7 dicas do WhatsApp que você talvez não conheça

Logo do WhatsApp.

Onipresente, nos celulares de crianças, jovens e do povo da terceira idade e até nas bancas de jornal, o WhatsApp é o embaixador do smartphone no Brasil, o motivo para muita gente ter aderido à versão esperta do bom e velho celular. Parte desse poder vem da sua simplicidade, mas mesmo um app tão intuitivo e fácil esconde alguns truques em suas poucas telas. Aqui estão sete dicas do WhatsApp que você talvez não conheça.

Os procedimentos são explicados com base no WhatsApp para Android, mas eles todos, com exceção da última dica, funcionam no iOS e Windows Phone com algumas variações nos locais onde as opções se encontram. Se tiver dificuldades em uma dessas outras plataformas, pergunte nos comentários.


Receba a newsletter (grátis!):


1. Mais de um administrador no grupo

Sempre que alguém tem a brilhante ideia de dizer “vamos fazer um grupo no Whats!”, um dos amigos fica incumbido com a tarefa de criar o grupo e convidar o povo para ele. O bom, e algo que nem todos sabem, é que essa missão ingrata pode ser compartilhada por até cinco pessoas.

Mais de um admin em grupos.

Para conceder privilégios de administração a alguém num grupo, entre nele, depois toque no nome do grupo para ver informações e a lista de membros. Localize o futuro administrador, toque e segure o dedo em cima do nome dele e, no menu que surge, toque em “Tornar admin do grupo”.

2. Download de fotos e vídeos sob demanda

Quanto menos memória sem smartphone tem, mais importante essa dica se torna. Por padrão o WhatsApp baixa fotos e vídeos automaticamente. Isso pode ser um perigo para quem tem pouco espaço livre, já que, dependendo dos grupos de que você participa, a enorme vazão de imagens e vídeos enchem rapidinho a memória. Outro cenário em que o download automático atrapalha é quando a franquia do 3G/4G é limitada. Sozinho, o WhatsApp pode acabar com ela num piscar de olhos.

Felizmente, existe uma opção que torna opcional o download de mídia. Isso evita que o app baixe todas as coisas que seus contatos compartilham. Feita essa mudança, você passa a escolher com um toque o que quer baixar.

Na tela principal, toque nos três pontinhos do canto superior direito, depois entre em “Configurações”. Na tela seguinte, toque em “Conversas e chamadas”. Agora, na outra tela que surgiu, em “Download automático”.

Download sob demanda de imagens e vídeos no WhatsApp.

Existem duas opções, uma para a rede de dados (3G/4G) e outra para o Wi-Fi. O WhatsApp permite escolher o comportamento do download automático para imagens, vídeos e áudios, mas aquelas mensagens de voz push-to-talk (a de apertar, falar e soltar para mandar) são sempre baixadas automaticamente. Faça os ajustes da maneira que preferir.

3. Privacidade no WhatsApp

Caso seja reservado ou se preocupe com quem pode ter acesso às suas informações no WhatsApp, você pode praticamente restringi-las a apenas seus contatos e, esses, jamais saberem quando você está ou não online.

Entre novamente em “Configurações”, depois toque em “Conta” e, lá, na opção “Privacidade”.

Opções de privacidade no WhatsApp.

O primeiro grupo de opções, “Quem pode ver meus dados pessoais”, engloba os seguintes itens:

  • Visto por último: exibe, abaixo do seu nome, o último horário em que você abriu o app do WhatsApp. Muita gente usa esse dado para aferir se uma mensagem enviada já foi vista e ignorada.
  • Foto do perfil: somente quem você adicionar à sua lista de contatos poderá ver sua foto.
  • Status: mesma coisa da opção acima, mas para sua mensagem de status.

Embora separada das demais, a última opção dessa tela se relaciona com as outras explicadas acima. É a “Confirmações de leitura”, aquele tique duplo azul que dedura quem já leu uma mensagem. Se você a desmarcar seus contatos não saberão mais quando você ler as mensagens deles e você não verá mais tiques duplos azuis nas suas mensagens quando elas forem lidas.

4. O que acontece ao bloquear alguém?

Ainda na mesma tela do item anterior, existe uma opção que lista os contatos bloqueados. Mas… o que acontece ao bloquear alguém no WhatsApp?

