Imagens de dor e sofrimento proporcionadas pelo Windows 10

Você tentou instalar o Windows 10 em seu PC? Como foi a experiência? Para muita gente tem sido dolorosa. Falhas na instalação, ativação que não funciona…

Janela de 'problema' no Windows 10.
Começamos mal. Foto: @bonelam.
Deu ruim nesse Windows 10.
:( . Foto: Gabe Gomes.
Mensagem de erro na instalação do Windows 10.
NÃÃÃÃO!!! Foto: Ranner Barbosa.
Alguma coisa aconteceu.
Em gringo. Imagem: @jonathantimar.

E, claro, tem também o download que nunca chega:

https://twitter.com/liiabinho_/status/626469661383753728

Para quem não conseguiu baixar

Essa último situação é normal, caso você não tenha “reservado” o Windows 10 até antes de ontem. A Microsoft já tinha avisado que faria a atualização em etapas, gradualmente, e que daria preferência num primeiro momento aos “Insiders” (beta testers) e a quem tivesse feito a reserva.

Se você não está em nenhum desses grupos, mas a ansiedade está forte, existe um truque rolando na web para forçar a atualização. Basicamente, fazê-la usando esta ferramenta da Microsoft.

Cuidado para não quebrar a Internet

Dividir a liberação do download em fases foi a decisão correta. Não “quebrou a Internet”, como alguns previam que pudesse acontecer se milhões de usuários resolvessem baixar o instalador ao mesmo tempo e, como efeito colateral, menos gente está vendo o Windows 10 do jeito que veio ao mundo, ou seja, carente de polimento e repleto de pequenos bugs.

Ativação do Windows 10

Esse ponto tem sido fonte de muitas dúvidas. Ouça (ou leia) o que o Paul diz no tweet acima: antes de partir para uma instalação limpa, caso assim queira, faça a atualização a partir do Windows 7 ou 8.1. Isso garantirá a ativação e, dependendo do seu hardware, reinstalações posteriores sequer pedirão a chave (CD-Key) no processo.

Há casos em que mesmo fazendo a atualização a ativação não funciona. Para esses, a Microsoft recomenda um processo que passa pela loja do Windows a fim de ativá-lo. O documento ainda cita outros cenários possíveis de problemas nessa parte, então se você estiver empacado aqui, vale a pena dar uma lida.

Acompanhe

Newsletter (toda sexta, grátis):

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

46 comentários

  1. O meu deu tudo certinho. Atualizei enquanto estava na aula, pra não ter que esperar, e depois de instalado tudo funciona direitinho.

    Mas venho ressaltar alguns pontos fracos do sistema que observei logo de cara:

    A Cortana não funciona de jeito nenhum – desconfio que o problema esteja na ativação do microfone pra falar com a dita cuja.

    Muitos apps que vem dentro do menu iniciar não podem ser retirados do menu; mesmo eu insitindo que não quero em hipótese nenhuma jogar Candy Crush, tenho que ver o tile deste app toda vez que clico em Inicar.

    Os menus de configurações ficaram muito mais simples, mas dão menos liberdade de personalização; por exemplo: posso escolher as cores das janelas, mas dentro de uma palheta de cores específicas – vejo isso como um meio termo entre a total liberdade de configuração dos sistemas anteriores e a completa falta de liberdade da concorrente maçã.

    Vou continuar explorando xD

    1. Deve ser algum bug ai no seu sistema ou sei la, pois aqui eu reorganizei meu menu iniciar todo e ainda desinstalei 70% dos apps pré instalados da microsoft, tente um pouco ai ou espere uma atualização pra ver se isso corrige

  2. Acabou de atualizar no pc do trabalho. Demorou pra caramba, principalmente para baixar, mas depois foi tudo lindo. Esperar pra baixar em casa agora.

  3. Aqui atualizei o meu no dia 29 de madrugada ainda. Deixei baixando pois o download silencioso que a Microsoft tinha feito não tava rolando de instalar. Lá pelas meia-noite e meia iniciei este segundo download usando o Windows Update, demorou umas 2 horas o download e umas 3 da manhã iniciei a instalação. Pela manhã estava atualizado, ativado e precisando fazer apenas aquelas últimas configurações. Feito isso, o meu computador estava pronto para trabalhar. Todos os aplicativos funcionando normalmente, drives, etc… Até agora não teve nenhuma falha que tenha me impedido de trabalhar.

  4. Eu tinha reservado a atualização, mas resolvi utilizar a ferramenta para atualizar logo. Foi bem rápido o processo todo e não tive nenhum problema durante o processo. Ocorreu tão bem no meu que ainda ontem atualizei o computador do meu irmão e que não tinha sequer reservado a atualização ainda, então só passei a ferramenta. Também ocorreu normalmente e não tive problema algum.

