Anúncio 15% de desconto no Sh*ft Festival com o cupom MANUALDOUSUARIO

A única certeza sobre o Windows 9 é que ele não será assim

O WinFuture conseguiu uma build preliminar (9834) do Windows 9 e divulgou, na semana passada, alguns vídeos e fotos demonstrando-a em ação.

É importante situar esse vazamento no mapa que nos levará ao sucessor do Windows 8.1 Update. Os vídeos já trazem o novo menu Iniciar híbrido, apps modernos em janela e desktops virtuais, recursos que devem ser mantidos quando tudo estiver pronto, porém não na forma como são vistos hoje. Sequer o nome, “Windows 9”, foi confirmado pela Microsoft ou é uma certeza. Antes de ser anunciado ao público e até mesmo depois disso, um novo Windows nunca aparece em sua forma definitiva.

Atualização (19h40): poucas horas depois de publicar este post, a Microsoft começou a disparar convites para a imprensa internacional. O evento em que revelará o novo Windows será dia 30 de setembro. Viu como foi rápido?

Assim como o acabamento é a última parte na construção de uma casa, o visual definitivo só aparece quando o restante do sistema está pronto, pouco antes dele ser submetido aos parceiros de hardware — a build RTM, de “release to manufacturing”.

Separei algumas fotos dos primeiros vazamentos das últimas grandes versões do Windows. (Todas, curiosamente, do WinFuture.de; os alemães são bons nessa arte.)

As primeiras vazadas do Windows 8 eram assim (build 7955):

Build preliminar do Windows 8.
Imagem: WinFuture.de.

O Windows 7 tinha cara e jeitão de Windows Vista no começo (build 6801):

Não se engane: este é o Windows 7.
Imagem: WinFuture.de.

E o Vista? Demorou um bocado para sairmos do XP para seu sucessor e, no meio do caminho, o projeto sofreu muitas mudanças, inclusive visuais. Em 2003, o então Longhorn (codinome do Windows Vista) foi apresentado pela Microsoft desse jeito (build 4051):

Esse nunca chegou ao consumidor final.
Imagem: WinFuture.de.

Fora a mera curiosidade ou o interesse em acompanhar o amadurecimento do sistema e da concepção das novas características do futuro Windows, essas fotos e vídeos não devem servir de parâmetro para o que vem a seguir. No WinAjuda (RIP) eu cobria ativamente isso. Hoje? Nah, eu espero, Microsoft :-)

Após apostar alto e perder com o Windows 8, a Microsoft está fundindo em uma só duas partes que foram pensadas para trabalhar isoladamente, as interfaces clássica e moderna. Então não é só o histórico que pesa contra mudanças na forma e no visual dessa build preliminar do próximo Windows (convenhamos: está horrível), mas a necessidade de fazer bem feito dessa vez. Será que… agora vai?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 comentários

    1. Assim como o menu iniciar e tudo isso que aparece nas screenshots, os ícones devem mudar.
      Até que começaram cedo aliás, visto que costuma ser a ultima coisa que eles se preocupam. Os do Desktop e File Explorer estão lindos.

      1. Os vídeos e imagens vazadas não são falsos, mas não são definitivos — é isso o que digo no post. Muita coisa mudará até o lançamento da versão final.

  1. WinAjuda :´-( Bons tempos!
    Eu lembro de que uns dos rumores pro novo Windows 7 era um botão do menu iniciar no meio da área de trabalho.
    Era cada loucura!

  2. Sempre achei o Windows 8 com essa cara de inacabado, e essas builds vazadas reforçaram essa ideia… espero que a Microsoft ajeite essa questão dos ícones, pelo amor. Ícones estilo Metro no Desktop estilo 7 é o que mais me deixa frustado com esse sistema. Aqueles tiles no taskbar são até úteis, mas arrasam com qualquer padronização.

  3. Espero que saia do jeito “certo”.
    Com a tal unificação, será que vai rolar aquele recurso, tipo do Yosemite, que a ligação do iOS é transferida para o OS X? Seria bem legal :D

    Um recurso que seria interessante na próxima versão: Talvez um “iTunes para Windows Phone”, como era o falecido Zune para WP 7.x só que remodelado e completo (O programa atual do WP é simples)…

    1. Sdds Zune. Especialmente da função de sincronização sem fio. E ele era um tocador de música pra lá de decente, melhor que o Xbox Music.

        1. Acho incrível o poder de merda de transformar um ótimo aplicativo nativo numa coisa inutilizável, no caso do Windows Phone. Uma lástima.

          1. Eles poderiam ter deixado o player nativo antigo mais o app separado do Xbox Music, seria melhor…(Apesar que tem um atalho do antigo Música+Vídeos na loja)

          2. E manter dois players na cara por que? Pra assumir a culpa pelo lixo que o [Xbug] Music é? Acho injustificável a porcaria que veio com o primeiro Preview do WP8.1, até porque era o mesmíssimo app que foi liberado na Loja em dezembro passado.

          3. Sim, até que ele está melhorando com os últimos updates, mas ainda não está 100% (pior ainda em 512mb, tenho um 720)…

    2. e parece que eles deixaram o media player no esquecimento.
      é um programa muito ruim para os dias atuais. sempre acabamos usando alternativas de terceiros como o VLC e o Winamp.

      1. O motivo é simples: WMP12. A Microsoft não gosta do número 13. Já pulou o Office, do 2007 (12) pro 2010 (14).

        Outra teoria é que estavam ocupados demais com o restante do sistema (especialmente o Music e Video “modernos) para se preocupar com o coitado. Mas andei lendo uns rumores e parece que dessa vez vão lembrar do WMP.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário