Anúncio NordVPN, a VPN mais rápida do mercado, com 68% de desconto

Cibersegurança: Como proteger arquivos armazenados nos ambientes em nuvem?

Mão segurando um papel com um recorte em formato de nuvem, contra o céu com nuvens.

Oferecimento:
Bitdefender

Atualmente, o trabalho remoto vem se tornando cada vez mais popular no mundo todo. Muitas empresas continuam com o método de home office adotado desde o início da pandemia de coronavírus, a fim de garantir a segurança de seus funcionários.

Por conta disso, muitos serviços de armazenamento em nuvem como o Google Drive e o Dropbox passaram a ser mais utilizados.

Como os computadores pessoais não contam com a mesma proteção que os empresariais, esse fenômeno abriu algumas brechas de segurança on-line, deixando os dados e arquivos da nuvem mais vulneráveis e passíveis de roubo ou invasões por cibercriminosos.

Ficou preocupado? Continue lendo nosso artigo e aprenda a proteger seus arquivos armazenados em ambientes de nuvem. Confira nossas dicas!

Escolha um serviço de confiança

Existem muitas opções de armazenamento em nuvem disponíveis hoje, mas algumas delas são bem conhecidas e confiáveis. As que oferecem métodos de segurança mais sofisticados são o Onedrive, iCloud e Dropbox.

Uma boa forma de averiguar a confiabilidade do ambiente em nuvem, é pesquisar e descobrir se a plataforma tem algum histórico de invasões e roubo de dados anteriormente.

Utilize senhas fortes

Criar senhas com uma sequência complexa que contenha letras, números e caracteres especiais é a receita do sucesso para ter uma segurança forte e deixar os criminosos longe dos seus dados.

Para aumentar a segurança, utilize também o método de autenticação em duas etapas. Esse método de verificação ajuda você a manter seus dados seguros mesmo que sua senha tenha sido descoberta por pessoas mal-intencionadas.

Com a autenticação em duas etapas, uma confirmação de acesso será enviada para seu celular ou e-mail toda vez que um novo dispositivo tentar entrar na sua conta de armazenamento em nuvem.

Use criptografia

Mesmo que alguém tenha acesso aos seus arquivos on-line, você pode garantir que o invasor não consiga visualizá-los.

Isso é possível através da criptografia, que codifica o arquivo de maneira incompreensível para quem não possui a chave ou código certo. Apps como o VeraCrypt e Predator fazem esse tipo de serviço.

Símbolo da Nuvem e duas pessoas sentadas ao fundo da imagem.

Faça backups periodicamente

Algumas pessoas armazenam arquivos especificamente em serviços em nuvem para facilitar o acesso on-line. Contudo, é altamente recomendável manter também um backup offline.

Esse backup pode ser feito no seu computador, disco rígido externo, unidade flash ou até mesmo cartão de memória.

Evite usar redes Wi-Fi públicas

Embora seja tentador, evite usar redes Wi-Fi públicas para enviar ou baixar arquivos na nuvem. Além de serem lentas, elas costumam não ser seguras.

Ao se conectar com essas redes gratuitas, hackers podem facilmente usar as vulnerabilidades de segurança para interceptar seus documentos e dados. Melhor não correr riscos, certo?

Tenha proteção extra!

Para aumentar sua segurança tanto nos ambientes em nuvem quanto em seu computador pessoal, invista no melhor antivírus Windows do mercado para fazer varreduras periódicas e manter seu dispositivo longe de invasões, roubos de dados, malwares e outros perigos on-line.

Seguindo nossos conselhos, seus dados, arquivos e informações estarão muito mais seguros!

Gostou das nossas dicas? O que você faz para proteger seus arquivos na nuvem? Compartilhe nos comentários!

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do Manual do Usuário.

Imagens: Adobe Stock (Rawpixel.com).

Edição 20#44

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário

  1. A dica do VeraCrypt é importante! Todo arquivo que subo pra nuvem já vai criptografado, dessa forma, nem a empresa da nuvem e nem terceiros poderão ter acesso.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!