Etc

Bloco de notas 20#12: Apple e Google se unem contra o coronavírus

Notinhas, impressões pessoais e curiosidades do mundo da tecnologia.


Apple e Google se unem contra o coronavírus

Não é todo dia que empresas tão antagônicas se unem publicamente em prol de uma causa. Apple e Google anunciaram uma iniciativa para ajudar no combate à COVID-19 [Apple]. A partir de maio, iOS e Android ganharão uma API para permitir que aplicativos de autoridades de saúde rastreiem contatos entre os usuários para avisá-los caso tenham sido expostos a alguém infectado pelo SARS-CoV-2.

→ À primeira vista, Apple e Google fizeram um bom trabalho na especificação da API no sentido de proteger a privacidade dos usuários. De qualquer maneira, a prevenção é um esforço que depende de ações menos tecnológicas e mais críticas, como a testagem ampla e rápida de suspeitos de estarem com a doença, para ser bem sucedida. Um artigo da Electronic Frontier Foundation, traduzido pelo Manual do Usuário, explora essas limitações e os riscos potenciais de iniciativas de aplicativos do tipo.

→ A Apple, a exemplo do Google, também liberou dados da movimentação dos seus usuários [Apple], neste caso extraídos do Apple Mapas. O Waze também divulgou dados de movimentação [Waze, em inglês]: no mundo inteiro, a redução no uso nas viagens de carro entre os usuários do app foi de 60%.


O novo velho iPhone

Meses de rumores chegaram ao fim nesta quarta (15) com o anúncio do novo iPhone SE [MacMagazine]. O celular tem cara de velho — usa o mesmo design do iPhone 6, lançado em 2014 —, porém tem o mesmo chip do iPhone 11 e ganhou algumas melhorias internas (câmeras atualizadas, Wi-Fi 6). O objetivo é oferecer um iPhone de baixo custo, mas não no Brasil, onde ainda não sabemos quando ele chegará: por aqui, já sabemos que ele custará a partir de R$ 3,7 mil.

→ Este é provavelmente o iPhone mais entediante da história. Em um mundo ideal, ele seria o único à venda. Explico esse raciocínio no Guia Prático desta semana.


As fatias de Android

O Google atualizou o painel de versões do Android [Google] no último dia 10 de abril. Ele monitora quais versões do sistema estão em uso no mundo. A Oreo (8.0 e 8.1) é a mais popular, com 28,3% do total. A 9, penúltima, está em 10,4% dos dispositivos. Já a 10, mais recente, não aparece, o que significa que tem participação inferior a 0,1%.


Leitura recomendada


Fleeceware?

Você sabe o que é um app fleeceware? É aquele criado por empresas obscuras, que oferecem um período gratuito e, quando ele acaba, cobram uma assinatura cara, apostando na desatenção do usuário em percebê-la no extrato do cartão. A Sophos encontrou 30 apps do tipo na App Store do iOS[em inglês], alguns deles na lista dos mais comprados.


Para colorir

Encontrar novas distrações dentro de casa vai ficando cada vez mais difícil. Trabalhos manuais, como desenhar e colorir, são uma ótima alternativa. A Adobe está liberando desenhos de artistas para baixar, imprimir e colorir — toda semana sai uma nova leva. O melhor: links diretos para os arquivos em PDF, PSD e JPG, sem cadastro, coleta de dados nem nada do tipo. A semana 1 [Adobe, em inglês] teve como tema o alfabeto; a semana 2, a gratidão.


Um app: RelaxedReader

Travo uma batalha constante com o Pocket, aplicativo que uso para salvar artigos e reportagens para ler depois. O meu objetivo é controlar o número de itens não lidos. Com quase 300 na bagagem, vê-se que estou perdendo feio. A extensão RelaxedReader [citizen428, em inglês] para Firefox resolve o problema de uma maneira engenhosa: impondo um limite. Ela permite salvar no máximo 10 itens. Ao acrescentar o 11º, o último da lista cai fora. Gratuito e com o código-fonte aberto.


Se você curtiu este Bloco de notas, assine gratuitamente a newsletter do blog para recebê-la semana que vem, gratuitamente, direto no seu e-mail:


A melhor maneira de acompanhar o site é a newsletter gratuita (toda quinta-feira, cancele quando quiser):

Acompanhe também nas redes sociais:

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!