Eu nem participo de muitos grupos no WhatsApp, e mesmo assim me vejo sempre vencido pelo volume de mensagens que recebo pelo aplicativo. Foi numa dessas que decidi mudar de estratégia e usar o WhatsApp mais ou menos como uso o e-mail.
Embora o foco desta dica seja o WhatsApp, ela funciona com qualquer aplicativo de mensagens que ofereça o recurso de arquivamento de mensagens, como Signal e Telegram.
O primeiro — e mais importante — passo para tratar o WhatsApp como e-mail é arquivar todas as mensagens.
Entre em Configurações
, depois em Conversas
e toque na opção Arquivar todas as conversas
.

Ao arquivar uma conversa, ela some da lista de conversas (a tela inicial do WhatsApp), mas continua existindo, acessível pela busca ou ao “iniciar” uma conversa com um contato que já tenha um histórico no seu celular.
Para esse sistema funcionar, certifique-se, na mesma tela do parágrafo acima, de que a opção Manter conversas arquivadas
esteja desmarcada. Dessa forma, quando alguém mandar uma mensagem a você numa conversa (individual ou em grupo) arquivada, a conversa voltará à tela inicial.
O segundo passo é um contínuo: abrir o WhatsApp duas ou três vezes para ver as mensagens novas, responder as que precisam de respostas e arquivar todas, desta vez manualmente, uma a uma.
Para isso, basta arrastar a conversa para a esquerda e tocar no botão Arquivar
.

Essa abordagem transforma a tela inicial do WhatsApp em uma caixa de entrada. Leu o que tinha que ler? Respondeu o que precisava ser respondido? Tire a conversa (ou o grupo) da frente.
Como toda regra, esta também comporta exceções. Faço duas:
- Algumas mensagens exigem respostas mais rápidas, não podem esperar por aquelas duas ou três consultas diárias ao aplicativo. Quando é o caso, respondo e ignoro as demais.
- Mantenho conversas lidas/respondidas na tela inicial quando estou tratando de um assunto pendente. A presença delas ali, além de facilitar o contato, serve de lembrete dos assuntos pendentes.
A exemplo do e-mail, essa abordagem do WhatsApp demanda alguma disciplina. E, para mim, teve uma vantagem inesperada: voltar a dar atenção a grupos mais genéricos/públicos, que antes eu apenas ignorava, e, com isso, participar das conversas ou sair do grupo quando convém.
Estou sempre aberto a outras formas de lidar com a carga de informações em aplicativos como o WhatsApp. Como você faz aí?
Legal a ideia. Estava usando uma estratégia bem parecida e não sabia dessa possibilidade do retorno pra caixa de entrada a cada mensagem nova. Minha única dificuldade nesse sentido são justamente os grupos que não costumo ver sempre. Seria legal se a gente pudesse configurar exceções. rsrs
Ghedin, como posso ocultar dados de captura de tela como você fez para esse post? Obrigado!
Uso o Pixelmator Pro, no macOS. Ele tem um recurso para pixelar a imagem. Deve existir aplicativos móveis e/ou específicos para isso, porém, mas não saberia indicar um. Que tal perguntar no post livre?
Obrigado pelo feedback, Ghedin. Vou testar o pixelmator. Forte abraço!
Uso da mesma forma que descrito no post. Mas sou meio antisocial, não costumo “puxar conversa” no WhatsApp prefiro a paz, não sei se pra alguém muito ativo daria certo.
Na questão de grupos eu detesto, se possível sairia de todos, infelizmente sou “obrigado” a estar nos grupos da empresa.
Um adendo: o status do WhatsApp tinha que ter uma opção pra remover o botão do app, mesmo silenciando a maioria eu me pego curioso pra entrar naquela aba, ou fico zapeando quando estou ocioso, na maior parte das vezes é uma total perda de tempo.
Como já relatei aqui antes tenho jailbreak no iPhone e com isso consigo remover a aba do status e sem ver essa parte do app o uso muda drasticamente, inclusive a ansiedade de olhar aquilo. Impressionante como essas coisas são pensadas pra roubar sua atenção e muita gente nem se dá conta disso.
Aí você está pedindo demais, haha. O fato de você “perder tempo” ali é o aplicativo funcionando conforme o esperado.
Eu já uso como e-mail também. Acesso o Business no computador do trabalho e o pessoal no computador da minha casa. Só abro no celular quando quero mandar mensagem e estou longe do computador. Quando não ligo o computador da minha casa, esqueço de abrir o WhatsApp pessoal e minha mãe fica brava porque ela nunca assimilou que a comunicação online pode ser assíncrona. 😂 🤣
Eu não não muitas conversas na página principal. Mas faço uma coisas para ter sossego: arquivo todas as conversas relacionadas ao trabalho. Então, acesso essas conversas apenas no horário de trabalho, pela ferramenta web do WhatsApp.
Mudei de cargo recentemente e a melhor coisa foi poder sair totalmente do whatsapp durante o dia. Na verdade tenho conseguido desligar o celular durante períodos do dia e olhar só durante o café e almoço.
Eu conheço quem divide as conversas do WhatsApp em duas: arquivam (e mantém arquivadas) as msg de trabalho e deixam na tela inicial as mensagens pessoais. Assim, só têm contato com as mensagens de trabalho quando precisam.
Por favor, como consigo manter arquivadas apenas algumas conversas?
É só arquivar uma a uma. No fim você terá dois grupos: os ativos e os arquivados.
