Estilo de vida

O que tem na mochila de Caio Volpato

Itens da mochila do Caio Volpato vistos de cima.

Aviso: Para incentivar o envio de mochilas, a partir de agora sortearei livros entre os leitores que participarem da seção a cada semestre. O primeiro será A guerra pela Uber, de Mike Isaac, em junho. Veja aqui as orientações para enviar a sua mochila. Espero por ela!


Caio Volpato segurando um gato malhado. Caio Volpato (caioau) é matemático aplicado e atua para difusão da criptografia, privacidade, software livre e cultura hacker. Atualmente operador de relay e voluntário do projeto Tor e membro da Casa Hacker Hackerspace.


  1. Moto X4. Com lineageOS + microG. É meu celular principal.
  2. Chaveiro. Contém: YubiKey 4 (uso mais para criptografia PGP e chaves SSH); tomu.im (um token fisico U2F similar à YubiKey, mas ele eh mais barato e livre); e pendrive SanDisk com Tails.
  3. Franzininho DIY. Um arduíno brasileiro DIY. Uso para testar algumas coisas, mas meu principal uso é para mostrar ataques Rubber Ducky como este.
  4. Bolsa de gaiola de Faraday. Ela isola todos sinais dentro dela. Útil para cartões como o do Nubank, para evitar que chegando perto dele seja realizada uma compra.
  5. Mouse sem fio da Microsoft.
  6. Chromebook Acer. Chromebook que ganhei. Adoro ele para levar na mochila, é super leve e pequeno. Ele é “degoogled” (que grava outra BIOS “destravando-o” para instalar outro sistema operacional que não o Chrome OS). Uso o Debian estável. (No meu computador princial, uso QubesOS.)
  7. Mochila de mão.
Itens da mochila do Caio Volpato vistos de cima.
Clique para ampliar.

Nota do editor: "Na mochila" é uma seção semanal do Manual do Usuário que apresenta o interior das bolsas e mochilas de leitores, profissionais e amigos. Veja as outras mochilas já publicadas e mande a sua — a continuidade da seção depende de você.

Assine a newsletter gratuita:

Siga nas redes sociais:

Mastodon / RSS / Telegram / Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 comentários

  1. Fiquei curioso sobre o Chromebook “degoogled”. De ele está com Debian, porque não fazer esse processo com ou notebook mais tradicional? Era a oportunidade de já ter um Chromebook a mão, ou tem alguma outra razão?

  2. Poxa, essa eu queria algo mais detalhado. Como é usar aparelhos assim no dia a dia, os prós e contras, dicas pra quem quer mais privacidade etc.

  3. Foi uma mochila boa pra descobrir uns certos itens curiosos que eu desconhecia. Essa bolsa gaiola de faraday é interessante.

  4. Essa mochila é uma boa opção, pois mesmo usando uma convencional sempre utilizo uma alça rsrs.
    O ruim é que começa a doer depois de ficar muito tempo, mas reparei que nessa mochila/pasta de mão podemos colocar no outro ombro e não machuca tanto como a outra.
    Exemplo do que falei está na primeira imagem do post blog.mdux.com.br/pasta-e-mochila-masculina-como-usar/

    Abraço!

  5. Valeria a pena um relato desse nosso amigo sobre a sua vida digital!
    – Como é o uso do moto x4 com o Lineage OS?
    – Como funciona o microG?
    – Por que usa a gaiola de Faraday, só para cartões?
    – Por que decidiu usar estas ferramentas?

    1. Olar :)

      O LineageOS eh mais leve, tem varias opcoes de customizacao e de seguranca/privacidade.
      O microG substitui em servicos google , entao vc tem o melhor dos 2 mundos, um celular sem google mas os apps que precisam dos servicos google ainda funcionam.
      A gaiola eh mais pra cartoes mesmo.
      Essas feramentas eu uso pq gosto muito de criptografia, software livre e privacidade.

      espero ter esclarecido

    1. Fala Will! Já comprou a mochila da quechua? Gostei tanto dela que ando cada vez menos com minha mochila grande rs. Na maioria das ocasiões, ela é suficiente. Uma pena que o design não combina com roupas mais formais, mas nem a mochila maior que tenho combina também, então:
      ¯\_(ツ)_/¯
      Agora já estou em busca de outra mochila pequena, mas com espaço dedicado para garrafa d’água, e se possível espaço suficiente para um Chromebook ou Note de 14″. Vamos ver no que dá.

      1. oi gabriel, comprei sim.

        usei algumas vezes, pretendo usar mais, só que tenho que diminuir algumas coisas da grande ainda, gostei pois ela cabe meu guarda chuva certinho, e como moro no RJ, levo para todo canto.

        aliás, quando achar uma pequena que caiba a garrafinha, avisa que vou querer também, rs

        1. Pode deixar, mando o link em algum post livre.

          Uma curiosidade: falei com um conhecido da faculdade, que fez intercâmbio na França, sobre mochilas. Eu tava curioso pra saber onde ele tinha comprado a dele (uma quechua também), já que não encontrei o modelo dele por aqui. Ele disse que quando chegou lá, os professores perguntavam o porquê dele usar uma mochila tão grande, já que não levava tanta coisa.
          Daí um dos professores recomendou um modelo específico de mochila, ele comprou, e tá até hoje com ela rs. Inclusive, ele falou que essa pequena que eu comprei custa menos de 5 euros por lá.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!