Anúncio Black Friday na Insider: descontos exclusivos na máscara antiviral

O escritório em casa do publicitário Eric Hayashi

Mesa escura com dois monitores grandes lado a lado, um notebook Avell fechado à direita e, à frente, mouse, teclado e headset grande.

Durante a pandemia do SARS-CoV-2, o novo coronavírus, a seção de mochilas será convertida em escritórios domésticos. Faz mais sentido, certo? Vale para os recém-chegados ao home office e para quem já está nessa há tempos. Mande o seu seguindo estas instruções. Todo o texto abaixo é de autoria do Eric.


Meu nome é Eric Hayashi, sou publicitário de formação, fotógrafo por paixão e criador de conteúdo por acaso. No momento não estou empregado (ah, a pandemia), mas tenho aproveitado o meu tempo para criar conteúdos para meu blog, podcast e canal no YouTube.

Mesmo antes da pandemia e do desemprego, eu sempre tive o privilégio de conseguir um espaço para mim dentro de casa. Ao longo dos anos ele vem se modificando, mas acho que cheguei a um setup bacana e quem não me tem limitado em quase nada na criação de conteúdo como um todo. Então vamos aos gadgets.

Detalhe dos acessórios — teclado, mouse e headset — na mesa do Eric.
Foto: Arquivo pessoal.
  • Notebook Avell Titanium W155 PRO V3X. Esse modelo é antigo já, comprei em meados de 2015. Conta com um Intel Core i7 6700HQ, 16 GB de RAM DDR3, GPU NVidia GTX 950M e — a única modificação — um SSD no lugar do HD.
  • Acessórios no Notebook. Por conta do Avell ter poucas portas USB 3.0 e eu ter que usar um adaptador Wi-Fi (TP-Link Archer T4U AC1300), tenho que usar também um hub TP-Link UH700 V3 para ganhar mais portas e conseguir conectar a webcam (Logitech C920), Dois HDs externos (backup e arquivos footage de vídeos), além dos dongles do mouse e teclado.
  • Monitores. O principal é um Philips 234E (23″) e o secundário é um Dell (23″) que comprei de segunda mão. Ambos estão no no suporte ELG F160N de mesa.
  • Mouse e Teclado. Inicialmente eu estava usando o conjunto Logitech K470, mas o mouse é muito baixo e como comecei a jogar Valorant também, fez sentido a troca do mouse e acabei pegando o Logitech G305.
  • Som. Uso o HyperX Cloud Alpha como fone principal. Peguei ele durante a quarentena por dois motivos: 1) isola muito bem o som; e 2) o microfone dele junto com o Voicemeeter juntam um pelo setup para a captação de áudio dos meus podcasts e também do streaming quando faço. Além do HyperX, também uso o Pamu Slide Mini quando preciso fazer alguma ligação e tenho uma JBL Go 2 para ouvir música enquanto faço alguma montagem fora da mesa de trabalho.
  • Braço articulado + Zoom H1N. Apesar de usar o bom microfone do HyperX, comecei a produzir mais conteúdos em vídeo e a qualidade do Zoom sempre foi superior. Então deixo ele já no braço articulado para ganhar tempo.
  • Galaxy s10e. Está na base e tem sido o meu melhor aparelho.
  • Galaxy Tab S6. Sempre gostei muito de escrever em papel, mas vi que estava acomulando uma quantidade boa de cadernos e talvez não fosse a forma mais sustentável. Pensei no tablet para substituir de fato os cadernos e tem sido uma ótima companhia para leituras de ebooks e eventualmente acompanhar alguma série.
  • Outros. Tenho junto comigo uma caixa organizadora com um monte de cabos, canetas, cartões de memória. Também mantenho dois cactos porque sim, rs.
  • Luminária com Papel manteiga. Por conta da posição do setup, eu recebo menos luz do sol, então em muitos casos preciso ter uma iluminação para gravar vídeos ou participar de calls. Coloquei um papel manteiga para poder suavizar a luz na cara.
Detalhe dos dois monitores com os acessórios espalhados pela mesa.
Foto: Arquivo pessoal.

