
O Thunderbird 115 “Supernova” deve ser lançado nesta terça (11). A apresentação da aguardada atualização já está no ar, destacando o trabalho feito na interface. Ficou mais moderna, sim, mas não sei se mais bonita. Os desenvolvedores dizem que o “Supernova está em constante evolução”. O que você achou? Via Thunderbird.
Curioso que o site em pt-BR ainda aponta para a versão 102
https://ftp.mozilla.org/pub/thunderbird/releases/115.0/win64/pt-BR/
> destacando o trabalho feito na interface. Ficou mais moderna
Eu juro que não é implicância, mas não consigo entender o conceito de ‘interface moderna’. O que exatamente seria isso? Seguir uma moda? Fazer algo que nunca foi feito antes? E isso teria que peso? Seria algo mais eficaz ou eficiente?
Por exemplo, quando se fala de ‘interface moderna’ no mundo Linux sempre ouço as pessoas citarem o GNOME, que de longe é a interface mais lenta e dura que existe pra Linux, no entanto a mais popular. O objetivo de uma aplicação não é resolver um ou mais problemas, e preferencialmente da maneira mais eficaz e eficiente possível?
Pra mim, isto: “resolver um ou mais problemas, e preferencialmente da maneira mais eficaz e eficiente possível” define bem a modernidade de uma interface…
Fico com esta pergunta também, fica parecendo comercial de Sabão em Pó que de 6 em 6 meses tem um que lava mais branco kkkk.
Será que que é possível fazer interfaces mais e mais “modernas” ad infinitum.
O fato do Gnome ser a interface mais popular (ênfase minha) talvez signifique que… as… pessoas… gostam disso? E talvez gostem mais do que interfaces clássicas, como a do XFCE, por exemplo? Existem opções, e a maioria prefere o Gnome. Acho que isso aponta para algo que, pelo seu comentário, não lhe está evidente.
Poderíamos alegar que o GNOME é enfiado goela abaixo (dado que é o default na maioria das distros grandes) e que isso não ocorre porque necessariamente as pessoas o preferem mas sim porque é a interface gráfica com mais dinheiro por trás, incluindo figurões como IBM, Sun, Compaq, Red Hat, Google, Canonical, Debian, SUSE e System76.
Mas mesmo que isso não fosse verdade ou a principal razão, me parece questionável usar a popularidade de algum produto como argumento a favor de sua qualidade (por exemplo, o GNOME é notavelmente lento e pouco flexível). Em muitos casos nem dá pra culpar a ingenuidade/ignorância das massas, e sim o colossal aparato das big techs por trás de fiascos vendidos como obras primas: https://medium.com/@fulalas/how-bullshit-has-dominated-the-tech-industry-bc63257f2a91
De qualquer forma, continuo sem entender o conceito de ‘interface moderna’.
Ah, não dá para falar de “massa” em se tratando de Linux, né. É uma contradição em termos. E, sinceramente, rodei o Gnome em notebook de sete anos de idade e não notei nada dessa notável lentidão.
Sinto que o pessoal mais técnico minimiza a importância da experiência do usuário. O iOS é tão popular e tem fama de “suave”, em muito, pelo trabalho que a Apple faz na interface: as animações, as transições, as sinalizações… tudo isso conta para uma boa experiência. Não adianta nada a interface ser super rápida e, nessa, o usuário não saber o que está acontecendo.
Aqui eu faço questão de expressar que concordo com o Ghedin. O Gnome com certeza não me parece lento. Sei que eles fizeram vários testes de experiência do usuário pra entender e, com pouquíssimos designers, conseguiram um resultado que acho sensacional. Com certeza é o que eu chamaria de interface moderna. E não é sobre ignorância de massas ou coisa assim, mas, havendo um aumento geral do poder de processamento, porque preferiria algo que é um ou dois milissegundos mais rápido? Certamente vou preferir aquela interface que consiga entregar uma maior fluidez na experiência. É esse certo minimalismo flexível que, acredito, faz do Gnome tão usado.
