LineageOS 20 leva Android 13 a celulares antigos.

No apagar das luzes de 2022 (sábado, 31), o LineageOS 20 foi lançado. O projeto atualiza o Android para uma grande variedade de celulares — muitos deles já abandonados pelas fabricantes — e remove os códigos e aplicativos proprietários do Google. O LineageOS 20 é baseado no Android 13, lançado em agosto de 2022.

Fora as mudanças e melhorias do Android 13, o outro destaque do LineageOS 20 é o Aperture, novo aplicativo padrão de câmera baseado na biblioteca CameraX, do próprio Google. Segundo o projeto, o Aperture “oferece uma experiência do app de câmera muito mais próxima do ‘padrão’ [do Google] em muitos dispositivos”.

Os guias de atualização estão listados aqui. Dispositivos com suporte oficial não precisam mais ser formatados, ou seja, é possível atualizar a partir da versão 19.1 (baseada no Android 12) sem perder seus dados. De qualquer forma, um bom backup é sempre recomendado. Via LineageOS (em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

21 comentários

  1. Problema do 20 é a questão do SD card.
    Ele n te da opção de formatar ele como interno,assim como a versao 19.1 fazia.
    Inclusive o mesmo problema continua de alguns programas n abrirem.

  2. Amigos eu tenho um tablet Samsung tab s2 vcs sabem me dizer se tem uma custo ROM que dá certo nele ? SM-T715Y

  3. Eu que uso só linux a quase 2 anos, sempre tive interesse em instalar o LineageOS, até porque meu moto g7 play, é muito usado nessas ROMs alternativas, mas o medo de brickar o celular fala sempre mais forte, sempre digo pra mim mesmo que quando trocar o celular vou instalar, mas rolou o mesmo no meu moto g4 antigo, eu uso o celular até quebrar e ficar caro demais pra consertar, eu nunca vou conseguir instalar esse treco kkkkkk

    1. Eu “herdei” um Moto G7 Play e instalei o LineageOS 19.1 nele mês passado. O procedimento não é muito intuitivo, me bati em alguns momentos, mas no fim deu certo.

      O que me atrasou muito foi não saber que a tela preta escrito “N/A” pequenininho no canto não era uma falha, mas só a “interface” do processo de boot/iniciatlização, hehe. Ficava reiniciando toda hora e refazendo o procedimento achando que tinha dado errado.

      1. Ghedin, os apps de banco funcionam normalmente no Lineage OS? Quero comprar um celular secundário para usar na rua, enquanto o meu atual vira o “celular dos bancos”. Como um top de linha novo é absurdamente caro, pensei em pegar um top mais antigo e aproveitar o Lineage nele.

        1. Isso eu ainda não testei, Gabriel, mas sei que é uma área cinzenta das ROMs alternativas devido ao desbloqueio do bootloader e ausência de APIs do Google (embora, acho eu, o microG possa dar conta desse segundo fator).

          1. Entendi, obrigado pela resposta, Ghedin! Vou pesquisar mais a fundo e talvez trago mais informações em um futuro post livre.

        2. Licença?

          O Moto G1 que eu tinha com o OpenGApps e Lineage equivalente ao Android 7 até que funcionou com bancos (Caixa, Caixa TEM e Bradesco). Fui buscando relatos – alguns falavam de usar o Magisk (não conheço bem ele, no final nem precisou).

          O ponto é que isso é variável conforme cada instalação do Lineage e se usa a biblioteca de apps do Google (geralmente mandatória para alguns casos).

          Melhor a se fazer é usar o Lineage no “Daily Driver” (o que fica contigo) e deixar o celular secundário original só para bancos.

          1. Entendi, boas informações. Vou pesquisar Ligeiro, até porque preciso pelo menos do nubank ou algum outro banco no “daily driver” com o Lineage OS, para uso rápido de crédito/débito.
            Estou de olho no LG G5 do aliexpress, que vem com snapdragon da série 800 e a bateria é removível.

        3. Usei a LineageOS 17.1 (Android 10) no meu saudoso Moto Maxx por uns 3 anos. Todos os apps rodavam normalmente, incluindo bancos (no meu caso BB e Caixa Tem).

