97 celulares foram roubados ou furtados por hora no Brasil em 2021.
Em 2021, 847.313 celulares foram subtraídos (roubados ou furtados) no Brasil, uma média de 97 por hora. O dado foi revelado no anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Com cerca de 21,3 mil subtrações a mais que em 2020, o número foi considerado estável.
A distribuição dos delitos no território nacional chama a atenção. O estado de São Paulo lidera absoluto o ranking, com 289.461 subtrações de celulares, ou 34% do total.
Nos últimos anos, os assaltos a celulares se tornaram uma preocupação grande devido às quadrilhas “limpa contas”, que invadem aplicativos bancários e de fintechs para transferirem valores. Via Uol, Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Eu entendo a preocupação do “limpa contas”, mas me questiono se essa é a principal motivação do roubo de telefones no país. Nos tempos mais antigos, a gente não carregava nada de muito valioso nos bolsos. Um pouco de dinheiro, no máximo. Nos anos 90 os roubos eram, a maioria, furtos de relógios, joías e o famoso “batedor de carteira” em locais aglomerados. Hoje em dia, todas as pessoas tem algo que vale >R$700 no bolso e que é fácil de passar adiante.
Por isso mesmo, antigamente era bem dificil termos roubos a pedestres em horários diurnos ou locais movimentatos. Hoje é comum que ocorram roubos do tipo “arrastão de parada”. A maioria não pede nem que se desbloqueie o telefone, principalmente Android, porque eles provavelmente vão repassar esses aparelhos pra atravessadores no centro da cidade e esses vão limpar e colocar pra vender em OLX e pequenas lojas das galerias (aqui em POA o fluxo é esse, com poucas variações).
Claro que não é só isso. Empobrecimento da população, fome e um tipo de crime relacionado com tráfico de drogas e fortalecimento das facções (1) com armas compradas via CAC estão se tornando mais comuns, principalmente em comunidades. O Ferrez fez um vlog (2) sobre isso esses tempos (falando do aumento de assalto a mão armada em SP de tudo o que se possa imaginar, até aliança de casamento) que vem ocorrendo de 4/6 meses pra cá.
1: https://demori.substack.com/p/-um-produto-que-nao-sofreu-com-a
2: https://rumble.com/v1alpsz-arthur-do-val-e-os-assaltos-na-quebrada-vlog-14.html
Situação preocupante. No impõe um alerta de manter uma precaução caso sejamos vítima.
Isso é assustador, ainda mais imaginando que uma porcentagem possa sofrer daquele golpe “limpa tudo”.
O meu entrou na estatística na semana passada.
Sinto muito. Como fez com as contas e dados pessoais?
Puta de um trabalho, mas consegui apagar os dados dos celular por meio do esquema de segurança do Google. Pelo menos isso. Hoje temos tudo no celular.
Boa tarde
O “encontre meu dispositivo” nativo do Android?
Grato
Isso mesmo