O WinFuture conseguiu uma build preliminar (9834) do Windows 9 e divulgou, na semana passada, alguns vídeos e fotos demonstrando-a em ação.
É importante situar esse vazamento no mapa que nos levará ao sucessor do Windows 8.1 Update. Os vídeos já trazem o novo menu Iniciar híbrido, apps modernos em janela e desktops virtuais, recursos que devem ser mantidos quando tudo estiver pronto, porém não na forma como são vistos hoje. Sequer o nome, “Windows 9”, foi confirmado pela Microsoft ou é uma certeza. Antes de ser anunciado ao público e até mesmo depois disso, um novo Windows nunca aparece em sua forma definitiva.
Atualização (19h40): poucas horas depois de publicar este post, a Microsoft começou a disparar convites para a imprensa internacional. O evento em que revelará o novo Windows será dia 30 de setembro. Viu como foi rápido?
The invite pic.twitter.com/qoKsNPIitj
— Paul Thurrott (@thurrott) September 15, 2014
Assim como o acabamento é a última parte na construção de uma casa, o visual definitivo só aparece quando o restante do sistema está pronto, pouco antes dele ser submetido aos parceiros de hardware — a build RTM, de “release to manufacturing”.
Separei algumas fotos dos primeiros vazamentos das últimas grandes versões do Windows. (Todas, curiosamente, do WinFuture.de; os alemães são bons nessa arte.)
As primeiras vazadas do Windows 8 eram assim (build 7955):

O Windows 7 tinha cara e jeitão de Windows Vista no começo (build 6801):

E o Vista? Demorou um bocado para sairmos do XP para seu sucessor e, no meio do caminho, o projeto sofreu muitas mudanças, inclusive visuais. Em 2003, o então Longhorn (codinome do Windows Vista) foi apresentado pela Microsoft desse jeito (build 4051):

Fora a mera curiosidade ou o interesse em acompanhar o amadurecimento do sistema e da concepção das novas características do futuro Windows, essas fotos e vídeos não devem servir de parâmetro para o que vem a seguir. No WinAjuda (RIP) eu cobria ativamente isso. Hoje? Nah, eu espero, Microsoft :-)
Após apostar alto e perder com o Windows 8, a Microsoft está fundindo em uma só duas partes que foram pensadas para trabalhar isoladamente, as interfaces clássica e moderna. Então não é só o histórico que pesa contra mudanças na forma e no visual dessa build preliminar do próximo Windows (convenhamos: está horrível), mas a necessidade de fazer bem feito dessa vez. Será que… agora vai?
Pô, até tinha gostado da ideia de ver o Menu Iniciar com os ícones no estilo Modern. :/
Assim como o menu iniciar e tudo isso que aparece nas screenshots, os ícones devem mudar.
Até que começaram cedo aliás, visto que costuma ser a ultima coisa que eles se preocupam. Os do Desktop e File Explorer estão lindos.
Saudades, WinAjuda. Acompanhava muito, apesar de geralmente não comentar nada nele.
Tbm espero que tudo isso seja falso(e tem cara)pois tá horroroso msm. Ansioso pelo novo WINDOWS.
Não é falso. Até confirmado pelo Tom Warren (sim, ele so fala verdades hehehe)
Os vídeos e imagens vazadas não são falsos, mas não são definitivos — é isso o que digo no post. Muita coisa mudará até o lançamento da versão final.
Até o Windows Developer Preview era feinho. Quem testou A Developer Preview, Consumer Preview e Release Preview e depois a final, viu a evolução.
WinAjuda :´-( Bons tempos!
Eu lembro de que uns dos rumores pro novo Windows 7 era um botão do menu iniciar no meio da área de trabalho.
Era cada loucura!
Pelo menos, parece que a proposta do Windows voltou para os eixos. Apesar de estranho a interface, parece bem mais adequado para usuários de desktop.
Sempre achei o Windows 8 com essa cara de inacabado, e essas builds vazadas reforçaram essa ideia… espero que a Microsoft ajeite essa questão dos ícones, pelo amor. Ícones estilo Metro no Desktop estilo 7 é o que mais me deixa frustado com esse sistema. Aqueles tiles no taskbar são até úteis, mas arrasam com qualquer padronização.
Espero que saia do jeito “certo”.
Com a tal unificação, será que vai rolar aquele recurso, tipo do Yosemite, que a ligação do iOS é transferida para o OS X? Seria bem legal :D
Um recurso que seria interessante na próxima versão: Talvez um “iTunes para Windows Phone”, como era o falecido Zune para WP 7.x só que remodelado e completo (O programa atual do WP é simples)…
Sdds Zune. Especialmente da função de sincronização sem fio. E ele era um tocador de música pra lá de decente, melhor que o Xbox Music.
Não tenho palavras para expressar meus sentimentos sobre o Xbox Music….
Acho incrível o poder de merda de transformar um ótimo aplicativo nativo numa coisa inutilizável, no caso do Windows Phone. Uma lástima.
Eles poderiam ter deixado o player nativo antigo mais o app separado do Xbox Music, seria melhor…(Apesar que tem um atalho do antigo Música+Vídeos na loja)
E manter dois players na cara por que? Pra assumir a culpa pelo lixo que o [Xbug] Music é? Acho injustificável a porcaria que veio com o primeiro Preview do WP8.1, até porque era o mesmíssimo app que foi liberado na Loja em dezembro passado.
Sim, até que ele está melhorando com os últimos updates, mas ainda não está 100% (pior ainda em 512mb, tenho um 720)…
e parece que eles deixaram o media player no esquecimento.
é um programa muito ruim para os dias atuais. sempre acabamos usando alternativas de terceiros como o VLC e o Winamp.
Deixaram na mesma gaveta que o IE (Até ele atualmente está bem melhor)
O motivo é simples: WMP12. A Microsoft não gosta do número 13. Já pulou o Office, do 2007 (12) pro 2010 (14).
Outra teoria é que estavam ocupados demais com o restante do sistema (especialmente o Music e Video “modernos) para se preocupar com o coitado. Mas andei lendo uns rumores e parece que dessa vez vão lembrar do WMP.