Em quatro anos, celulares com TV aberta sumiram do mercado.

Quatro anos parece pouco tempo, mas às vezes esse intervalo separa eras muito distintas.

Em 2018, celulares com TV digital estavam em alta, impulsionados pela Copa do Mundo da Rússia. Havia tantos no mercado que dava para montar listas, como esta que fizemos no jornal-que-virou-panfleto-extremista Gazeta do Povo.

A Samsung contratou o técnico da seleção brasileira, Tite, como garoto-propaganda, e o levou ao anúncio de um desses aparelhos furrebas com TV digital, um Galaxy J-qualquer-coisa.

Faz tempo que não se ouve falar em novos celulares com sinal de TV aberta. Os eventos esportivos migraram para o streaming — a maioria dos campeonatos de times, do Brasil aos europeus, é transmitida por plataformas distintas, do YouTube ao HBO Max, passando pelo Star+ (Disney).

No Brasil, a Copa do Mundo do Catar será transmitida pelo Globoplay (em 4K), segundo o Notícias da TV, e talvez em outro serviço, ainda indefinido, graças a um acordo firmado em 2021 entre Globo e FIFA (via Uol).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

7 comentários

  1. Animal poder assistir aos jogos em 4K pelo Globoplay, problema será o delay em relação à tv aberta com os vizinhos

    1. eu assino Directv e já sofro com isso, tanto os vizinhos gritando antes, o aplicativo informando um gol (esse tenho que desativar antes de um jogo que vou assistir começar) ou um amigo mandando msg sobre.

  2. Se não me engano havia isenção fiscal para aparelhos com TV digital, mas caducou já faz uns anos.

    1. Tinha por causa da migração de faixa de telefonia celular. Hoje era para ter uma isenção para quem tem aparelhos satelitais de tv aberta (TVRO), mas parece que esta questão já viram que tem baixa demanda.

  3. verdade mas ainda acho para comprar antenas como colocar nas portas de conexão do celular

  4. Creio que há um ponto sobre isso.

    Aqui na RM de São Paulo há muita interferência e com isso é quase impossível captar sinal de TV digital em aparelhos pequenos sem antena boa. O único canal que até hoje (e como sempre) tem sinal forte é o da Globo, e este todos já estão enjoados.

    Um ponto extra são os apps (piratas também) de streaming de TV. A qualidade é melhor, apesar de consumir dados. Mas falando de streaming original, lembremos que as operadoras geralmente tem parceria para ofertar e não cobrar tráfego.

  5. Quando essa bolha dos streamings estourar, vai ser choro e ranger de dentes para todos os lados…. A Apple acabou de aplicar reajuste nos seus serviços. Alguns reajustes chegam a incríveis 50,5%. Está começando a ficar insustentável as assinaturas. Pirataria irá voltar muito forte.