Ajude-me a vencer o processo contra a Folha de S.Paulo!

Imagens de dor e sofrimento proporcionadas pelo Windows 10

Você tentou instalar o Windows 10 em seu PC? Como foi a experiência? Para muita gente tem sido dolorosa. Falhas na instalação, ativação que não funciona…

Janela de 'problema' no Windows 10.
Começamos mal. Foto: @bonelam.
Deu ruim nesse Windows 10.
:( . Foto: Gabe Gomes.
Mensagem de erro na instalação do Windows 10.
NÃÃÃÃO!!! Foto: Ranner Barbosa.
Alguma coisa aconteceu.
Em gringo. Imagem: @jonathantimar.

E, claro, tem também o download que nunca chega:

https://twitter.com/liiabinho_/status/626469661383753728

Para quem não conseguiu baixar

Essa último situação é normal, caso você não tenha “reservado” o Windows 10 até antes de ontem. A Microsoft já tinha avisado que faria a atualização em etapas, gradualmente, e que daria preferência num primeiro momento aos “Insiders” (beta testers) e a quem tivesse feito a reserva.

Se você não está em nenhum desses grupos, mas a ansiedade está forte, existe um truque rolando na web para forçar a atualização. Basicamente, fazê-la usando esta ferramenta da Microsoft.

Cuidado para não quebrar a Internet

Dividir a liberação do download em fases foi a decisão correta. Não “quebrou a Internet”, como alguns previam que pudesse acontecer se milhões de usuários resolvessem baixar o instalador ao mesmo tempo e, como efeito colateral, menos gente está vendo o Windows 10 do jeito que veio ao mundo, ou seja, carente de polimento e repleto de pequenos bugs.

Ativação do Windows 10

Esse ponto tem sido fonte de muitas dúvidas. Ouça (ou leia) o que o Paul diz no tweet acima: antes de partir para uma instalação limpa, caso assim queira, faça a atualização a partir do Windows 7 ou 8.1. Isso garantirá a ativação e, dependendo do seu hardware, reinstalações posteriores sequer pedirão a chave (CD-Key) no processo.

Há casos em que mesmo fazendo a atualização a ativação não funciona. Para esses, a Microsoft recomenda um processo que passa pela loja do Windows a fim de ativá-lo. O documento ainda cita outros cenários possíveis de problemas nessa parte, então se você estiver empacado aqui, vale a pena dar uma lida.

46 comentários

  1. Tive que ligar no suporte da Microsoft hoje, o atendente me falou que eles estão, hoje, com uma média de 650.000 downloads simultâneos do Windows 10. É download pra caramba!

    Votos: 0
    1. Para uma empresa que tem o segundo maior data center do mundo, deve ser fichinha!

      Votos: 0
      1. É que não depende só de data center, a rede toda precisa dar conta do volume. Dizem que a Microsoft reservou 40 Tb/s em vários CDNs de terceiros ao redor do mundo. É coisa pra caramba!

        Votos: 0
    2. Pra uma empresa que reservou 40tbps de banda pro lançamento do W10, acho é pouco kkk

      Votos: 0
    3. Para a empresa que domina o mercado de PCs é de se esperar.

      Votos: 0
  2. E estou usando o Edge e está bem cru ainda, talvez seja por isso que a navegação esteja tão leve.

    Votos: 0
    1. Sem flash e java.. Vai rodar liso msm

      Votos: 0
        1. Acho q vem desativado. Pq tentei acessar o site do BB e acusou q nao tinha flash e pediu pra abrir no IE11! Alias, so consegui instalar o maldito do plugin de segurança qdo instalei o Flash Player! No Win8.1 nao preciso!

          Votos: 0
    2. Cara, não achei leve, vai dando scroll na timeline do facebook por exemplo, quanto mais tu baixa mais lento fica, a ponto de dar um lag. No Opera não acontece isso.

      Votos: 0
  3. Então, havia reservado o Windows 10 (desnecessariamente) e o recebi. Mas não pretendo atualizar tão cedo. Lá pro final do ano eu faço isso. rsrs

    Uso o Windows 8.1 original e gosto dele.