A pessoa que é bloqueada não recebe aviso algum, mas o contato se torna impossível e metadados de quem a bloqueou deixam de ser atualizados. A ajuda do WhatsApp explica as consequências que o bloqueio traz a quem o faz:

  • As mensagens do WhatsApp enviadas por um contato bloqueado não serão exibidas em seu smartphone e nunca serão entregues a você.
  • Suas informações de visto pela última vez e online não estarão mais visíveis aos contatos bloqueados.
  • Qualquer atualização feita à sua mensagem de status não será visível para seus contatos bloqueados.
  • Qualquer mudança na sua imagem de perfil não estará mais visível aos contatos bloqueados.
  • Você não poderá enviar mensagens ou fazer ligações a um contato bloqueado.

O texto ainda alerta que o bloqueio não remove o contato da lista do WhatsApp. Para fazer isso, só removendo ele da sua lista de contatos do celular, já que o app a utiliza como espelho para a sua própria lista.

Para bloquear alguém, entre na tela de conversa com essa pessoa, toque no menu dos três pontinhos no canto superior direito, depois em “Mais”. A opção “Bloquear” aparecerá.

5. Arquivamento de mensagens

Arquivamento de conversas no WhatsApp.

O conceito de arquivar mensagens é similar ao do Gmail. Para manter a aba de conversas limpa e organizada, pode-se arquivar conversas. Elas continuarão salvas no smartphone e acessíveis pela pesquisa, só não ficarão ali, visíveis na aba de conversas.

Para arquivar uma conversa (vale para contatos individuais e grupos), aperte e segure o dedo em cima dela e, no menu suspenso que surge, toque em “Arquivar conversa”.

Caso prefira arquivar todas as conversas, entre nas configurações do WhatsApp, depois em “Conversas e chamadas”, aí toque em “Histórico de conversas” e, por fim, em “Arquivar todas conversas”.

6. Listas de transmissão

Às vezes você precisa mandar uma mensagem para várias pessoas, mas não quer criar um grupo para isso. O WhatsApp oferece um recurso chamado lista de transmissão para casos assim. É como enviar um e-mail para vários destinatários em CCO, ou seja, você manda uma mesma mensagem para várias pessoas e cada uma delas a receberá como se fosse uma individual.

Para fazer isso, toque, na tela principal, no menu dos três pontinhos e, em seguida, em “Nova transmissão”. Na tela seguinte, use a pesquisa para encontrar os contatos a quem deseja mandar a mensagem. O WhatsApp alerta que apenas aqueles que têm você em suas listas de contato a receberá. Encontrados todos, toque no botão “Criar”.

Listas de transmissão no WhatsApp.

A lista de transmissão se assemelha a um grupo ou contato qualquer. Escreva, mande, e todos os integrantes receberão a mensagem em conversas particulares, de onde poderão responder e dar continuidade ao papo. A mensagem enviada dessa forma exibirá, ao remetente, o ícone de um alto-falante do lado. A lista fica salva e pode ser usada mais de uma vez, tornando uma opção atraente para a divulgação de eventos, avisos e outros comunicados do tipo.

7. Backup do WhatsApp na nuvem

Se você discute questões importantes em grupos ou com alguns contatos pelo WhatsApp, utiliza ele como ferramenta de trabalho ou apenas gosta de manter tudo registrado, fazer backup do histórico de conversas é uma boa ideia.

No iPhone, há muito tempo o WhatsApp faz isso automaticamente via iCloud. Ao trocar de aparelho, basta solicitar a restauração do backup salvo na nuvem e tudo volta a ser como era antes.

O WhatsApp do Android faz backup diário no próprio smartphone. É meio inútil a menos que você use um cartão SD e pretenda reutilizá-lo num smartphone novo, afinal, a utilidade de um backup no próprio aparelho é mínima — se você o perde ou é roubado, não servirá de nada. Além disso, não é um processo trivial, como nos mostra a ajuda do app.

Felizmente, já é possível fazer backup no Android via Google Drive nos moldes da solução para iPhone/iCloud. O único detalhe chato é que, por ora, a versão disponível na Play Store (2.12.250) não conta com o recurso; é preciso recorrer ao site oficial e fazer sideloading do instalador para usar a mais recente (2.12.292) que conta com o backup na nuvem.

Para tanto, primeiro entre nas configurações do Android, vá até Segurança e, lá dentro, marque a opção “Fontes desconhecidas”. Depois, entre em whatsapp.com/android, faça o download do arquivo APK e instale-o. Não se esqueça de desativar a opção “Fontes desconhecidas” depois que realizar esse procedimento! Mantê-la desativada é uma medida válida de segurança.

