O escritório em casa do tradutor e narrador Leonardo Souza

Mesa escura com notebook fechado, monitor, teclado, mouse e decorações.

Durante a pandemia de COVID-19, a seção de mochilas será convertida em escritórios domésticos. Faz mais sentido, certo? Vale para os recém-chegados ao home office e para quem já está nessa há tempos. Mande o seu seguindo estas instruções. Todo o texto abaixo é de autoria do Leonardo.


Meu nome é Leonardo e eu trabalho com tradução e narração, principalmente para o canal Minuto da Terra, no YouTube (que é a versão brasileira do MinuteEarth).

Já faço home office há alguns anos, então confesso que a pandemia não mudou muito nesse quesito. Às vezes sinto falta de um escritório com mais pessoas, mas acho que o ideal seria algo como três vezes na semana, meio período. Não sinto falta (e nem acho muito produtivo) do 8h às 18h de segunda à sexta.

  • Ring light. Uso em videochamadas e vídeos em que eu apareço (tutoriais, vídeos pro canal, etc). Comprei no AliExpress.
  • Livro A revolução dos bichos, de George Orwell. Li no primeiro período da faculdade (muitos anos atrás) e tô relendo. Gosto de deixar o “livro do momento” assim na mesa pra lembrar de ler, nem que seja uma página por dia.
  • Mesa digitalizadora Wacom One. Comprei no natal para utilizar no canal do YouTube também (o conteúdo é educativo e em forma de desenho animado com stick figures).
  • Kindle (7ª geração). Alterno com livros físicos.
Foto de longe do escritório doméstico do Leonardo, mostrando a mesa, uma estante atrás (ambos os móveis escuros com detalhes em madeira), uma cadeira com assento laranja e, à direita, cortina iluminada pelo sol.
Foto: Arquivo pessoal.
  • Fone de ouvido bluetooth Pamu Scroll. Uso na rua.
  • Amazfit Pace. Sempre no pulso.
  • Fone Over-ear Arcano Hp-250. Uso para edições no Adobe Audition.
  • Notebook Acer Aspire 5 A515-54G-73Y1. Tem um Intel Core i7, 8 GB de RAM, SSD de 512 GB, GPU GeForce MX250, tela de 15,6″. Veio com o Endless OS (mudei para o Windows 10). Uso teclado e mouse USB, ambos da Dell, ligado numa Smart TV LED 24″ Monitor LG.
  • Microfone Blue Yeti. Para gravação.
  • Cadeira Flexform Uni.

Montei o escritório há pouco tempo, não faz dois meses, então ainda tô me adaptando e tentando montar uma estação de trabalho confortável e ergonômica.

Edição 21#1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 comentários

  1. Leonardo, o que você tem a dizer sobre essa cadeira, atende bem ao que você precisa? Tem algum ponto negativo? Estava tendo dificuldade para achar cadeiras ergonômicas que não fossem horríveis de caras.

  2. Gostei.
    Tenho a cadeira só que preta… Gosto dela.
    Toda vez que vejo essas mesas organizadas penso na minha… Ou melhor penso na falta de organização da minha.

  3. Não conhecia o canal!! Acabei de me inscrever e vou acompanhar o seu trabalho.

    Além disso, belo escritório!

    1. Aeee! Quando tiver um tempo dá uma olhada nos vídeos, tenho certeza que vai gostar :) Abraço!

  4. A estante é a melhor parte do setup. divulgue o nome de quem fez que com certeza ele vai ter muitos outros clientes! na foto não consegui ver a wacom,mas conheço bem o modelo…uma excelente compra.

  5. Escritório organizado, bacana. Sou fã do Minuto da Terra, aliás!
    PS: o microfone é bom mesmo? Tenho pesquisado alguns modelos, mas não sei nada sobre.

    1. <3
      Esse microfone é ótimo! Tive a sorte de comprar na OLX de uma pessoa que comprou e mal usou (um novo é meio carinho). É daqueles itens que tu compra e tão cedo não precisa de outro.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário