Toda semana, o Manual do Usuário publica o post livre, um post sem conteúdo, apenas para abrir os comentários e conversarmos sobre quaisquer assuntos. Os comentários fecham segunda-feira ao meio-dia.
Newsletter
O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.
332 comentários
Comentários fechados.
Para quem estava atacando ou defendendo o Telegram, um texto pertinente:
https://www.wired.com/story/the-kremlin-has-entered-the-chat/
App de relacionamento: Veggly e Leftly. Não tinha ouvido falar antes. Alguém já usou ou tem alguma referência?
Eu tenho um certo nariz torcido para apps de relacionamento pois por mais que se digam o que propõe a fazer, no final é mais do mesmo: tá capitalizando o sentimento das pessoas e colocando em estereótipos de bons ou maus…
Concordo contigo. Ultima vez que usei um app desses foi em 2017. Fui sondar como estão as opções e achei interessante essa segmentação por afinidades. Tenho muitas amizades que não comem carne. No vegglie eu seria aquela penetra que come churrasco 1 vez por mês mas faz todo resto possível pra reduzir o impacto ambiental.
Leftly seria (supostamente) um lugar pra achar gente com menos conflito de ideias. Mas deu receio de achar fascista infiltrado e eu virar mais uma notícia de mulher desaparecida. É bizarro.
Eu não conheço esse apps. Conheci minha esposa pelo Tinder e deu tudo certo, esse ano o fruto do nosso casamento nasceu, estamos com uma linda princesa recém-nascida entre nós.
Hoje independente do app, eu diria para redobrar o cuidado nos encontros, próximo de casa tem uma rua que até ficou famosa no jornal, bandidos fingem encontros nessa rua que é bem próxima de um shopping, fazendo transferências via PIX e roubando o veículo da vítima.
Hoje tem isso também. O famoso “Golpe do Tinder”.
Fala meu povo, faz tempo q não dou as caras por aqui:
Seguinte, meu iPhone 11 está com a bateria durando pouco (+3 anos de uso) é preciso trocar.
Pelo q vi, a Apple vai aumentar o preço das trocas agora em março, mas queria saber se vale a pena as baterias originais (geralmente 2 a 3x mais caras), ou vale mais a pena trocar num comércio popular, pagando < 200 lulas?
Você pode dar a sorte de pegar uma genérica boa, mas as chances de pegar uma zoada (que não chega à capacidade prometida, que descarrega rápido ou, pior, que é um risco à sua segurança) são enormes.
Particularmente, não tento economizar com troca de bateria.
Dicas de hub/adaptador usb c? Acabei comprando um MacBook e não tô conseguindo usar meus periféricos por causa das portas rs. Olhei vários baratinhos na Shopee e na Amazon, mas como esse laptop foi caríssimo, queria algo de qualidade ou marca confiável para minimizar possíveis danos.
Nesse tipo de coisa não dá para economizar. Se encontrar um barato, provavelmente é de baixa qualidade/ruim.
Uso o 7-em-1 da Ugreen. Dessa linha (tem vários modelos, com seleções de portas diferentes), é o único que suporta HDMI 4K@60 Hz. Se isso for importante para você, leve em consideração.
meu notebook de trabalho (fornecido pela empresa) é carregado pela porta USB C
uma dúvida que tenho sobre esses hubs USB high end: é possível carregar o note através desses hubs ?
aparentemente sim, desde que tenha uma porta PD, mas queria ter a confirmação de alguém que usa desta maneira
Geralmente o próprio hub anuncia nas especificações. Pelo que noto, os que usam como “dock” são possíveis, mas tem que ver tb a capacidade de e energia, pois pode fornecer menos do que o note pede.
Se tiver essa porta PD (Power Delivery), dá sim. Esse meu da Ugreen tem, funciona de boa.
Só passando pra contar de uma ótima descoberta, o site WTF is my IP?!?!??, que responde com toda a paciência do mundo qual o seu IP, ISP e a localização informada pelo seu navegador. Achei bastante útil – e divertido, claro
https://myip.wtf/
Hahah adorei. Descobri que meu ipv6 (que não googlei pra saber o que é) está em Maravilha, SC. Mas não estou. Meu ipv4 está no lugar certo, aqui no PR. Vou ver o que isso significa.
Significa que a central de saída da sua operadora está em Maravilha. No meu caso, a minha central está em Cotia (20km do local real onde estou).
Internet para cliente comum hoje passa geralmente em alguma espécie de “proxy”. (o chamado “CGNat”. e preciso atualizar meu curso de rede).
Opa, que legal. Agradeço por me explicar.
Agora que reparei que você falou que o IPv6 tá batendo onde você não mora enquanto o IPv4 bate onde você mora. Geralmente é o contrário – na verdade preciso atualizar mesmo meu curso de rede, pois tou defasado para entender o que ocorreu no seu caso e poder explicar bem melhor.
Mas tipo assim: o IPv4 é a identificação digital de rede “padrão”, geralmente no formato 255.255.255.255 (que é o limite de possibilidades). O IPv6 tem um formato um pouco mais complicado: 2001:0db8:85a3:08d3:1319:8a2e:0370:7344 (peguei na Wikipedia este exemplo.)
Enfim, de qualquer forma, é meio que algo “por baixo do capô” da tecnologia. É bom saber o básico pelo menos para não se perder, mas aparentemente as tecnologias atuais são formadas para serem mais práticas na implementação, apesar de complexas na forma que vemos.
O Dante na Ursal perguntou ao Chat GPT como seria um código de ética da IA, ou melhor, “os 10 mandamentos básicos”.
E o resultado aparentemente é interessante: https://ursal.zone/@dante/109808625055038026
Criaram um site para acompanhar as demissões em massa de empresas de tecnologia brasileiras. Os números são terríveis!
https://layoffsbrasil.com/
Sobre estes layoffs, tem algumas empresas com 40, 50, que pelo porte é só uma demissão comum. Quando trabalhei em Call Center, com 1500 funcionários, todos os meses haviam dezenas de demitidos, uma alta rotatividade, mas nem por isso seria um layoff.
Acho que tivemos uma perda do sentido desta palavra, que no bom português é “demissão em massa”.
Uma empresa de 5.000 funcionários demitir 40, 100 não é lá aquelas coisas, é, na verdade, bem hipócrita, considerando que atendimentos básicos destas grandes empresas (SAC) são terceirizados, precarizados e com um rotatividade na casa das centenas por ano, mas ainda assim não são considerados nestas notícias, uma vez que não são “a galera de tecnologia”.
Isso me parece mais algo para passar a ideia de que estamos em um caos da área de startups e empresas no Brasil, “Cuidado, o Brasil vai quebrar!”, fazer com que as pessoas tenham medo, que os investidores e empreendedores fiquem com um pé atrás.
Até porque não consta nas informações das “demissões em massa” qual é a quantidade de funcionários das empresas.
De qualquer forma, o ideal é que mesmo um trabalho de call center tenha durabilidade e não rotatividade. A ausência de políticas para este setor prejudica também – inclusive em relação a tecnologia, pois geralmente call center lida com suporte e atendimento nas áreas correlatas.
pedi ao ChatGPT que criasse uma matéria para o Manual do Usuário com esse prompt:
crie uma matéria para o site Manual do Usuário a respeito das reações ao ChatGPT na mídia brasileira usando o mesmo estilo de escrita e alinhando-se à proposta editorial do site
o resultado foi esse texto completamente genérico:
https://pastebin.com/vPGqef1W
NENHUM robô substituirá o Ghedin.
Genérico mesmo. Acho que a IA não consegue captar a nuance do “para o site Manual do Usuário”, né?
Pois é, pensei nisso também. Eu pedi pro chat escrever uma matéria com tom mais crítico, e apesar de continuar genérico, ele atendeu ao pedido:
https://pastebin.com/LkyfajPj
pois é, ficou tudo solto
contudo, pode ser um exercício interessante fazer essa pergunta a cada tantos meses
eu suspeito que em pouco tempo ela vai começar a ler nossos padrões com precisão cada vez maior
Para ler um padrão, ele tem que “monitorar” o padrão, comportamento.
Teria que saber se tais sistemas de Inteligência Artificial praticam tal ato – e isso aí tem que ser visto com certa ressalva.
Indo pro lado oposto das recomendações de fone in ear mais abaixo…
O que recomendam no campo de fones over ear bluetooth de valor até 300 BRL no estilo abaixo?
Para uso cotidiano de consumo de mídias
Desejada boa autonomia de bateria;
Se for dobrável é um diferencial;
Se tiver espumas que permitam troca também é bom pensando na longevidade.
Meu atual da PULSE Multilaser já se acabou aquele material tipo couro das espumas.
Se tiver um pouquinho de flexibilidade no orçamento, esticando a quase 400, da pra ir atrás de um anker soundcore q30, que tem cancelamento de ruído.
Gostei da recomendação, obrigado.
Acabei jogando no ChatGPT em busca de sugestões
do top 10 abaixo de 80 doláres vieram os:
Mpow H7 Bluetooth Headphones
Anker Soundcore Life Q20
JLab Studio Wireless Headphones
TaoTronics SoundSurge 60
iClever Bluetooth Over Ear Headphones
Mokata Over Ear Wireless Headphones
Bluedio Hi (Turbine) Wireless Headphones
Picun P26 Wireless Headphones
LETSCOM Bluetooth Headphones
Boltune Wireless Headphones.