Backup de conversas no Google Drive.

Ao abrir o WhatsApp atualizado, ele já oferecerá o backup no Google Drive. Pode-se definir a periodicidade entre diária, semanal, mensal ou manual, e se ele deve incluir vídeos ou não — por padrão apenas textos e imagens são salvos. Essas opções poder ser alteradas posteriormente indo ao menu principal, depois em “Conversas e chamadas” e, por fim, “Backup de conversas”.

Ao trocar de smartphone, certifique-se de estar usando o mesmo número e registrar a mesma conta Google no Android. Ao entrar no WhatsApp pela primeira vez, o app identificará o backup salvo no Drive e oferecerá a restauração.


Faltou alguma dica não muito conhecida que é tão útil quanto essas? Compartilhe-a nos comentários!

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

72 comentários

  1. Bom dia.
    Por que os outros contato que entra no meu link. Não consegui ver nada q postei no grupo.como faço pra todos w entra no link vê o que postei .
    É tbm só consigo enviar 5 msg, como faço pra envia Mais msg.

  2. Será que tem como ver conversas antigas de um grupo, pq eu entrei e queria ver as mensagens anteriores

  3. Gente por favor me ajuda. Quando eu mando mensagem pra uma pessoa aparece que ela não foi entregue, mas eu consigo vê os status dela. Ela me bloqueou?

  4. Um contato bloqueado por mim…nao vê minhas fotos…mas e se ele alterar a foto dele eu consigo ver mesmo ele estando na minha lista de bloqueio ou para ver preciso desbloquear…essa informação é muito importante pra mim..peço que responda com certeza.

  5. Gostaria de saber como me bloquear dentro de um grupo de whatsap. Pq se sair pode parecer agressivo.

    1. Não existe essa opção. Espere um tempo para saír ou peça algum administrador para te remover. Não é agressivo saír do grupo, super normal.

  6. Troquei meu Celular e em meus contatos do WhatsApp aparece somente o número do telefone e não o nome do contato. Nem sempre as pessoa coloca sua imagem no perfil. Como resolver isso?

  7. Como deixar os dados do contato ou do grupo sempre visivel à direita na tela do computador? Frequentemente envio mensagens para a pessoa ou grupo errado.

  8. Seria interessante que tivemos o recurso de subdividir as listas de transmissão. Como por exemplo criar pastas dentro de uma mesma lista.
    Trabalho em uma escola e utilizo uma lista de transmissão de Pais e Responsáveis. No entanto, às vezes tenho um recado apenas para uma das turmas, e aí preciso enviar individualmente para cada pai, ou a lista enviará à todos os pais da escola.

  9. Mas como é que eu Faço pra mudar o nome de uma contato no Whatsapp se eu já mudei um A vez e não da mais

  10. Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FlzfBAG0YFc1rdqkUp0Ofc

    Olá. Gostaria de informar que estou apenas começando com um grupo de produtos HINODE. Aqui estarei deixando disponível o que fazer para se tornar um consultor bem como valores e promoções referente a produtos. Conto com vocês!!! ??

    Acessem minha loja on line no link abaixo e vejam todos os produtos disponíveis e tenham a comodidade de comprar via depósito com boleto disponibilizado imediatamente, via PayPal, ou com seu cartão de crédito…

    * CONFIRA!!!*
    ???

    https://online.hinode.com.br/1777445

  11. Um contato bloqueado, mas que está num mesmo grupo que eu, pode visualizar minhas mensagens dentro do grupo?

  12. Quero enviar um post para todas as pessoas de um grupo mais, não quero mandar no grupo. Como faço???

  13. Se alguém que utiliza essa privacidade pra foto ser visível apenas a contatos da lista, se ela retirar a pessoa da lista, a mesma não conseguiria mais ver a foto dela?

  14. Bom dia, bloqueei um pentelho e antes do block eu enviei um áudio, ele pode ouvir o áudio mesmo depois de eu ter bloqueado ele, ou a partir do momento que fiz isto, todos os audios antigos e conversar se apagaram ? agradeço

  15. Alguem me ajude por favor ,eu tenho um iphone e quando vou enviar um video no whatsapp eu tenho que ficar com ele ligado ate carregar e não posso sair pra olhar outras conversas ou deixar o celular apagar , isso é normal do Iphone ? pq é mt ruim ter q ficar esperando , o outro que eu tinha moto g nao era assim :(

  16. Bom dia. Como enviar áudios, vídeos e imagens pela lista de transmissão no Iphone? obrigado, abraços

  17. O grupo whats é uma ferramente ampla, para ter em um mesmo local várias pessoas, seja para amizades, pricadeira, trabalho, faculdade…… Mais sempre é encontrado nele várias pessoas que apenas observa e nunca participa, como descobrir quem são eles????