  5. Tbm estou sofrendo, mas pq ainda não instalei.
    Estranhamente não apareceu a opção de manter meus dados e apps. O instalador informou q a língua di sistema atual e a selecionada são diferentes :S

  6. Não recebi a atualização, por isso tive que utilizar a ferramenta. Antes tinha forçado a atualização e sempre falhava perto de terminar o download. Foram umas 8 vezes entre baixar tudo, falhar o download e não conseguir atualizar. Somente quando fiz através de um pendrive funcionou.

    Nesse ponto é completamente decepcionante a Microsoft fazer tanta propaganda, colocar um botão no Windows como ferramenta de migração e não funcionar na data divulgada.

    Depois disso comecei a utilizar o Windows 10. A primeira coisa que notei foi a demora para iniciar o sistema. No Windows 8.1 é muito rápido e não chega a 5 segundos para ligar o computador. No Windows 10 até para desligar demora.

    Mas, o maior problema não é esse. E sim a baixa autonomia da bateria. Meu computador chega a ter uma duração de 5 horas. Tinha testado o preview do Windows 10 e a duração da bateria estava excelente. Não sei o que eles fizeram, mas perdi por volta de 2 horas de autonomia.

    Não tive problemas de incompatibilidade de drivers e todos os meus programas instalados estavam funcionando perfeitamente depois do upgrade.

    Em compensação, o Windows 10 é extremamente intrusivo e tenta ao máximo pegar seus dados.

    Além disso, o Menu Iniciar voltou com problemas. Ele funciona quando quer e traz muita dor de cabeça.

    Voltei para o Windows 8.1 e acho que vou continuar com ele durante muito tempo.

  7. Eu pensei… “quer saber, vo instalar essa parada encima de todos esses dados sensíveis, Microsoft me surpreenda” . E ela surpreendeu kkkk o sistema está funcionando perfeitamente não é estranho isso?

  8. Lembro que comentei que essa ideia de fazer um grande lançamento free teria muitos riscos já que tem computador Windows de tudo que é jeito…apesar de compatíveis entre si. É esperado e compreensível tecnicamente falando, mas pode pegar mal todos esses problemas estranhos e recuperar um pouco da fama antiga do Windows.

    Acredito que a bandeirinha de atualização automática poderia ter sido disparada após um mês ou dois do lançamento.

  9. Nao fiz o agendamento e usei o Media Create. Funcionou sem problemas! Unico “bug” sao dos ícones no menu inciar q ficam “cortados” de vez em quando!

  10. Tive alguns problemas, e acabei de instalar ele.
    Tentei instalar algumas vezes, e funcionou depois que eu:
    1 – Liberei espaço no disco C
    2 – Instalei as atualizações do Windows Update

    Depois disso, instalou normal (só demorou e.e)

  11. Então, havia reservado o Windows 10 (desnecessariamente) e o recebi. Mas não pretendo atualizar tão cedo. Lá pro final do ano eu faço isso. rsrs

    Uso o Windows 8.1 original e gosto dele.

    1. Se eu for atualizar o Windows 10 vai ser apenas para garantir num feriado qualquer, hoje? sem a menor sombra de dúvida que o sistema não vai estar 100%, logo só quem é ávido vai querer atualizar.

      1. Isso aí. Também atualizarei só para garantir. Nada contra o Windows 10, pelo contrário. Mas não estou ansioso para usar o novo Windows. O atual atende a todas as minhas necessidades e muito bem!

        1. Ainda estou no Windows 7, até usei o windows 8 e 8.1, mas o sistema é muito ruim, e o Windows 10 só vai valer depois dos updates iniciais.

      1. É que não depende só de data center, a rede toda precisa dar conta do volume. Dizem que a Microsoft reservou 40 Tb/s em vários CDNs de terceiros ao redor do mundo. É coisa pra caramba!

    1. Cara, não achei leve, vai dando scroll na timeline do facebook por exemplo, quanto mais tu baixa mais lento fica, a ponto de dar um lag. No Opera não acontece isso.

        1. Acho q vem desativado. Pq tentei acessar o site do BB e acusou q nao tinha flash e pediu pra abrir no IE11! Alias, so consegui instalar o maldito do plugin de segurança qdo instalei o Flash Player! No Win8.1 nao preciso!

  12. A Microsoft podia oferecer a opção de a gente colocar o serial num site ou programa e ele converter o serial pra Windows 10. Facilitaria a vida.

    1. Acho que eles mudaram o sistema – para clientes comuns, o software é vinculado ao hardware. Então, acho que converter o serial via outra maneira não vira, já que a MS quer ter um controle maior dos equipamentos.

      1. Sim, a maioria deve ter ocorrido sem problemas. Não tenho como fazer a matemática mas já vi muita gente reclamando. Dos que atualizaram no trabalho vi uma tela azul por problema de drivers e duas não ativações.

  13. Tive o problema de não conseguir ativar após uma instalação limpa.
    Mas sem problemas, já voltei para o Windows 8.1, não gostei do que vi no Windows 10. Parece que estão entregando uma versão Beta.

    1. Mesma impressão que tive.

      O estranho é que no beta do W10 algumas coisas estavam bem melhores, como a bateria (a duração era excelente) e não era lento para desligar/boot.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!