Pedi pra filtrar os melhores segundo ele de bateria e redução de ruído vieram os da Anker, TaoTronics e Jlab.
Anker me parece ser o único conhecido.
A pesquisar mais dos demais.
o q30 da anker com alguma paciência de monitorar as promoções do aliexpress vc consegue abaixo de 300. esse modelo é praticamente uma unanimidade entre as recomendações.
senao em pesquisas previas cheguei a conclusão de que os da oneodio oferecem um bom custo-benefício mas nunca coloquei nos ouvidos para tirar a prova.
Concordo com os amigos. Tente acompanhar o preço do Anker Soundcore Q30 q ele pode chegar próximo do orçamento que você procura. Tenho um desses que também peguei em promoção e não me arrependo por nada. Utilizo praticamente durante o dia inteiro de trabalho das 7:00 as 16:00 e pra mim funciona de boa.
Pelos reviews parece ser o cara mesmo.
Mas em termos da espuma dos falantes é possível trocar quando desgastar?
Nem eu sabia dessa. Fiz uma pesquisa rápida no Google e descobri q tem sim! Achei através desse link: https://www.youtube.com/watch?v=NC_GfxHXekM
:)
Possuo 2 unidades do Q30. É um excelente fone, mas as espumas costumam descascar com menos de um ano. Aconteceu com as duas unidades. Comprei a reposição no Aliexpress e troquei facilmente. Vou comprar mais algumas reposições para ter em casa quando descascar novamente.
Sou mais um feliz usuário do q30, completando quase dois anos de uso e agora que a espuma está abrindo, mas já comprei pra trocar.
Headphone W800bt Plus da Edifier. Diz que a bateria dura 55horas. Eu uso bem esporadicamente, em videochamadas e tal, por isso é difícil confirmar esse número, mas eu carrego ele bem raramente. E qualquer coisa ele aceita cabo P2 também. Mas não parece que as espumas sejam removíveis, e também não é dobrável.
Olá, preciso de um serviço de nuvem para armazenar minhas fotos e que tenha a funcionalidade de separação automática das fotos por meio de inteligência artificial. É essencial que eu possa pagar por espaço de armazenamento, mas se possível, gostaria de evitar pagamentos recorrentes. Embora eu saiba que isso pode ser quase impossível, agradeço antecipadamente.
Google Fotos?
Ia recomendar o mesmo. Depois de perder mais de 5mil fotos autorais em um HDD externo, prefiro pagar para garantir a qualidade das fotos no Google Fotos.
dentre as opções das big tech, o Google Photos é o melhor.
Não existe concorrência para o Google Photos nesse quesito, é o melhor disparado.
Olá pessoal!
A bateria do meu Galaxy S10e (que nunca foi boa) entrou num processo de degradação e estou pensando em trocar de aparelho
Quais modelos vocês me sugerem atá uns 2,5k? Lembrando que não gosto mais de Xiaomi.
acompanhando pq s10e tb
Não gosta mais!! Ficou de mau!! 😉😂 Um dia gostou então? 😵
Fiquei de mal após eles entupirem o celular com ads em todos locais possíveis 🤡
Isso é verdade, mas é possível limpar bem e ter um uso bem sossegado e quase livre de anúncios. A relação custo benefício de alguns aparelhos é bem legal.
Cara, eu acho bizarro uma empresa multibilionária como a microsoft colocar anúncio no jogo de paciência!!! Será que se tirar o anúncio quebra a empresa?
Agora imagina a Xiaomi, pobrezinha!!!
Não quero ter me dar o trabalho extra.
Fora que o suporte a atualizações é pífio.
Já tive dois aparelhos da marca, não quero mais!
Fora o resto. Poco também tá ruim demais. Essa MIUI é péssima.
eu acho que vc consegue pegar o galaxy s20 ou s21 por esse valor se vc acompanhar canais de promoção
Android gosto muito dos Samsung FE (acho que no mercado vc encontra o S20, S21 nessas versões), normalmente tem uma configuração OK pelo preço.
o que o faz gostar das versões FE?
O preço principalmente, por um celular com boas specs, atualizacao até frequente do Android etc. E acho os da linha S normais exageradamente caros.
Agora se
Cara, eu migrei de um S10e pra um S21FE e vale tomar cuidado com a versão Exynos, viu? Ele superaquece de um jeito meio aleatório (principalmente na câmera, mas às vezes até com jogos simples tipo Candy Crush) e começa a travar
Bom saber isso. Estou cogitando talvez trocar meu A71 pra ele.
Esrou querendo correr dos Exynos. Percebo que o processador é um gargalo de bateria.
Pelo que tenho lido se você quiser continuar com Samsung a linha FE (20, 21 …) talvez possa te agradar. Me recordo que após os updates da Samsung o desempenho da bateria desses aparelhos deram uma boa melhorada.
