Sob Musk, Twitter/X virou uma rede social extremista.

X (antigo Twitter), a rede social de Elon Musk, processou o Center for Countering Digital Hate (CCDH), uma organização sem fins lucrativos que analisa e publica relatórios sobre discurso de ódio, extremismo e comportamento nocivo em redes sociais. A empresa alega que o grupo de pesquisadores viola seus termos de uso ao coletar dados para análise e, sem provas, de que são financiados por governos estrangeiros e empresas concorrentes da X.

Desde que Musk assumiu o controle do Twitter/X, o CCDH publicou vários relatórios apontando pioras em indicadores da rede, como o aumento do discurso de ódio anti-LGBT+ e do negacionismo climático.

Dado o histórico recente de Musk e a postura da X em relação a temas delicados — como restaurar a conta de alguém que compartilhou imagens de abuso sexual infantil —, acho que já é seguro colocar a X no mesmo balaio de outras redes extremistas, como Gab, Truth Social e Gettr. Via Associated Press (em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

6 comentários

  1. O pessoal fala tanto deles que muita gente que não tinha conta lá correu pra rede… Cancelamento às avessas!

  2. Que loucura. Eles podem processar por violação de termos de uso? Isso não é lei, é?! Além do mais, estão processando uma organização sem fins lucrativos. Acho que vou ter que concordar que estão no mesmo balaio das outras redes sociais extremistas.

    1. O X alega que o CCDH usou um acesso não autorizado a plataforma de uma empresa chamada Brandwatch para fazer a coleta de dados da pesquisa.