O Instagram subiu o muro que separa pessoas que não têm conta na rede social das que sim. Desde pelo menos o último dia 20 de abril, a rede social de fotos do Facebook passou a impedir que pessoas não logadas visualizem fotos e vídeos de perfis públicos em computadores e tablets.
Perfis públicos, ou seja, que não têm o cadeado que restringe o conteúdo somente a seguidores, sempre foram acessíveis independentemente do login. Agora, não mais.
Testes diversos feitos pelo Manual do Usuário mostraram que somente em celulares o acesso às fotos e vídeos por deslogados está funcionando. Quando alguém nessa condição tenta ver algo de um perfil público no computador ou tablet, dá de cara com um formulário de login e cadastro.

Os testes foram feitos em computadores Windows e macOS, em diferentes cidades brasileiras, com conexões à internet móveis e fixas, em múltiplos navegadores e com extensões de bloqueio de anúncios desativadas. Em todos os casos, o impedimento à visualização se manteve.
Se você muda o “user agent” do navegador, uma espécie de identificador público que informa ao site o tipo de dispositivo que o está acessando, o comportamento do Instagram se altera. Ao identificar um navegador de computador como sendo o de um celular (Android ou iPhone), as fotos passam a abrir. O vídeo a seguir demonstra isso:
Apoie o Manual do Usuário.
Você ajuda a manter o projeto no ar e ainda recebe recompensas exclusivas. Saiba mais »
Assim, fotos e vídeos permanentes se somam aos stories, que sempre foram restritos a pessoas logadas no Instagram.
Como comentei recentemente em um Guia Prático, muitos estabelecimentos comerciais pequenos e profissionais liberais usam o Instagram como único meio de contato com o público externo, fato que torna essa mudança problemática para quem, por qualquer motivo, não tem e não deseja ter um perfil lá.
Entrei em contato com a assessoria do Instagram para questionar essa alteração. Em resposta, a assessoria informou que:
Se você não estiver conectado ao Instagram, poderá ver apenas uma certa quantidade de publicações em perfis públicos antes de ser solicitado a fazer login. Isso é para ajudar as pessoas a visualizarem fotos no Instagram e entenderem como ter a melhor experiência na plataforma, fazer parte da comunidade, conectando-se e interagindo com as pessoas e as coisas que elas amam.
Esse comportamento, de bloquear a visualização após a rolagem da página, existe desde novembro de 2019. Agora, não há “uma certa quantidade”; para ver fotos ou vídeos no Instagram a partir de um computador ou tablet, precisa estar logado.
Edição 20#13
- Dicas Guia despretensioso de como fazer um podcast
- Notícias Instagram não permite mais que pessoas sem conta vejam fotos e vídeos no computador
- Como eu trabalho Como o comunicador Thiago Romariz trabalha
- Guia Prático Produtividade (porém não muita), com Gislaine Bueno
- Vamos conversar? Post livre #218
- Bloco de notas Gatonet de live, pseudociência no Facebook e mais
Apesar de não permitir a abertura na mesma guia, o Instagram permite a abertura de publicações específicas utilizando “abrir em nova guia” com o cliquei direito>abrir nova guia ou com clique sobre o scroll.
lendo “minimalismo digital” do cal newport e essa resposta da empresa é o puro suco da cara de pau manipulatória.
felizmente não tenho conta nessa porcaria e nem pretendo.
“Os testes foram feitos em computadores Windows e macOS, em diferentes cidades brasileiras, com conexões à internet móveis e fixas, em múltiplos navegadores e com extensões de bloqueio de anúncios desativadas.”
uhasuahushauhasuhasuashushuahs, meu deus, tanto trabalho pra isso, respeito hein!!!!! \o/
Rapaz, eu acho que só com o user-agent você teria economizado dois terços de energia e tempo desperdiçados, embora os stalkers provavelmente agradeçam o levantamento :P
O que e esse user agent como usar??? nao quero ter conta no Instagram mas queria muito participar da meditação ao vivo com o sr tadashi
Eles querem mais gente na usina de coleta de dados. Inclusive um efeito colateral é o surgimento de contas falsas para “stalking”.
No móvel, são três cliques para acessar as postagens. Após isso, entrar é obrigatório.
instagram é uma das coisas mais tóxicas que esse universo pós-smartphones gerou
a sensação que eu tenho lá só não é pior que a de estar no facebook
de fato, clicando com botão direito e abrindo em nova aba dá pra ver a imagem (e tudo indica que os URLs individuais continuarão a funcionar abertos), mas realmente não duvido que implementem um script para proibir abrir em nova aba ou clicar com botão direito na imagem
eh soh abrir em outra guia