Spotify: De “HBO dos podcasts” para um modelo estilo YouTube.
Com o mercado retraído e a necessidade súbita de entregar resultados positivos, o Spotify está mudando a estratégia do seu braço em podcasts. Segundo a Bloomberg, em vez de uma “HBO dos podcasts”, com programas caros e exclusivos, o Spotify vai apostar em um modelo YouTube, fornecendo infraestrutura para que o maior número de pessoas publiquem podcasts lá e ganhara com publicidade.
Nessa transição, aquisições caras, como os estúdios Parcast e Gimlet Media, foram dizimados e o que sobrou deles, recolhidos em uma nova marca, Spotify Studios. Via Bloomberg [sem paywall] (em inglês).
Finalmente, apesar de ser usuário do Spotify, é ruim querer indicar um programa e descobrir que é exclusivo.
Sobre o uso do Spotify, é um app agnóstico e funciona em tudo e tem a magia do Connect. Nenhum outro app tem algo similar.
Pelo o visto, o ano dos podcasts ainda ñ chegou.
Eu ouvi falar que vai ser um ano dps do ano do desktop pro linux. 😉
Porque a interface do YouTube music é horrorosa, misturando áudio e vídeo de música com o serviço de streaming. Além disso, não dá pra adicionar o YouTube music nos dispositivos da Amazon. Logo, esqueça pedir pro echo dot tocar musiquinha tendo o serviço do Google pq não vai rolar.
Poreeeem, eu acho as indicações do YouTube music (estilo rádio do spotify ou flow da Deezer) muito melhores. Toda vez que peço pra tocar músicas parecidas com alguma música X, ele me retorna resultados muito bons e com descobertas que batem com o que eu gosto de ouvir. O spotify fica numa espécie de bolha musical. Raramente aparece algo que me surpreende.
Abandonei o Spotify por conta dessa novas “tralhas”, além de bugs que nunca foram corrigidos, tipo, continuava recebendo notificações de podcasts que não eu seguia mais, além do app ser muito mal otimizado. E, independente se você assina, ou não o Spotify, você continuara ouvir ads no meio do episódios de podcast que você esta escutando.
Eu cancelei a minha assinatura do Spotify pq não aguentava mais eles empurrando podcasts em todo canto do app e pq o app desktop tá com um eléctron muito mal otimizado.
Pelo que vejo, a minha decisão foi acertada não apenas a curto prazo, mas a médio e longo também.
Boa sorte para quem ainda tá nesse serviço de música que não dá atenção a música.
Fala João, pra qual serviço de música você migrou? Estou com vontade de sair do Spotify (premium), mas não sei pra qual serviço eu iria. Pensei no youtube premium, assim mataria dois problemas (streaming de músicas + propagandas no youtube), mas não sei se o algoritmo de recomendação do youtube é tão bom quanto o do spotify.
Também pensei no deezer e no apple music (será que funciona bem no android?). Qual a sua sugestão?
Honestamente detesto usar o Spotify para ouvir podcasts. Para mim, mistura as coisas na tela principal, quando pretendo apenas ouvir música. E não ajuda quando quero ouvir podcasts, pois não quero aprender a organizar por lá (e nem sei se é possível).
Estou tentando migrar para o AntennaPod, o problema é saber se será possível migrar boa parte dos que escutou, ou se haverá um “mercado cinza” de podcasts exclusivos no futuro, que possa ser acessado por outros meios
Faz acho que 2 anos que fiz a matemática: ver youtube com propaganda É MUITO RUIM, portanto compensa assinar (fiz um família).
Uma vez vendo YT sem propaganda, ganhei também o YT Music, que basicamente tem tudo do spotify mas não conhece meu gosto musical.
Uma vez ensinando meu gosto musical, cancelei o spotify….
Minha duvida é: porque tem gente que assina o spotify ainda? O que ele oferece que o google não oferece igual, ao mesmo preço, mas muito mais?
PS: odeio o Google (quase tanto quando odeio a Apple). Mas meu dinheiro não tem sentimento.
A razão pela qual ainda não cancelei Spotify é que fiz um “plano família”. E aí, rateado entre 6 membros, vale muito a pena. Mas no dia que o Spotify Premium for de Netflix, o cancelamento vem a galope.
Estou pensando seriamente em assinar o YT pq realmente consumo ele como se fosse minha TV, e a experiência de propagandas é extremamente irritante (exatamente como eles pretendem)
eu tb assino o YT family mas uso o spotify pra música, pois estou como membro de um familiar.
pelo que vejo e entendo, é mais pelo efeito manada (seria esse o efeito? enfim), pois todo mundo está lá, quando vc envia uma música ou recebe de alguém, provavelmente é do spotify, quando alguém compartilha uma música no instagram e vc a abre te leva pra onde? spotify.
falam que a curadoria de música é melhor, não sei dizer pois não uso os outros, mas se um dia esse familiar cancelar o spotify e vou bonitinho pro YT music, pois já assino mesmo.
“porque tem gente que assina o spotify ainda?”
Pelo simples fato de ainda ter o melhor app que a concorrência, muitos até tentam se ajustar em outras plataformas, mas acabam voltando assim como eu.
Beleza. Mas define melhor.
Quando eu saí realmente, senti falta pois o spotify sabia muito meu gosto musical, o google não. Naturalmente, isso muda (e mudou).
O que mais? A GUI do app? GUI é GUI, aprendendo a usar ela sai da frente pois quero é ouvir.
Melhor em que?
Não é como Netflix x Prime x Todos. Streaming de musica tem mais de 99% de mesmo conteúdo entre eles.
eu deixei de assinar o spotify há uns anos por causa do app que volta e meia demorava a carregar no meu celular, a troco de nada. Aí passei a usar o Tidal, que me satisfazia bem.
quando passei a assinar o YT Premium para acabar com as propagandas irritantes não vi sentido em continuar com o Tidal e migrei pro YT.
Eu ia escrever aqui que ainda assino o Spotify porque uso ele no android auto e funciona muito bem, comparado a outros apps.
Porém o YT Music deveria funcinoar tão bem quanto, e eu assino o YT também, então vou testar se o YT Music me atende pra poder cancelar o Spotify.
Cara! Me lembrei! Spotify no chromecast era UM LIXO!! Quase todas as vezes que eu colocava passava 1 ou 2 horas de musica e o spotify não sabia mais que estava no chromecast, ficava tocando no chromecast e se eu trocasse de playlist ele ao mesmo tempo tocava no telefone. Era muito, muito irritante.
Aomenos essa integração o google faz correto.
Sim. Spotify segue com uma integração horrorosa com o chromecast. Mas o YouTube music, que rodava macio, começou a dar problema.
Sou pirateiro safado, ponto
Uso mod, e só assino o Spotify quando eles me mandam 3 meses pelo valor de 1. Único motivo pra ter música off-line pra ouvir no metrô quando estou sem internet.
Motivo de permanecer é o algoritmo, a conveniência e hábito. Tenho yt premium (estou em uma família di grátis) e já tentei migrar tudo pra lá mas senti muito a falta do serviço não “me conhecer”, com recomendações fora de hora ou de contexto. O Spotify consegue ler meus gostos com facilidade. Sei que o YouTube aprenderia melhor meus gostos se eu o usasse mais, mas no momento não quero investir tempo nisso. Entretanto se por qualquer motivo me visse “obrigado” a ir de vez eu iria, não me sinto amarrado a nenhum serviço e se o ódio bater por algum motivo a mudança virá rapidamente.