    Votos: 0
    1. Se eu for atualizar o Windows 10 vai ser apenas para garantir num feriado qualquer, hoje? sem a menor sombra de dúvida que o sistema não vai estar 100%, logo só quem é ávido vai querer atualizar.

      Votos: 0
      1. Isso aí. Também atualizarei só para garantir. Nada contra o Windows 10, pelo contrário. Mas não estou ansioso para usar o novo Windows. O atual atende a todas as minhas necessidades e muito bem!

        Votos: 0
        1. Ainda estou no Windows 7, até usei o windows 8 e 8.1, mas o sistema é muito ruim, e o Windows 10 só vai valer depois dos updates iniciais.

          Votos: 0
  4. Tive o problema de não conseguir ativar após uma instalação limpa.
    Mas sem problemas, já voltei para o Windows 8.1, não gostei do que vi no Windows 10. Parece que estão entregando uma versão Beta.

    Votos: 0
    1. Mesma impressão que tive.

      O estranho é que no beta do W10 algumas coisas estavam bem melhores, como a bateria (a duração era excelente) e não era lento para desligar/boot.

      Votos: 0
      1. Também senti isso. Pelo menos no meu pc, o edge era melhor quando ainda se chamada Project Spartan

        Votos: 0
    1. Ah é, é normal os casos atípicos ganharem mais destaque. Acredito que a maioria das atualizações tenha transcorrido sem problemas :)

      Votos: 0
      1. Sim, a maioria deve ter ocorrido sem problemas. Não tenho como fazer a matemática mas já vi muita gente reclamando. Dos que atualizaram no trabalho vi uma tela azul por problema de drivers e duas não ativações.

        Votos: 0
  5. A Microsoft podia oferecer a opção de a gente colocar o serial num site ou programa e ele converter o serial pra Windows 10. Facilitaria a vida.

    Votos: 0
    1. Acho que eles mudaram o sistema – para clientes comuns, o software é vinculado ao hardware. Então, acho que converter o serial via outra maneira não vira, já que a MS quer ter um controle maior dos equipamentos.

      Votos: 0
  6. Eu pensei… “quer saber, vo instalar essa parada encima de todos esses dados sensíveis, Microsoft me surpreenda” . E ela surpreendeu kkkk o sistema está funcionando perfeitamente não é estranho isso?

    Votos: 0
    1. Sim. Não é o tipo de coisa que se espera da Microsoft. Esse mérito precisa ser reconhecido.

      Votos: 0
  7. O meu deu tudo certinho. Atualizei enquanto estava na aula, pra não ter que esperar, e depois de instalado tudo funciona direitinho.

    Mas venho ressaltar alguns pontos fracos do sistema que observei logo de cara:

    A Cortana não funciona de jeito nenhum – desconfio que o problema esteja na ativação do microfone pra falar com a dita cuja.

    Muitos apps que vem dentro do menu iniciar não podem ser retirados do menu; mesmo eu insitindo que não quero em hipótese nenhuma jogar Candy Crush, tenho que ver o tile deste app toda vez que clico em Inicar.

    Os menus de configurações ficaram muito mais simples, mas dão menos liberdade de personalização; por exemplo: posso escolher as cores das janelas, mas dentro de uma palheta de cores específicas – vejo isso como um meio termo entre a total liberdade de configuração dos sistemas anteriores e a completa falta de liberdade da concorrente maçã.

    Vou continuar explorando xD

    Votos: 0
    1. Deve ser algum bug ai no seu sistema ou sei la, pois aqui eu reorganizei meu menu iniciar todo e ainda desinstalei 70% dos apps pré instalados da microsoft, tente um pouco ai ou espere uma atualização pra ver se isso corrige

      Votos: 0
  8. Fico surpreso com esses relatos… Minha atualização foi pra lá de tranquila…

    Votos: 0
  9. Eu fiz a limpa aqui e nem pediu a key, ja ativou com a do 7 anterior.

