Etc

Bloco de notas #22

Duas crianças passando por catracas graças às suas pulseiras Schood.

Notinhas, impressões pessoais e curiosidades do mundo da tecnologia.


É difícil ser criança nesta época de vigilância total

A Positivo oferece uma pulseira para estudantes de escolas [Estadão]. (Em vídeo.) Chamada Schood, ela monitora em tempo real todos os passos da criança ou adolescente no perímetro escolar, automatiza a chamada em aula, faz pagamentos contactless na cantina e serve até de interface para testes-surpresa enviados pelos professores.

Dimensionar a relação segurança-privacidade costuma ser muito difícil; em crianças, ainda mais. As vantagens de um sistema assim são evidentes, mas as desvantagens, talvez por não serem imediatas, nem tanto. No mínimo, ele tem o poder de dar à vigilância contínua e absoluta ares de normalidade. O impacto futuro de uma nova geração que cresce com essa mentalidade, em um país onde os efeitos colaterais de sistemas de vigilância já são amplamente ignorados ou relevados, é imprevisível. Deve ser muito difícil ser criança hoje.

→ Em nota não relacionada, a PlayKids, plataforma de streaming infantil do grupo Movile (dono do iFood; guarde essa informação), está se lançando no mercado de jogos para celulares. Em entrevista ao Estadão, saiu esta pérola:

Dentro do app, cada criança pode ter sua própria casa, recebendo visitas. Também é possível realizar atividades e até mesmo imitar profissões, como entregar pizzas. “Entregamos mais pizzas por dia dentro do XD que o iFood”, brinca o executivo.

Vigiados e precarizados desde crianças. Estamos bem.

→ Não sou pedagogo, não tenho experiências em cuidar de crianças e não conversei com especialistas sobre os casos acima, então encare meus comentários com um pé atrás.

***

Hackeando o Google Maps nas ruas

Ganhou manchetes no mundo inteiro esta semana a intervenção artística que Simon Weckert fez no Google Maps. Ele colocou 99 celulares em um carrinho de mão e saiu andando por ruas de baixo tráfego em Berlim — uma delas, em frente à sede do Google na Alemanha — a fim de gerar um congestionamento virtual/artificial no Google Maps. Funcionou!

A ideia genial ilustra de maneira precisa o argumento daquele artigo da Real Life, republicado em português no Manual do Usuário, que debate as relações de poder que se desenvolvem sobre mapas virtuais adotados em massa. A intervenção de Weckert questiona justamente isso. Em seu site, ele escreveu:

Os mapas, que são eles próprios o produto de uma combinação de estados de conhecimento e estados de poder, têm uma disposição de poder registrada. Os mapas e modelos globais baseados na simulação do Google determinam a atualidade e a percepção dos espaços físicos e o desenvolvimento de modelos de ação.

***

Untitled Goose Game no computador

Untitled Goose Game é um simpático joguinho para Nintendo Switch em que o jogador controla um ganso cujo objetivo é instaurar o caos em uma cidadezinha interiorana. Alguém fez uma versão do ganso para computadores Windows [em inglês]. Veja em vídeo [em inglês] e use por sua conta e risco.

***

Populares reagem ao Galaxy Fold

Bem bacana este vídeo do Canaltech mostrando pessoas comuns, que passeavam pela Avenida Paulista, reagindo ao Galaxy Fold. A amostragem minúscula ficou impressionada, mas não babando pelo celular com tela dobrável. E os preços… digamos que fabricantes e consumidores estão em realidades distintas.

→ Falando nisso, nesta quinta (6) a Motorola abriu a pré-venda do Razr no Brasil, o seu celular com tela dobrável. O preço é de R$ 9 mil [Ztop].

***

A chegada do trem à estação em 4K e 60 fps

Reza a lenda que quando o filme A chegada do trem à estação dos irmãos Lumière, de 1895, foi exibido pela primeira vez, os espectadores saíram correndo, em pânico, porque acharam que o trem sairia da tela e os atropelaria. Verdade ou não, 125 anos depois o filme foi atualizado para o século XXI: Denis Shirayev usou um algoritmo para estabilizar, aumentar a resolução e incrementar a taxa de quadros por segundo do vídeo 45 segundos do século retrasado. O resultado é impressionante [Gizmodo Brasil].

***

Se você curtiu este Bloco de notas, assine gratuitamente a newsletter do blog para recebê-la semana que vem, gratuitamente, direto no seu e-mail:


Foto do topo: Positivo/Divulgação.

Assine a newsletter gratuita:

Siga nas redes sociais:

Mastodon / RSS / Telegram / Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários

  1. Eu puxei o “Desktop Goose” aqui e achei bem hilário.

    (Aproveitei para puxar uma réplica do “Destkop Mate – Sheep” para matar as saudades de gastar energia da casa vendo uma simpática ovelha rodando pela tela)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!