Paguei 2.500 no Galaxy S22 modelo de 256GB. Um excelente aparelho e não tão diferente em tamanho e peso do S10e. Vale a pena monitorar uma promoção dele em sites como Promobit e Pelando da vida.
Um preço muito bom por esse armazenamento! Vou colocar um alerta de promoções
Comecei minha migração para as redes federadas, e hoje vejo uma matéria que o Instagram tem em mente, ou no seu código pra ser mais exato, a intenção de venda de selos verificados. Será que vão imitar o site do passarinho?
Geralmente redes federadas não tem desta – a Ursal (uma instância Mastodon) permite usar ícones que simulam algo, mas é usado de forma irônica e consciente.
A única utilidade para “contas com selo oficial” é apenas saber se é conta realmente verificada/oficial, mas dado o caos do Mlon Eusk quando começou a vender o selo, voltei ao princípio básico de me basear em relatos de jornalistas e outros usuários.
Eu tô ligado. A minha questão é se eles seguindo essa mesma coisa do Twitter as empresas ou influencers vão pagar por esse selo.
Uma hora pessoal cai a ficha e pula fora de rede social que der dor de cabeça.
Em tempos: me pergunto se poderia se modelar as tecnologias de RSS para usar no feedverso.
Fiquei curioso por esse conceito. Pode discorrer um pouco mais sobre como vc imagina esse uso?
Algo tipo o que o Ghedin fez no social.manualdousuario.net – só que ao invés de fazer algo como uma mini instância, permitir que o RSS possa ser usado de forma replicada em outras instâncias. Não entendo de técnica e programação, mas tipo, geralmente algumas instâncias criam réplicas de @ do twitter. Ao invés disso, no caso de jornais por exemplo, replicar o canal RSS.
Olá a todos, o que indicam de fone sem fio do tipo Earbud ou In Ear que não seja uma fortuna (Até R$ 200) com boa bateria e se tivesse um bom microfone (para reuniões online).
Tenho um Galaxy Buds Live que peguei numa promoção/bug da Samsung, mas aparece com frequência na faixa de 200. Gosto demais, qualidade excelente de som, principalmente não sendo in-ear.
Mas um dos lados está com o som bem baixo agora, pouco mais de um ano e meio de uso. 😬
Obrigado pela sugestão!
Eu uso um QCY t20. Particularmente eu gosto de fones sem a borrachinha, pelo conforto. Então hj em dia acaba sendo clonos do airpods.
Boa qualidade de som, bom microfone, bateria boa. Paguei 100 reais no Aliexpress.
Obrigado pela sugestão!
Uso um Tranya T10 há uns 2 anos e estou bem satisfeito.
Som, microfone e bateria bons.
LP40 da Lenovo.
Paguei 60 via AliExpress. Achei bom. Aposentei o Xiaomi AirBuds.
A bateria dura bastante (só carrego uma vez por semana por desencargo)
Pareamento funciona bem no computador e celular.
Microfone testei pouco não posso comentar tanto. Não acho que seja um ponto forte dele.
Obrigado pela sugestão!
Já tive um, infelizmente a caixinha estragou e parou de carregar, mas gostava bastante.
Paguei tipo 30 reais em uma promoção e nem preciso dizer que pelo preço ele entregava muito.
O microfone realmente não é o forte, e com o tempo (cerca de 9 meses) um lado ficou com o som maior que o outro. Porém ele enfrentou varias quedas, e isso pode ter sido o culpado.
A qualidade de som é mais fraquinha, porém para podcasts, funciona bem.
Tenho um também. E como o colega acima, paguei 20 reais em alguma promoção.
Para podcasts, ok. Para músicas, acho que deixa bastante a desejar, ainda que valha o preço pago.
O que me irrita nele é a sensibilidade do controle de toque e a impossibilidade de desabilita-lo (ao menos no iOS).
Eu tenho um SoundPeats TrueAir 2, acho o som simplesmente sensacional, recomendo dar uma pesquisada sobre ele.
Obrigado por sua sugestão!
O André Barbosa já citou o qcy T20 que é muito bom. Na mesma marca existe o T13, que é um modelo in ear e custa mais ou menos a mesma coisa no Aliexpress. Essa marca possui representação no Brasil, com uma loja online, mas o preço acaba ficando bem mais alto. Acho que nessa faixa são os os dois melhores.
Obrigado pela informação!
vou me repetir aqui mas sugiro alem de conferir as sugestões dos internautas dar uma olhada no site “scarbir” que apresenta reviews dos fones
Vou olhar esse site! Obrigado
O melhor custo benefício hoje são os 2 fones da Samsung: Galaxy Buds Live e Galaxy Buds 2. Mas não sei se chegam nesses 200 reais. 300 eu sei que você compra.