Edição 20#34

Ilustração com uma mãozinha depositando uma moeda em uma caixa com o logo do Manual do Usuário em uma das faces, segurada por dois pares de mãos. Ao redor, moedas com um cifrão no meio flutuando. Fundo alaranjado.

Apoie o Manual do Usuário.
Você ajuda a manter o projeto no ar e ainda recebe recompensas exclusivas. Saiba mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

31 comentários

  1. Setup bem legal Eric. Acredito que já cheguei a ver algum vídeo seu sobre o Notion no YouTube, mas posso estar enganado.

    1. Fala Renaldo, beleza?
      Hahahaha pode ter sido. Fiz um vídeo sobre o meu teste de migração do Evernote pro Notion! Abssss

  2. Blz Eric?

    Você achou melhor comprar esse headset HyperX Cloud Alpha do que um microfone de Lapela (Por exemplo um Boya BY-M1 ou algum da Audio-Technica) ou até um condensador da Blue Snowball? Chegou a pesquisar?

    Já tive dois Microsoft LifeChat LX-3000 que o som é bom, mas um da Multilaser “Warrior” tinha um microfone bem ruizinho. Estou perguntando isso, pois quando tem gamer no nome fica meio “gourmetizado” o preço e gostaria de saber se é tudo isso mesmo que relata.

    1. Fala Rafael, beleza?

      Cara, vou ser bem honesto. Acho que vai dentro do que você precisa e da sua grana. Sobre o HyperX. Eu comprei porque ele tem um microfone acima da média dos Headsets normais (existem outros modelos da própria HyperX que tem microfone top, mas o custo era mais alto do que eu tinha na época rs).

      Se for pra conversar em conferência, headsets como da HyperX, Logitech e esse da Microsoft são os melhores mesmo. Tanto em qualidade quanto em acabamento.

      Agora, se você pretende gravar vídeos e/ou fazer streaming de game ou alguma outra coisa mais próxima disso (pensando em utilizar com o PC/Note), ai eu começo a recomendar um condensador USB (podendo ser o da Blue, Arcano, AudioTech, etc).

      Se a ideia é captar áudio também em outras fontes (celular, dslr, mirrorless), ai eu começo a recomendar mesmo Lapela. Podendo ser esse da Boya ou da AudioTech também. Dependendo da necessidade, valeria pensar nos Rode Wireless também ou ir de shotgun.

      Enfim, vai um mundo de opções, tudo dependendo do objetivo e da grana o/

      Ah, uma última coisa. Se for de headset, recomendo ver o Logitech G PRO X. O sistema de microfone dele USB utiliza inteligência e qualidade da Blue. Então é um microfone Blue, numa versão headset o/

      Se quiser trocar mais ideia, me segue no twitter @kyoeric

      Abs :)

  3. Incrível o teu setup, cara. Dá vontade de fazer igual! Haha
    Além disso, eu queria te perguntar uma coisa sobre teu notebook e se tu sofreu o mesmo. Eu tenho um modelo similar ao teu e o meu foi acometido por problema na carcaça dele, quebrando a estrutura de plástico próximo da dobradiça. Tu teve algo semelhante com o teu? E, se sim, o que tu fez pra lidar com isso?
    Valeu!

    1. Fala Paulo, beleza? Hahaha bora fazer o setup ai e compartilha depois :)
      Então, eu não tive esse problema. Até porque eu uso ele com a tampa fechada e quase nunca ele sai da mesa. Então ele tá com aspecto de novo. Mas assim, se tiver ainda garantia, recorre lá na Avell que o atendimento deles é top. Toda vez que precisei, eles me ajudaram :)

  4. caraca, estava pensando em trocar de celular e pensei no S10e e o ponto negativo que todo mundo é a bateria, então eu pergunto, o que acha da bateria dele? pq todo mundo fala que tem que carregar durante o dia.

    1. Fala Will. Cara, eu peguei o S10e durante a pandemia, então não consigo te far um panorama legal sobre a bateria. Mas assim, em casa eu uso tranquilamente o dia inteiro e chego por volta das 23h com uns 45% ainda. Mas de novo, não to usando com taaaaanta frequência quanto seria no “normal” rs

    2. Naturalmente eu estou também na pandemia, vou até testar hoje….mas uso bem pouco e no final do expediente está perto de uns 40%. Acho bem sofrível a bateria, parecido como meu antigo iPhone SE. Eu tenho ele há um cerca de 1,5 ano, minha sensação é que piorou bem a bateria já….mas nunca testei muito sistematicamente para validar.