    Votos: 0
  10. Tive alguns problemas, e acabei de instalar ele.
    Tentei instalar algumas vezes, e funcionou depois que eu:
    1 – Liberei espaço no disco C
    2 – Instalei as atualizações do Windows Update

    Depois disso, instalou normal (só demorou e.e)

    Votos: 0
  11. Nao fiz o agendamento e usei o Media Create. Funcionou sem problemas! Unico “bug” sao dos ícones no menu inciar q ficam “cortados” de vez em quando!

    Votos: 0
  12. Lembro que comentei que essa ideia de fazer um grande lançamento free teria muitos riscos já que tem computador Windows de tudo que é jeito…apesar de compatíveis entre si. É esperado e compreensível tecnicamente falando, mas pode pegar mal todos esses problemas estranhos e recuperar um pouco da fama antiga do Windows.

    Acredito que a bandeirinha de atualização automática poderia ter sido disparada após um mês ou dois do lançamento.

    Votos: 0
  13. Tentei instalar no tablet tf74w da CCE e não foi, deu a primeira imagem. :(

    Votos: 0
  14. Tentei instalar no tablet tf74w da CCE e não foi, deu a primeira imagem. :(

    Votos: 0
  15. Não recebi a atualização, por isso tive que utilizar a ferramenta. Antes tinha forçado a atualização e sempre falhava perto de terminar o download. Foram umas 8 vezes entre baixar tudo, falhar o download e não conseguir atualizar. Somente quando fiz através de um pendrive funcionou.

    Nesse ponto é completamente decepcionante a Microsoft fazer tanta propaganda, colocar um botão no Windows como ferramenta de migração e não funcionar na data divulgada.

    Depois disso comecei a utilizar o Windows 10. A primeira coisa que notei foi a demora para iniciar o sistema. No Windows 8.1 é muito rápido e não chega a 5 segundos para ligar o computador. No Windows 10 até para desligar demora.

    Mas, o maior problema não é esse. E sim a baixa autonomia da bateria. Meu computador chega a ter uma duração de 5 horas. Tinha testado o preview do Windows 10 e a duração da bateria estava excelente. Não sei o que eles fizeram, mas perdi por volta de 2 horas de autonomia.

    Não tive problemas de incompatibilidade de drivers e todos os meus programas instalados estavam funcionando perfeitamente depois do upgrade.

    Em compensação, o Windows 10 é extremamente intrusivo e tenta ao máximo pegar seus dados.

    Além disso, o Menu Iniciar voltou com problemas. Ele funciona quando quer e traz muita dor de cabeça.

    Voltei para o Windows 8.1 e acho que vou continuar com ele durante muito tempo.

    Votos: 0
  16. Tbm estou sofrendo, mas pq ainda não instalei.
    Estranhamente não apareceu a opção de manter meus dados e apps. O instalador informou q a língua di sistema atual e a selecionada são diferentes :S

    Votos: 0
  17. Eu tinha reservado a atualização, mas resolvi utilizar a ferramenta para atualizar logo. Foi bem rápido o processo todo e não tive nenhum problema durante o processo. Ocorreu tão bem no meu que ainda ontem atualizei o computador do meu irmão e que não tinha sequer reservado a atualização ainda, então só passei a ferramenta. Também ocorreu normalmente e não tive problema algum.

    Votos: 0
  18. Ontem eu consegui atualizar meu notebook após algumas tentativas, mas minha outra máquina apresentou erro no Windows Update. Vou tentar novamente hoje mais tarde.

    Votos: 0
  19. Aqui atualizei o meu no dia 29 de madrugada ainda. Deixei baixando pois o download silencioso que a Microsoft tinha feito não tava rolando de instalar. Lá pelas meia-noite e meia iniciei este segundo download usando o Windows Update, demorou umas 2 horas o download e umas 3 da manhã iniciei a instalação. Pela manhã estava atualizado, ativado e precisando fazer apenas aquelas últimas configurações. Feito isso, o meu computador estava pronto para trabalhar. Todos os aplicativos funcionando normalmente, drives, etc… Até agora não teve nenhuma falha que tenha me impedido de trabalhar.

    Votos: 0
  20. Acabou de atualizar no pc do trabalho. Demorou pra caramba, principalmente para baixar, mas depois foi tudo lindo. Esperar pra baixar em casa agora.

    Votos: 0