Obrigado pela dica! Eu vou colocar um monitoramento de preço num Buscapé, vai que consigo uma boa promoção
Essa eu preciso contar.
Já tem uns 4 anos que eu tenho uma cafeteira Philco PH30 e apesar de nunca ter ido com a cara da marca ela tem me servido muito bem, principalmento porque a jarra dela é térmica e todas as vezes que eu precisei trocar de cafeteira foi por não achar um modelo de jarra sobressalente pois o vidro tinha quebrado.
O tamanho dela pra mim é bom, ela conserva a temperatura por um tempo aceitável, só tem um problema dela que me incomoda: toda vez que eu enchia a minha caneca algumas gotas saíam do bico dela meio sem rumo e invariávelmente eu acaba com a minha caneca com gotas escorrendo na parte externa, sempre achei que fosse um problema de rebarbas no bico plástico ou coisa do tipo mas o problema é que a minha mãe consegue tirar a cascata mais plácida do mundo, aquela de propaganda, e sai da exata mesma jarra.
Após fazer alguns testes levando em consideração o quão cheia a jarra estava ou a altura entre o bico e a jarra eu cheguei a uma conclusão: A MINHA JARRA É FEITA PARA DESTROS.
Eu tenho um total de zero problemas de mesa sendo lambuzada se eu encher a caneca com a mão direita. Olhando para a jarra não é possível identificar nenhum componente que pudesse ser responsável por isso, ela parece perfeitamente simétrica mas a verdade é que com a mão esquerda ela faz sujeira.
Mas alguém aí tem histórias com objetos que contraintuitivamente não foram feitos pra canhotos?
Olha, me desculpa questionar o seu problema, mas reclamar que uma garrafa de café que é feita para destros me lembrou daquela piada que diz que finalmente inventaram uma xícara de café para canhotos. Eu realmente não vejo motivo para que uma garrafa seja “desenhada” dessa maneira, ela deveria ser perfeitamente simétrica. Me parece mais provável que o problema pode estar na forma como você serve o café com a outra mão, sei lá.
Na verdade não é bem uma reclamação, é mais uma situação cômica mesmo. Uma cafeteira é o ultimo lugar onde eu esperaria ter problemas por conta da minha mão dominante.
Meu pai também é canhoto e perticipou do experimento, mesma coisa com ele, usar a mão direita anulou respingos.
To esperando a visita de mais algum canhoto pra fazer um teste cego
Entendi, é que realmente essa situação não faz sentido. Acredito que você deve estar se questionando como que um objeto perfeitamente simétrico (ou que deveria ser) deve estar causando essa diferença sendo usado na mão esquerda e na direita. Bom, se você descobrir o motivo depois, compartilha com a gente, eu realmente fiquei curioso.
Tou pensando aqui se não é a empunhadura. Apesar de a caneca em si ser simétrica, a forma para pegar pode ser feita de forma a ficar desconfortável a um canhoto, tirando a precisão.
Mas sobre o seu questionamento de canecas pra canhotos, isso de fato procede!
Geralmente as canecas com alguma estampa só são estampadas no “lado de fora” que é o que vai ficar pra frente quando você segurar a caneca com a mão direita, se você é canhoto a estampa fica virada apenas pra você mesmo. Claro que não é algo que acaba com a usabilidade do produto mas né, se você comprou uma caneca estampada é porque você quer que os outros vejam a estampa quando você está utilizando.
Eu não consegui utilizar a nossa aqui em casa, e doamos para o trabalho da namorada. Outro dia ela ainda comentou, que sempre há uma toalhinha próxima da cafeteira, para secar os respingos. Porém, no trabalho dela há gente destra e canhota. Eu sou canhoto e não consegui servir sem respingos uma única vez. Será que a coisa toda não tá relacionada com a atenção dada quando usando a mão não dominante?
Se for isso vai ser impossível provar afinal como é que a gente vai pedir pra pessoa fazer algo com a mão não dominante e ainda por cima não prestar mais atenção no que tá fazendo do que ela faria com a outra mão?
É bom saber que não é coisa da minha cabeça e que eu não to sozinho nessa, coloquei aqui justamente pra ver se mais alguém já passou por algo parecido.
Que existe um erro no projeto, isso é certo. Minha mãe tem na casa dela uma da Electrolux e eu acho que nem servindo com o pé ela derrama.
Se ainda tivesse a nossa em casa, iria fazer um teste, lixando o bico, deixando mais arredondado.
Hahahahhahahahahahaha
Cara, eu comprei a PH40 e ela respinga um monte. Somos destras aqui em casa… fiquei pensando se é alguma postura da mão dominante que afeta o ângulo (se tivesse aquele gif da Nazaré pensando, estaria aqui). Vou testar usar a mão esquerda. Vai que aqui o experimento da mão não dominante funciona.
