Por que esta quebra das criptomoedas é diferente

Por que esta quebra das criptomoedas é diferente (em inglês), por Frances Coppola na CoinDesk:

O ecossistema de cripto ligou-se fortemente ao sistema financeiro tradicional e o dólar domina os mercados de cripto tal como o faz nos mercados financeiros tradicionais. E na medida em que os mercados de cripto cresceram, cresceu também o valor em dólar da indústria de criptomoedas.

Mas esses dólares não são reais. Eles existem apenas no ambiente virtual. Não são, e nunca foram, garantidos pela única instituição no mundo que pode criar dólares reais, o Fed [Banco Central dos Estados Unidos]. O Fed não tem qualquer obrigação de assegurar que aqueles que fizeram quantias gigantescas de “dólares virtuais” possam trocá-los por dólares reais. Assim, quando a bolha de cripto estoura, os “dólares virtuais” simplesmente desaparecem. Se você não conseguir trocar seus dólares virtuais por dólares reais, a sua riqueza é uma ilusão.

Os únicos dólares reais na indústria de criptomoedas são os pagos pelos novos participantes quando fazem as suas primeiras compras de criptomoedas. O resto da liquidez do dólar nos mercados de cripto é fornecida por moedas estáveis atreladas ao dólar [“stablecoins”]. Estas dividem-se em dois grupos: as que têm dólares reais e/ou ativos líquidos seguros denominados em dólares que as suportam, e as que não os têm. Não há o bastante do primeiro tipo para viabilizar que todos possam converter [suas criptomoedas] em dólares reais, e não há qualquer garantia de que o segundo possa ser convertido em dólares reais. Assim, com efeito, toda a indústria de cripto está ligeiramente reservada.

Há agora uma corrida para trocar as exchanges de criptomoedas pelos poucos dólares reais ainda disponíveis. Como sempre acontece em mercados não regulados, aplica-se a lei da selva. Aqueles que têm os maiores dentes recebem os dólares. Talvez “baleias” seja o nome errado para elas. Crocodilos são mais similares.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

3 comentários

  1. Basicamente o que está acontecendo é a famosa corrida bancária (bank panics).
    É engraçado como a história se repete. O sistema de banco central serve justamente para evitar corridas bancárias, que moedas desapareçam de uma hora para outra e os clientes sejam lesados. As cryptos foram criadas para se libertarem do sistema de banco central, ou seja, carregam todos os problemas históricos que o sistema foi desenhado para corrigir.
    Para quem curte história dos EUA, recomendo o livro Os Magnatas (C. Morris), que aborda esse tema. Ou o ensaio do próprio banco central americano (https://www.federalreservehistory.org/essays/banking-panics-of-the-gilded-age)

  2. Pegamos a grande e que é referencia, bitcoin. Existe limite de ota.. de pessoas que podem ter interesse em criptomoedas. Simplesmente esse limite chegou, Quem não tem bitcoin ainda dificilmente vai agora, do nada, pensar “é boa hora”. Quem já tem está segurando o que tem apavorado sonhando com os 60K novamente, sem arriscar comprar ainda mais.
    Não sobe. Deve cair.

    PS: to dizendo que cai a muito tempo e sempre tive errado, portanto minha opinião não conta. Pense apenas em minha logica…