  18. O grupo whats é uma ferramente ampla, para ter em um mesmo local várias pessoas, seja para amizades, pricadeira, trabalho, faculdade…… Mais sempre é encontrado nele várias pessoas que apenas observa e nunca participa, como descobrir quem são eles????

  19. Por que o WhatsApp tirou a função ENCAMINHAR PARA LISTAS DE TRANSMISSÃO do IPhone e não tirou do Android?

  20. Quero saber é quando vai ser possível separar as conversas de grupo das conversas individuais! Tudo misturado é péssimo de gerenciar!

  21. Tudo eu já sabia.
    O backup on-line é inútil.
    Impossível depois que utiliza essa merda, fazer a restauração do Backup local.
    Parte de Backups e organização das mídias do WhatsApp é lixo. App do meu nojo.

  22. Antes de mais nada, parabéns pelos artigos e pela atenção aos visitantes. Tenho uma questão que já pesquisei bastante e não vi a solução: Gostaria de separar as mídias por conversas. Dessa forma, facilita apagar as fotos de um determinado grupo de uma vez só, sem apagar, por exemplo, as fotos do grupo da família. Hoje faço isso manualmente.

    1. Laércio, acho que a única forma de ver as mídias individualmente é entrando nas informações de cada uma e tocando no item mídias. Não sei se resolve o seu problema, porém…

  23. para utilizar a lista de transmissão precisa ter + 55 11 como faço para adicionar isso em todos os meu co tatos ?

  24. muito interessante ! , porem , tem uma coisa mais importante e que
    ninguem ainda se atentou para ela ! ,,,, com a expansão do uso do
    wathsapp , é normal a criação de grupos e tambem esses grupos terem dois
    ou mais administradores , que as vezes fazem a cagada de colocar
    pessoas de má índole e torna-las administradoras tambem ! , e com isso ,
    na calada da noite como todo bom bandido faz , ela exclui os outros
    administradores e toma o grupo para ela ! ,, acontece , que mesmo
    fazendo isso , o grupo continua apresentando seu numero do telefone como
    “fundador” do grupo ! , legalmente o administrador desses grupos
    respondem civil e criminalmente por eles ! , ai o vagabundo que te
    roubou o grupo começa a usar ele para atos inlicitos e seu nome está lá
    como fundador do grupo ! , e para isso até agora eu não consegui achar a
    solução ! ,,,, se é que ela existe ! ,, você poderá sr excluido do
    grupo , mas você permanece lá como fundador ! ,,, tá ai uma bela
    empreitada para os pensadores de plantão !

    Fonte: http://top10mais.org/top-10-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-o-whatsapp/#ixzz4JQzNMixz

  25. Bem, e se você tem um importante grupo de contatos do trabalho e uma pessoa do grupo insiste em querer converter o grupo no grupo da religião dela? Ou seja, não quero (e não posso simplesmente bloquear essa pessoa) apenas quero não receber o que essa pessoa venha a postar no grupo, ela está lá no grupo e tal, mas eu não passaria mais a receber os links, áudios e vídeos dessa pessoa…! Tem como??

  26. esse cara não sabe de nada porque não da pra mandar pro brasil todo
    falei com a filial do whats nos estados unidos e me passaram que terei que comprar uma pacote especial que paguei U$500

  27. Ninguém aí sabe se é possível colocar um papel de parede diferente para cada contanto no Whatssap?
    Por exemplo, tem um contato que eu tenho uma foto com o mesmo, então, esta mesma foto eu queria colocar como papel de parede sem afetar o PDP das outras conversas…

  28. Se eu restaurar em outro smartphone, utilizando um número diferente. O aplicativo muda o número antigo? Desconecta do outro aparelho?

  29. O problema dos grupos é que não há convites, mas convocação. A pessoa é obrigada a entrar. Completa falta de liberdade. Intromissão na vida das pessoas. Horrível. Não há como bloquear grupos, só pessoas.