Aproveitando a dúvida do amigo que perguntou uma alternativa ao nubank, estava em busca de alguma corretora sólida para guardar os troquinhos que sobram no fim do mês. Alguém já teve conta na nuinvest (antiga eazynvest)? Alguma ressalva ou recomendação?
uso desde que era easynvest, faz uns sete anos — mas não por ser particularmente boa, mas simplesmente porque à época era gratuita e tinham um app razoavelmente funcional
não tenho do que reclamar — e também nada a elogiar
diria que é simplesmente ok
o que eu gostaria mesmo é que um banco público como o BB fornecesse uma plataforma gratuita semelhante, confiável e igualmente funcional
o bb investimentos não cumpre tuas expectativas ?
putz, não dá nem pra aplicar em tesouro direto no aplicativo do BB
é necessário destacar que o aplicativo da corretora do BB é separado do da conta corrente. posso estat equivocado mas no app dedicado existe toda a gama tradicional de investimentos, inclusive ações
unnicked,
Exatamente como você citou.
Obrigado Gabriel e Reinaldo (mais abaixo) pelo feedback. Acho que vou nela mesmo, só por ter conta no nubank e saber que o aplicativo é tranquilo.
Idem ao Gabriel, uso desde a época que se chamava Easynvest e é ok, não é uma corretora ruim, nada para reclamar ou elogiar, o app roda bem.
Para quem tem investimentos acima de R$ 50 mil na Nuinvest não paga anuidade do cartão Nubank Ultravioleta que oferece sala vip em aeroportos, extensão de garantia de eletrônicos, cashback que não expira e rende 200% CDI, etc.
sério? como faz isso de solicitar o cartão ultravioleta? são aplicações específicas ou qualquer aplicação?
Até onde sei, quaisquer investimentos, desde que somados deem mais de R$ 50 mil. Aí você faz a solicitação e, todo mês, enquanto o saldo em investimentos estiver acima desse valor, a mensalidade é isenta — automaticamente, não precisa fazer nada/comunicar ou pedir a ninguém.
Isso mesmo que o Ghedin respondeu.
O meu pedido deve ter demorado uns 4 meses, mas valeu o esforço pelos benefícios e o cartão Ultravioleta é muito bonito, chama a atenção dos comerciantes.
Vale lembrar que o as salas vip do Ultravioleta não são cortesia, então não compensa. A exceção fica para a sala VIP Mastercard black em GRU. Não acho que o ultravioleta compense não.
Pra esse caso existem cartões melhores, como o C6 Carbon, que da 4 acessos LoungeKey, ou o da XP, que tb tem algo parecido com o cashback do Ultravioleta.
Tem razão sobre as salas VIP do Ultravioleta, gratuito é só no terminal 3 do aeroporto de Guarulhos, na propaganda dizia mais de 1.000 salas vip, só não dizia que tinha que pagar 32 dólares por pessoa.
Em questão de sala vip, cartão Ultravioleta é bem ruim.
Olha, só tô lá pelo ultravioleta e pelo app do nu fazer as operações (apesar de executar ordens erradas, tipo qtd menor)
Não gosto da prática deles, deixam tudo muito simples e parece q não há opção. Tem um caminhão de renda fixa, mas não dá para comprar o etf B5P211.
Tbm retiraram a opção de venda a descoberto do tesouro direto… não eh nada tão complicado como parece pelo nome, mas antes eu conseguia travar a taxa de um título e transferir o recurso depois. Agora só da para comprar o tesouro se tiver saldo na conta
Você não consegue comprar o ETF nem no home broker deles?
Desculpa se a pergunta não faz sentido, não tenho familiaridade com renda variável.
Vou confirmar, provavelmente sim, mas só escancara ainda a prática predatória dos caras. Esse etf em específico é só renda fixa (acho que nem isso, mas tesouro atrelado ao CDI) com juros diversos e vantagem de pagar “menos” ir no curto prazo. Mão na roda
Obs: não eh indicação de investimento, rendimentos passados não são garantias de rendimentos futuros
venda a descoberto de tesouro?
como funciona isso?
com ações você aluga a ação e vende, certo? mas e com títulos públicos?
Para comprar papéis específicos, acho que o caminho é a NuInvest. Embora eles estejam fazendo uma espécie de convergência, com alguns produtos de investimento acessíveis pelo app do Nubank, é bem mais simples que a NuInvest, que tem um home broker decente e tudo que se esperaria de uma corretora.
Ghedin, cê tem comentários sobre o Inter, nesse ponto de investimentos?
Nunca usei o Inter. Não imagino que seja muito diferente da NuInvest. Essas corretoras passaram por um período de intensa competição nos últimos anos, o que ajudou a nivelar a oferta de produtos e características como taxas.