Que ótimo, muito obrigado pela ajuda. Ainda podia ser melhor, se deixassem o botão de arquivadas lá embaixo, não acima das conversas não arquivadas. Desse jeito dá pra ver que chegou uma mensagem e acende o alerta da curiosidade/ansiedade. Mas só de não pipocar direto mensagem relacionada a trabalho em momentos de lazer já tá de bom tamanho.
interessante acho que vou testar
Fazer dessa forma que vc descreveu vai te dar mais trabalho do que não usar o arquivo, pois a cada mensagem, a conversa arquivada volta e “bagunça” a sua “caixa de entrada”.
Por isso não vejo sentido, pois trata-se apenas de algo visual para manter a janela principal “limpa”, mas na verdade é como enxugar gelo.
Na minha opinião, o uso correto da função está justamente no contrário, por isso eu deixo o “manter conversas arquivadas” ativado e retiro a conversa do arquivo quando é importante. Depois coloco de volta quando a mesma termina.
Outra função importante de “manter conversas arquivadas” é filtrar as notificações. Usando dessa forma, vc escolhe de quem quer receber notificações de conversas. É mais rápido e prático do que silenciar um contato ou grupo.
Tudo bem a conversa voltar à caixa de entrada. É esse o comportamento desejado. Esse retorno não vai me afetar em nada, porque grupos são silenciados e não recebo tantas mensagens assim de outras pessoas, ou seja, não sou interrompido/distraído pelas novas mensagens que chegam.
O risco de manter as conversas arquivadas mesmo ao receber novas mensagens é esquecer-se de olhar esse canto do aplicativo — mais um lugar para olhar. Eu não confio em mim para ter essa disciplina, ainda mais no WhatsApp, que uso pouco.
Esquecer? A notificação das conversas arquivadas é justamente a primeira notificação da janela do WhatsApp- rss.
No meu entendimento, vc está dando uma volta enorme para fazer algo simples.
Aqui as arquivadas só aparecem se eu puxo a lista/tela de conversas para baixo.
E… tá tudo bem usarmos sistemas diferentes. Não existe “certo” ou “errado”, só diversas maneiras de lidarmos com o mesmo problema — e mesmo esse problema tem intensidades e importâncias diferentes para cada pessoa :)
Ghedin, quando o “manter conversas arquivadas” está ativo, não é mais possível “esconder” o menu de conversas arquivadas do topo da lista de mensagens, e ele vai ter um contador, indicando quantas conversas com novas mensagens estão ali dentro, porém de maneira mais discreta, sem aquela bolinha azul que fica nas conversas da tela inicial.
@ Felipe
Ah, que bacana! Talvez eu experimente, então.
Uma coisa interessante que percebi com o experimento (até comento no post) é que, dessa forma, passei a acompanhar um pouco mais os grupos em que estou. Antes, ignorava pelo volume de mensagens; agora, todo dia dou uma olhada antes de arquivar, e aí fico sabendo de algumas coisas interessantes.
O sistema que uso aqui é similar ao do Ghedin: conversas no Whatsapp que já foram “concluídas” (como uma conversa com cliente por exemplo), elas ficam arquivadas após sua leitura.
Não é complicado – o GMail faz isso na interface dele, mas automatizado: uma vez lido o email, ele se “arquiva” e a caixa de entrada fica limpa. Volta a atenção quando chega uma resposta ao mesmo email por exemplo. Tal como no citado também, o “arquivadas” é o último link na página de conversas. Na Web é um botão.
Para mim é bom pois corta parte do MdPA (Medo de Perder Algo – FOMO) e de quebra já me faz ter a certeza que o assunto ali com a pessoa se encerrou.
Isso, claro e como dito pelo Ghedin, é bem individual também. Espero que as pessoas possam passar suas formas de uso, pode ser que se some ou mude a forma.:)
Ligeiro, o que estamos conversando não é se arquivamos ou não. Mas sim, se mantemos a opção de “manter conversas arquivada” ativa ou não.
ah, entendi. Eu prefiro deixar o “manter conversas arquivadas” desligado pq já usava deste expediente. vi a dica sua, mas no meu caso não me acostumo.
perdão a inconveniência
Ligeiro, não é pra tanto kkkkkkk
Não precisa pedir desculpas por isso e nem existe inconveniência no seu comentário :)
Em nenhum celular que conheço, as mensagens Arquivadas voltam sozinhas para a caixa de entrada, tanto que vários dos meus colegas de trabalho usam assim agora para acessar os grupos de trabalho só no horário comercial e de preferência no computador da empresa.
O comportamento padrão do WhatsApp até pouco tempo atrás era que as mensagens arquivadas voltassem sozinhas para a caixa de entrada quando você recebesse uma mensagem nova. O recurso de “manter conversas arquivadas” só foi lançado em julho/2021.
https://tecnoblog.net/noticias/2021/07/27/whatsapp-lanca-recurso-que-permite-arquivar-mensagens-para-sempre/
Exatamente. Já faz mais de um ano.
Boa ideia, vou tentar colocar em prática aqui também!
Mantenho WhatsApp sem notificações. Para a plena sanidade mental.
Mantenho conversas secundárias e grupos genéricos arquivados. De vez em quando dou uma olhada, março como lido e se o contador de mensagens arquivaras se altera, dou uma checada.
Assuntos necessários, importantes ou grupos que demandam resposta ficam na tela principal.
E recomendo sempre para as pessoas: se for importante, ligue. Telefones também fazem ligações, até hoje em dia.
É que no meu caso, eu tenho pavor de ligações, mesmo… hehe.
Mas, como citado num comentário acima, essa abordagem é boa pois vai contra o meu “medo de perder algo” deixando todas as conversas ali.
Talvez até tente aplicar algo parecido nas DMs do Instagram e do Twitter.