Evernote é comprado por empresa italiana.

O Evernote, aplicativo de anotações pioneiro, foi vendido por valor não divulgado à Bending Spoons, empresa italiana especializada em aplicativos móveis.

No comunicado oficial, Ian Small, CEO do Evernote, diz que com a venda, o Evernote “aproveitará a comprovada experiência e as amplas tecnologias proprietárias” da Bending Spoons para melhorar o aplicativo — que, não faz muito tempo, em 2020, passou por uma reformulação profunda em todas as plataformas, adotando o framework Electron.

Um “case” de pioneirismo que não se converteu em domínio, o Evernote parecia inescapável em algum momento do início dos anos 2010, com seus aplicativos onipresentes e, até então, funcionais.

A startup levantou US$ 290 milhões entre 2007 e 2014 e, em algum momento depois disso, meio que se perdeu: funcionalidades básicas passaram a falhar, aplicativos diversos foram lançados e até produtos físicos, como cadernos Moleskine e meias (!), passaram a ser vendidos com a marca Evernote.

Em paralelo, algumas decisões de negócio, em especial a imposição de limitações rígidas ao plano gratuito (sincronia apenas entre dois dispositivos) somada a um forte aumento dos planos pagos e uma tentativa desastrosa de atualizar a política de privacidade em 2016, afugentaram muitos usuários. Via Evernote (em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

10 comentários

  1. Sou usuário do Evernote desde 2009. Lembro quando a assinatura plus, se não me engano custava míseros 4,50 mensais, depois simplesmente atualizaram tudo e ficou meio confuso tanto a aplicativo quanto o método de trabalho que era simplesmente simples e fantástico. Hoje no plano profissional utilizo para trabalhar, até tentei várias outras alternativas, até mais baratas, mas até hoje não consegui largar o Evernote. Penso que se tudo continuar como está continuarei firme.

  2. Fora que apareceram vários rivais mais em conta desde quando o evernote reinava. Muitos conhecidos migraram pro one note, alguns pro notion.

  3. Tenho conta do Evernote Personal e sou usuário desde 24 março de 2010.
    Pergunta: com essa venda, o que muda para nós, usuários há tanto tempo?
    Teremos que buscar outras alternativas?
    Nelson Alexandre

    1. Ainda não sabemos. Não anunciaram nada em relação a mudanças nos planos, preços etc. Tenha em mente, porém, que a Bending Spoons tem fama de careira e cobra assinatura semanal dos outros aplicativos do seu portfólio.

  4. Eu uso o Evernote muito esporadicamente pra salvar artigos que li na Internet. O bom é o plug-in que salva o conteúdo facilmente. Sugestões de serviço alternativo para esse caso de uso? De preferência que eu possa migrar o que já tenho no Evernote.

      1. Já tive alguns problemas com o pocket que cortava artigos que continuavam depois das propagandas. Não sei como ele está hoje, mas é bom ficar atento.

    1. Eu passei a usar o notion pra isso. Salva sites com mais detalhes que o Pocket e ainda dá pra escrever no texto capturado e marcar