Se for alocar seus investimentos em CDBs, recomendo o Sofisa Direto. O app é simples, mas bem funcional.
🔥 Anatel acaba de anunciar a ferramenta “Qual Empresa Me Ligou”, para que usuários consigam descobrir quem é o dono de um número de telefone.
Apenas números de empresas serão identificados. A plataforma já está funcionando: qualempresameligou.com.br
Boa
Muito boa! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Sinceramente, isso aí pra mim é quase inútil.
Hoje a maioria dos call centers é terceirizado; então quem vai ligar não é o banco X, mas a empresa VoIP Atendimento.
Aí pra você descobrir quem aquela empresa representa é outro estresse.
Interessante!
Hoje de manhã eu recebi duas ligações de empresas. Uma foi da Legião da Boa Vontade e outra foi da TIM Fibra.
A ferramenta me confirmou que o número da LBV era a própria ligando e a ligação da TIM Fibra me informou que foi uma terceirizada.
Então não diria que é inútil mas que melhorias precisam ser feitas no sistema, como por exemplo ser obrigatório informar a quem servia aquela ligação quando realizada por uma terceirizada.
É da Anatel mesmo Walter? Ou ela apenas divulgou o serviço por ser de interesse público?
Nos termos de uso vi que a execução é da ABR Telecom cumprindo uma regulamentação da concessão.
A LBV me ligou também. Fazia muito tempo (décadas?) que não recebia ligação de lá. Pensava que não existia mais.
Com as empresas ligando hoje com números fantasma, fica difícil essa luta. Já me rendi e criei um Modo Foco no iPhone para permitir apenas ligações de pessoas nos meus contatos porque o negocio estava insuportável, 2 a 3 ligações por dia de números 92002-xxxx onde o xxxx muda a a cada ligação. Corro o risco de perder ligações importantes, e tô até cogitando criar um número skype e colocar o app na lista branca para passar para pessoas e situações onde posso receber ligações reais, muito embora hoje o WhatsApp já esteja ocupando esse local faz um tempinho.
Aos adeptos de servidores para backup, o que vocês usam? NAS, Raspberry? Fazem redundância com algum serviço de nuvem?
Redundância com onedrive. A pasta “pictures” (70G no jpg) fica sempre fisicamente disponível em outras maquinas para caso um dia a MS resolva cancelar a minha conta por algum erro de robô (apesar que acho que apenas o google faz isso, não lembro de ter lido a Microsoft fazer).
Já em backup de imagens é zig-zag, sempre usando o Veeam (community). Desktops e notebook fazem seu backup para o servidor. O servidor faz seu backup para um desktop.
Episodios de TV tem backup semanal do servidor para um desktop, e mantenho apenas a ultima semana (se morrer o disco onde está a pasta TV perco pouco).
Filmes… 4k é inferno, sem chance de fazer backup disso. 2x por ano apenas atualizo a lista de filmes em um dir>lista.txt e salvo ela. Se um dos discos de filme falhar posso catar pela lista quais serão necessários baixar novamente e deu.
Eu queria muito trocar ideia sobre esse assunto, mas de uma maneira leve, para quem não é da área de TI. Sou fotógrafo, atualmente tenho 15TB em arquivos que estão espalhados em SSDs, HDs e Google Drive. Preciso de uma forma de organizar esse armazenamento que não sejam dezenas de hds externos no armário. Talvez um NAS ou algo semelhante onde consiga ter 24 a 32TB total seria o ideal pra mim.
Me lembrei que tu tinha pedido um dock ou similar da Orico, até com RAID se possível. No final das contas deu certo? se me permite a pergunta, claro.
A questão do NAS já te sugeri: existem miniservers a venda, até usados, que talvez possam lhe ser úteis. A HP tem a série “Proliant Microserver”, procure por ela para ver como é.
Ou caso queira arriscar, tente achar peças que você sinta confiança e monte um servidor caseiro, que provavelmente sairá bem mais barato – o que talvez sei que vai ser caro dado sua expectativa de dados é a capacidade de HDs, sendo que hoje tem HDs acima de 12TB mas os preços são extremos para um usuário comum.
Manual, vejo que o site manifesta repulsa por muitas iniciativas e pessoas públicas, mas nunca vi vocês apontarem o dedo na cara do Durov e do Telegram. O que há? O cara é um libertário do pior tipo! Vive feito um marginal com asilo num dos lugares mais horrorosos do mundo. Pra mim também é difícil pq gosto do app. Mas o site poupou bastante, de maneira desproporcional, o Telegram, em detrimento de outros posicionamentos em situações iguais ou piores.