        1. Vale citar que estou usando o Beta do Ratio que pode piorar as coisas: https://www.blloc.com/

          Mas com 1h e 4min de uso de tela, somente coisas básicas (e.g. banco, WhatsApp, Instagram) e ouvindo Spotify via Bluetooth. Isso de 08:45 até 17:15 e estou com 37% de bateria. Achei bem meia-boca, apesar de ter bem mais bateria que o antigo iPhone SE…é só um pouquinho melhor.

          1. Gabriel, só tem acesso realmente os modelos listados no site? Me interessei muito por esse projeto ai do Ratio. Ele é um launcher, ou acaba sendo mais que isso?

          2. @Renaldo

            Eu pedi um invite, mas ele está na lista “adicional” do projeto. Para ter acesso a todos os recursos, é necessário instalar a versão completa que é mais que um launcher. A versão lite é um launcher mesmo. Do jeito que está, não tem muita diferença entre as duas versões, só perde a opção de desabilitar as cores em um app.

            Eu solicitaria e testaria, se não funcionar é só voltar.

        1. “Espero” que meu uso que tenha estragado carregando muito, meio que tinha um costume de deixar ligado na tomada durante o dia no trabalho por via das dúvidas…talvez tenha sido isso haha

          Mas de resto, um ótimo smartphone, funcionando hoje tão bem quanto no primeiro dia.

          1. Teoricamente, não. As baterias novas contam ciclos e não tem esse efeito memória ou mesmo deterioração por conta de ficar na tomada o tempo todo (deveria ser reguladas via circuito).

            Teoricamente …

  5. Vc comprou este adaptador WiFi para melhorar a conexao do seu notebook? Tenho um Dell de 2014 que ainda da conta do recado com um SSD, mas a contectividade dele é muito ruim com uma placa antiga, tava cogitando trocar a plaquinha em si, mas talvez o adaptador ja resolva. O que acha desse da TP Link?

    1. Fala Rafael, beleza? Comprei por dois motivos:
      1) Eu tenho Fibra em casa, mas o notebook fica longe. Então o adaptador ajudou a conseguir pegar o sinal da Fibra sem precisar colocar um repetidor no meio;
      2) Minha placa wifi do notebook morreu hahaha

      Sobre o adaptador. Cara, foi maravilhoso ter comprado ele. O único ponto que tenho como ressalva é que ele ocupa praticamente duas entradas do USB, por isso precisei colocar um hub aqui.

      Espero ter ajudado! Abs

    2. Fala Rafael, beleza? Cara, comprei o adaptador por dois motivos:
      1) O sinal da Fibra não pegava bem aqui no escritório (que é um pouco longe). Com o adaptador eu consigo pegar tanto o 2.4, quanto o 5.o. Então foi ótimo.
      2) O segundo motivo é o principal na real, a placa do wifi morreu rs

      Sobre a placa. Acho que super vale a pena sim. Um único ponto ruim é que ele come o espaço do USB do lado que eu tenh oaqui. Por isso que eu comprei um hub extra rs

      Espero ter ajudado. Abss

      1. Legal, obrigado pela resposta!
        Aqui o problema 1 é o mesmo, tenho uma rede fibra e o notebook fica no canto oposto da casa, acho que vou arriscar algo similar. Abraço

        1. Acho que vale a pena. Só ficar de olho se a antena realmente capta o sinal da fibra. Porque eu procurei vários e muitos deles só davam opção de 2.4

  6. Muito legal teu setup, tem cara de uma parte da casa realmente usada e não apenas para decoração.
    Esse teu fone Cloud Alpha tem acabamento emborrachado? Tenho uma versão anterior já há uns dois anos e ele está bem feio.

    1. Valeu David. Sobre o Cloud Alpha, sim, as conchas são emborrachadas. Mas por hora, ela tá bem. Mas tenho ele há um ano só, então não sei se no próximo ano ele vai ficar feio rs.

      Abs

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!