          1. Massa!
            Imagino que atualmente seja um pouco mais intuitivo o processo

    2. Cara eu me amarro nessas coisas, só não faço porque no momento eu só tenho um celular (que serve pra tudo kkkkk), aí é arriscado demais fazer essas alterações. E ele ainda vai receber duas atualizações de android, então tá tranquilo.
      Mas já instalei cfw nos meus androids antigos, e mês passado eu instalei a Viper OS pra ressuscitar o tablet do meu irmão mais novo (Tab E 9.6″), que saiu do android 4.4 que não rodava mais nada para o android 7, e agora o bicho ganhou uma sobrevida.
      A gente não dava nada pra Viper OS, mas ressuscitou o tablet. Acho que vale arriscar se tiver uma necessidade (no caso reduzir o gasto com eletrônicos) clara ou nem que seja só reduzir a geração de lixo eletrônico no mundo.

    3. Usei Lineage por um bom tempo no ASUS Zenfone 3. Recomendo muito, o aparelho fica mais leve pois não tem aqueles aplicativos próprios da Asus que ocupam espaço, além das telas ficarem mais fluidas e sem personalizações desnecessárias de fabricante.
      Meu banco funcionava bem, eu usava CAIXA e Nubank.
      Acho que só tive um problema quando começou aquele aplicativo do Caixa TEM, mas fiz alguns tutoriais e parou de dar problema.
      Se brickar, é só passar uma ROM official e tentar novamente.

      1. Vocês tem que parar de darem argumentos pra eu instalar no meu celular, se eu fizer merda vou fazer vaquinha no comentários do MdU

        1. Dica de ouro: se tem medo, melhor não fazer. Se tem condições, brinque primeiro com um celular não comum a ti – como falei, mesmo um moto g1 pode usar um Lineage ou outro OS alternativo sem problemas.

          Dei sorte de boa parte dos celulares que tenho serem doados (um ou outro comprado), então acabo me encorajando a dar sobrevida a eles.

          Uma pena que tem celulares que fazem de tudo para não ter sobrevida, tipo o Google Nexus…. :'(

        2. Vai chegar um determinado momento da vida de um celular que é inevitável você fazer o processo, pois ele vai precisar disso para ter novas versões do Android. Acaba que é um momento que não tem como evitar, você só pode adiar, e talvez ir treinando, como o Ligeiro deu a ideia ali.

          1. Só um ponto sobre o “treino”: isso é legal de fazer com “celular de $100” (os moto g5 com bateria arriando por exemplo tão nessa faixa).

            outras coisas que podem ser feitas são:

            – “debolat” (desativar e/ou desinstalar apps pré instalados), o que fiz com meu celular atual

            – downgrade (reduzir a versão do android para a anterior).

            uma coisa extra sobre instalar roms alternativas: geralmente isso exige desbloquear o celular para isso – nos motorola é enviar um email com o número de série do celular para receber o cod. de desbloqueio. não sei como é nos Samsung.

    4. Quem quiser ajuda para instalar o Lineage ou outra Rom pode me chamar que eu ajudo remotamente, de graça, só por hobby mesmo, meu WhatsApp é 22 9 8110-2332 http://wa.me/5522981102332 , a maioria das vezes é possível instalar somente o twrp e ainda continuar tendo o Android original do celular, e pelo twrp remover apenas aqueles aplicativos inúteis das operadoras e o próprio Android original do celular se tornar muito leve ao ponto de ser vantagem continuar com ele, mas se o Android original era muito antigo ou sua intenção é utilizar um Micro SD formatado como memória interna para ter mais espaço então a saída é instalar o Lineage mesmo (ou outra Rom) … lembrando que pea celulares Samsung você perde o SamsungPay e o SamsungPass (que nunca mais voltam a funcionar ao instalar outra Rom, nem mesmo se formatar devolta para o Android oficial da Samsung ainda sim esses dois aplicativos não voltam mais a funcionar pois acusa violação do boot, essa é a única ressalva, tenho de avisar pois muita gente usa Samsung s6, s7, j5, j7, s8 e querem mudar para o Lineage pra poder formatar o microSD como memória interna e assim resolver a falta de espaço, só que quem usar SamsungPay tem de saber disso, o SamsungPay não funcionará mais se formatar, ma so Google Pay funciona.