  30. Boa noite estou procurando uma informação e não encontro a dias…Como ficar invisivel, sem aparecer “on” p pessoas que não estejam em meus contatos? Pois habilitando a opçao “invisivel” as pessoas que não estão em meus contatos tem acesso quando estou “on”..sei q isso é possivel pois ha 2 pessoas em q os não contatos não tem acesso quando estão “on” só não posso perguntar por não serem conhecidos..Desde já obrigada

  31. Curioso, ontem mesmo fiz a última atualização do app na Google Play e hoje ele passou a apresentar um comportamento indesejado: está vibrando com novas mensagens de grupo, mesmo que eu tenha utilizado desde sempre sem vibração em mensagens do tipo, para qualquer grupo. Achei que estava havendo confusão de parâmetro e desabilitei também a vibração para mensagens de usuário, mas continuou vibrando. E é num intervalo rápido, um padrão diferente do geralmente utilizado pelo celular. Não consegui reverter ainda :(

  32. Curioso, ontem mesmo fiz a última atualização do app na Google Play e hoje ele passou a apresentar um comportamento indesejado: está vibrando com novas mensagens de grupo, mesmo que eu tenha utilizado desde sempre sem vibração em mensagens do tipo, para qualquer grupo. Achei que estava havendo confusão de parâmetro e desabilitei também a vibração para mensagens de usuário, mas continuou vibrando. E é num intervalo rápido, um padrão diferente do geralmente utilizado pelo celular. Não consegui reverter ainda :(

  33. Boa! Gostei bastante da dica do Google Drive. Eu lembro de ter visto um tempo atrás falarem disso, mas não sabia desse de baixar direto no site o .apk. Alguém sabe quando isso vai chegar pela Play Store?

  34. Então agora descobrimos quem é que redige aquelas revistas “Dicas para Whatsapp” que tem nas bancas… hmmm

    1. Sempre tem que ter essas revistas, né? Hahah

      Até hoje ouço pessoas procurando celular mandando um “qual celular que você tem que pega whatsapp?”

  35. Hm. Será que no Marshmallow isso será automático visto que “Backup and Restore” nativo via GDrive é uma das novidades?

    1. Depende do desenvolvedor, mas eu creio que não devido à limitação de tamanho do backup que, segundo o review do Ars Technica, é de 25 MB por app: http://arstechnica.com/gadgets/2015/10/android-6-0-marshmallow-thoroughly-reviewed/6/#h2

      Com o tanto de fotos e vídeos que são compartilhados pelo WhatsApp, 25 MB é pouco para o usuário médio. (Meus pais, que meio que só usam esse app, dia desses estavam sem espaço nos 8 GB que têm em seus smartphones!)

      1. Nesse caso, não seria mais jogo colocar a pasta de fotos e vídeos do whatsapp para backup via Google Photos (considerando que não tem limite e a qualidade satisfatória)?

        1. Tem que ver se o Google permite essa manobra. Em tese, funcionaria, mas eu não gostaria que funcionasse assim — imagine aquelas imagens de memes e piadas ruins misturadas com minhas fotos no Google Fotos?

        2. Tem que ver se o Google permite essa manobra. Em tese, funcionaria, mas eu não gostaria que funcionasse assim — imagine aquelas imagens de memes e piadas ruins misturadas com minhas fotos no Google Fotos?

          1. De forma semelhante aos e-mails de listas, spam, marketing, notificações de redes sociais e etc na caixa de entrada? Em breve o Google deve criar uma forma de separar/organizar isso (automagicamente) no GPhotos como fez no Gmail. =P Enfim, concordo com você.

          2. Gostaria de saber se teria como fazer uma lista de transmissão para mandar menagens para o brasil todo, pq toda fez que vou criar uma lista de transmissor aparece que só vai poder enviar conforme for meu DDD

      2. Esse artigo que vc linkou é um dos melhores reviews do Android Marshmallow que já li até agora na internet. 12 páginas. O cara dá detalhes sobre tudo.

  36. Tem aquela de habilitar o modo avião e visualizar a mensagem; depois fechar o app e desativar o modo. Aí, fica como se você não tivesse visualizado a mensagem.

    Não sei se ainda funciona.

        1. mas se voçê tem a pessoa no seu LIST porque bloquear as funções? é meio estranho esses recursos, se a idéia principal é comunicação? para que esses recursos? A pessoa Bloqueada não deveria nem ter entrado no seu Smartphone, vivi isso recentimente, a pessoa dizia : por favor me bloqueia ai no Zapp na Humildade ! ai eu respondia: Voçe já esta bloqueado, seu disgraçado! Nenhum nem o outro bloqueou, hoje estamos de boa novamente…

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!