Anúncio Black Friday na Insider: descontos exclusivos na máscara antiviral

Você já limpou o controle remoto da TV?

Controle de TV em frente a uma TV ligada.

A pandemia fez com que elevássemos o nível dos nossos hábitos de higiene. Aprendemos que leva no mínimo 20 segundos para lavar as mãos da maneira certa, passamos a desinfetar frutas, legumes e embalagens de alimentos industrializados ao chegar do mercado, e a não encostar em corrimões e outras superfícies de áreas comuns exceto se estritamente necessário — e, quando sim, mandando ver no álcool em gel logo em seguida. Vamos além. Você já limpou o controle remoto da sua TV?

Imagino que a menos que uma pessoa da sua residência tenha contraído COVID-19, a limpeza profunda do controle remoto da TV é mais uma questão de higiene genérica do que uma frente no combate ao coronavírus. Acredite, é preciso: o controle remoto é um dos itens mais sujos de qualquer casa e pode ser um grande vetor de contaminação. (Em hotéis, é uma boa ideia não tocar neles.)

No meu caso, tive uma motivação extra para fazer essa limpeza profunda: notei que o botão de liga/desliga estava falhando — e só ele, ou seja, não era pilha fraca. Descobri que a higiene pode, também, melhorar a resposta dos botões, pois a sujeira que se acumula nos pontos de contato entre eles e a placa de circuito impresso (PCB) atrapalha o funcionamento correto do controle.

Outro cuidado é com as pilhas, que por demorarem a ser consumidas por esse tipo de produto podem acabar vazando e você só perceber quando já for tarde demais — uma das duas palito que o meu leva já estava soltando um pó esquisito do polo negativo, ou seja, passava a hora de trocá-las.

É uma boa ideia, no geral, fazer essa limpeza profunda no controle remoto vez ou outra. Com qual periodicidade? Não sei dizer. Consultei manuais de TVs recentes da Samsung e LG; em nenhum deles há orientações de limpeza e manutenção dos controles remotos.

Ilustração com uma mãozinha depositando uma moeda em uma caixa com o logo do Manual do Usuário em uma das faces, segurada por dois pares de mãos. Ao redor, moedas com um cifrão no meio flutuando. Fundo alaranjado.

Apoie o Manual do Usuário.
Você ajuda a manter o projeto no ar e ainda recebe recompensas exclusivas. Saiba mais »

As cinco partes de um controle remoto separadas, sobre uma mesa.
Foto: Rodrigo Ghedin.

Provavelmente para reduzir custos, a maioria dos controles remotos de TVs modernas não usa parafusos em sua construção. Eles são compostos por uma PCB, um teclado emborrachado, duas partes plásticas que se unem por presilhas e a tampa do compartimento das pilhas.

Para abrir um, é preciso separar as partes plásticas. Atenção: não use sua unha para separar as duas peças plásticas do controle! Qualquer erro pode ser bastante dolorido. A maneira mais fácil e barata de abrir um controle remoto é usando um cartão plástico desses de crédito/débito — velho e fora de uso, porque ele provavelmente será danificado no processo. O meu controle tem uma abertura entre as duas partes quando a tampa das pilhas é removida. (Ah sim: remova as pilhas antes de começar.) Aproveitei esse vão para, a partir dele, enfiar o cartão e forçá-lo na junção, empurrando para cima para abrir uma fresta. As presilhas são duras mesmo, então tem que aplicar um pouco de força para desprendê-las

Separadas as duas partes plásticas, o controle meio que se desmonta sozinho. Essas partes e o teclado emborrachado eu lavei com uma bucha de cozinha (usando o lado não abrasivo), água e detergente, depois sequei levemente com um pano que não solta fiapos e, para garantir, deixei algumas horas secando ao ar livre.

Detalhe da placa lógica do controle remoto.
Esses desenhos em cor mais escura são pressionados pelos botões e fecham o circuito. Foto: Rodrigo Ghedin.

A sujeira que estava dificultando o funcionamento do botão liga/desliga do meu controle está na placa de circuito impresso (acima). Os pontos de contato acumulam sujeira e isso dificulta o fechamento do circuito, o que deixa o botão suscetível a falhas. Para limpá-los, peguei um cotonete, embebi as pontas em álcool isopropílico e o passei gentilmente nesses pontos de contato. Fiz o mesmo no compartimento de pilhas, a fim de remover aquele pó que vazou da pilha.

Mesmo para alguém sem jeito com eletrônica e que nunca havia feito isso, é um trabalho fácil e rápido. Tirando o tempo de secagem, todo o processo não leva mais do que 10 minutos. No fim, acabei com um controle limpinho e que voltou a funcionar bem.

Edição 20#35

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 comentários

  1. Estou querendo fazer no controle da minha Samsung Mu6100, mas o único vídeo que vi alguém abrindo ele acabou quebrando. E nem sei se ele realmente corrigiu o problema. O direcional esquerdo está falhando muito. Quero tentar consertar, mas fico receoso de quebrar…

  2. Adendo: isso vale também para calculadoras simples, controles de vídeo game (mas recomendado ter mais atenção devido a componentes mais complexos e delicados nestes) e quaisquer similar.

    No caso de calculadoras simples, vale o feito pelo Ghedin, mas com a ressalva que algumas calculadoras usam parafusos. Basta retira-los.

    No caso de controles de video games, há tutoriais que uma busca em um buscador de sua preferência pode mostrar.

    1. Já abri muito controle de Xbox 360 para trocar a alavanca do analógico. (Não sei se isso só acontecia comigo, mas elas esfarelavam depois de alguns meses jogando FIFA.) É, obviamente, mais complexo que um controle remoto de TV, mas não tanto; dá para entender bem fácil. Aliás, tem um post no meu blog (de 2012!) sobre isso.

      Logo depois de limpar o controle remoto da TV, inventei de limpar um controle de video game da Logitech que tenho há, seguramente, mais de uma década. O modelo é o RumblePad 2, com fio. Fiquei impressionado com a construção e a complexidade do interior dele. Muito mais complicado que o de Xbox 360, tanto que nem me arrisquei a desmontá-lo por completo. Não é à toa que continua funcionando, inteirão, mesmo após tanto tempo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!