo com o prazo para resgate manifestado pelo cliente.
Um dado que chama a atenção: “O analista [Pedro Leduc, do Itaú BBA] estima que entre 40% e 50% dos depósitos a prazo do Nubank sejam resgatados em menos de 30 dias.” O resgate antes de 30 dias já era uma má ideia antes da mudança das regras devido à incidência de IOF. Via Nubank, Brazil Journal.
Como qualquer valor depositado na Nuconta é um “investimento”, esse dado não impressiona tanto, já que o comum é que dinheiro depositado na conta corrente seja movimentado dentro do mesmo mês. A não ser que esse conceito de “depósitos a prazo” inclua somente os depósitos do que, no Nubank, é chamado de “dinheiro guardado”.
Sei lá… estou achando o NuBank chato pra carai. Toda hora pipocando notificações (em sentido geral e não apenas as notificações pelo celular, mas tbm emails, ofertas, serviços…) enchando o saco com seus ~maravilhosos~ produtos. Me pergunto se realmento os preciso.
Eu gosto da função guardar dinheiro, pela segurança de só poder retirar no prazo previsto, que é de, no mínimo, 90 dias. Penso que, se o telefone cair nas mãos de golpistas, não será possível resgatar esses valores. Se a tal caixinha vai reduzir esse prazo pra 30 dias e manter a mesma segurança, melhor.
Será que não é possível resgatar mediante uma taxa?
o ITI (do Itaú) lançou algo idêntico hoje, chamados “metas”, e aparentemente é bem melhor que o do nubank, pois rende 100% do CDI diariamente.
https://tecnoblog.net/noticias/2022/07/13/iti-itau-lanca-metas-para-separar-dinheiro-rendendo-100-do-cdi-diariamente/
eu já queria algo assim pois as minhas despesas anuais (conselho de classe, por exemplo) eu separo um valor mensalmente e poder categorizar dessa forma é muito útil, então até animei com o nubank e fui procurar no aplicativo, mas como sempre ainda não estava disponível pra mim, agora vou testar o do iti pra ver qual a dele.
As caixinhas do Nubank também rendem 100% do CDI diariamente — e, pelo que entendi, ao contrário do dinheiro “parado” na conta, não precisa esperar 30 dias para ter acesso ao rendimento.
E sim, as “caixinhas” estão sendo liberadas aos poucos.
O Banco do Brasil tem algo idêntico há tempos, chamado “Sonhos”, só que é com poupanças: https://www.conta-corrente.com/bancos/banco-do-brasil/banco-do-brasil-lanca-bb-poupanca-dos-sonhos/
Queria que mais bancos “tradicionais” adotassem essa funcionalidade de poder fazer reservas separadas (seja com qual nome for, caixinhas, metas, sonhos), e não somente as fintechs/bancos digitais…
O Santander oferece isso.
Você pode ter mais de uma conta poupança para fazer reservas separadas, e isso é gerenciado no mesmo aplicativo da sua conta normal.