@Guedin e @Edson, entendo o que vocês dizem, mas acho que faltam alguns dados nessa análise. Eu já compilei um bocado sobre o GNOME aqui: https://medium.com/@fulalas/gnome-linux-a-complete-disaster-feb27b13a5c2 E aqui: https://medium.com/@fulalas/gnome-42-the-nonsense-continues-7d96c3287f7
Há ainda um artigo a ser publicado especificamente medindo a performance do GNOME, e já posso adiantar que a coisa é muito séria. A performance em 3D fullscreen, por exemplo, é cerca de 20% mais lenta que o LXQt ou Xfce (com compositor desligado). A geração de thumbs é inacreditavelmente lenta. A performance de navegação do file manager (nautilus) é a piordentre todos os principais ambientes gráficos pra Linux, incluindo o também pesado dolphin (do KDE). A quantidade de overhead com a introdução da tal libadwaita + migração pra GTK4 tornou o consumo de memória e o tempo de abertura dos novos programas cerca de 3x mais lento. E a lista poderia seguir por muitos parágrafos.
O GNOME é certamente o maior engodo da história do Linux, e não é difícil demonstrar o porquê — não por caso deu origem a 2 forks, Cinnamon e MATE. Mas, ei, temos animações bonitinhas que em alguns cenários fluem, além de um ‘novo paradigma’ (notavelmente menos eficiente, vide ausência de tray icons), e isso, somado com a força de big techs por trás, faz com que o GNOME seja popular e até adorado. É preciso enxergar fora da caixa.
Recomendo fortemente um copo d’água e a leitura dos artigos (e do que mais puder ser incluído). Quanto menos achismo e mais dados concretos, melhor para o debate, não é mesmo?
@fulalas se o usuário não percebe, ser 0,2 segundo mais lento pra abrir alguma coisa faz diferença? Já usei vários DE e o gnome realmente é um dos mais pesados, mas a diferença é bem mínima, ainda mais quando comparado aos ganhos em outras áreas
@ fulalas
A beleza do código aberto/do Linux é que cada um usa a interface que prefere. A maioria prefere interfaces modernas (Gnome), tem quem prefira as arcaicas e 0,2 segundo mais rápidas, (em tese) todo mundo fica feliz 🤷♀️
Enquanto usuário antigo do Thunderbird, estou ansioso para utilizar esta nova versão e ter um pouco mais de beleza nesse software que uso todo dia. Pelas imagens ficou parecido com o Outlook, apesar de nunca ter usado esse último.
Muito maneiro!
Ainda não olhei o changelog, mas mais do que uma interface nova, queria saber quando vão implementar no thunderbird a função de minimizar para o tray =(
Mais um membro nesse sofrimento :'(
não tem addon pra isso?
Talvez possa ajudar:
https://github.com/gyunaev/birdtray/
Eu instalei e tem sim essa opção.
Colocasse essas linhas entre as mensagens um pouco mais claras já diminuiria um pouco o peso no visual novo.
Por mais que tenha melhorado, tem apps com interfaces bem mais modernas e limpas, principalmente no Mac.
O visual está melhor, mas não está exatamente bom ainda (seria legal se eles integrassem o visual do Windows 11 igual fizeram com o Firefox 3.7/4 no Windows 7/Vista).
A coisa que mais me incomoda é essa barra vertical do lado esquerdo, deixo sempre ocultada. O jeito que ela é incorporada no layout é muito feio, parece aqueles programas que criam opções adicionais nas janelas do sistema.
Em comparação com outros aplicativos, talvez não tão bonito mesmo, mas em comparação com a versão anterior com certeza, principalmente por ter espaçamentos melhor definidos, bordas e cores melhor colocadas
Lindão!
Esperando atualizar. =D
É preciso baixar o instalador, eles só vão atualizar automaticamente daqui um bom tempo, segundo eles.
Ahhh, valeu, Vitor. Vi agora na postagem do blog deles.
Irei esperar lançarem no canal oficial, tenho pressa, não. ;)