Acho que bato bastante no Telegram, até. (Exemplo 1, exemplo 2.) E, apesar dos problemas e das esquisitices do Durov, ainda acho que no geral ele é menos maléfico que a big tech norte-americana.
(2)
Mas você quer que fale mal do Telegram só porque não vai com a cara do Durov? Tudo bem, a maioria das big techs tem CEOs que ninguém vai com a cara, tipo o Mark, o Bezos e o Musk. Mas aí o que vira notícia não é diretamente por causa do que eles são e sim por causa das ações que eles fazem como “figurões da empresa”. Inclusive, há CEOs de outras big techs que não são tão duramente criticados, mas as próprias big techs são, como o Google/Alphabet, a Microsoft e talvez até mesmo a Apple.
Po cara com esse comentário parece q vc começou a ler o manual ontem, ou não acompanhou as últimas notícias, além de não ter interpretado o que eu disse. Óbvio que a pessoa Durov interfere no funcionamento do app. O cara acabou de desafiar a suprema corte, além de pagar mais de 1mi de reais pra proteger um extremista de direita.
Sim, concordo que no final das contas, o CEO é quem interfere no funcionamento do app, e cabe cobrar a ele sobre essas ações da empresa. Mas mesmo para as outras big techs, existe uma diferença entre criticar o CEO por causa de ações da empresa e criticar o CEO por ações e opiniões próprias. Por isso que eu citei casos como o Google, a Microsoft e a Apple, que apesar das polêmicas, seus CEOs não aparecem nas notícias com frequência — pelo menos em comparação com Mark Zuckerberg e principalmente, Elon Musk.
Sobre o Pavel Durov, ele de vez em quando aparece dando seus pitacos aqui ou ali. Esse lance do STF, obviamente ele deve ser responsabilizado por isso, mas acho que a última vez que ele tocou no assunto pessoalmente, foi naquela ocasião onde o Telegram foi bloqueado e ele tentou dar o migué de que o “e-mail não chegou pra eles”. Bem diferente do que o Elon Musk já fez e faz atualmente com relação ao Twitter.
Perdão pela minha ignorância, mas reclamar do que?
O dono ser “libertário” não me parece ser motivo para reclamação e “Viver feito um marginal com asilo” me parece ser informação uma inverídica.
“O cara acabou de desafiar a suprema corte”. Essa informação é inverídica.
O STF requisitou que o Telegram bloqueasse 5 canais (@patriotasb, @monarktalks, @monarkk, @profpaulamarisa e @nikolasferreira). Desses, o Telegram já havia bloqueado o 1º por outra decisão do TSE, e imediatamente bloqueou os outros 3 seguintes. Cumprir imediatamente a decisão não parece algo que alguém que quer “desafiar a suprema corte” faria, não é mesmo?
Quanto ao 5º (@NikolasFerreira), enviou uma petição pedindo que o STF (assim como nos outros) informasse a justificativa e quais as mensagens consideradas ilegais. O Telegram alegou que não havia “qualquer fundamentação ou justificativa para o bloqueio integral” e que Moraes não indicou “os conteúdos específicos que seriam tidos por ilícitos”.
Inclusive, o próprio STF considerou a decisão desproporcional, tanto que reverteu a própria decisão de bloqueio integral e a substituiu apenas pelo bloqueio de conteúdos específicos da forma como foi pedido pelo Telegram.
A multa não foi paga para “proteger um extremista de direita”. A multa se deu pelo fato de o Telegram ter demorado 12 dias para cumprir a decisão considerada por todos (inclusive pelo próprio Alexandre de Moraes, prolator da decisão) como desproporcional. O Telegram não possui histórico de proteger grupo político. Muito menos viéz de esquerda/direita (seja lá o que isso signifique). Se o canal fosse de alguém de “esquerda”, o advogado do Telegram teria agido da mesma forma.
(E a multa não foi “paga”. O Telegram realizou um depósito judicial da do valor da multa e recorreu pela punição por não cumprir uma decisão revogada).
Um magistrado determinar um bloqueio completo em todas as redes sociais sem apresentar justificativa e sem indicar em qual postagem ocorreu a ilegalidade é um absurdo (não a toa foi revogado pelo próprio magistrado).
Isso ocorrer em uma decisão liminar é mais absurdo ainda.
Colocar um prazo de 2 horas para todas as Redes Sociais cumprirem é piada.
Íntegra da decisão que informa o que foi feito pelo Telegram e aplica multa.
Íntegra decisão que volta atrás e reverte o bloqueio integral
Nesse caso me parece que, infelizmente, algumas pessoas estão tentando inventar um viés político onde não existe.
vou começar listando uma série de erros meus quando analisei a situação:
1) não analisei a situação por completo. parti do pressuposto de que, se tratando de nikolas ferreira, que resultou na suspensão de alguma rede social, com certeza era algo da pior espécie. confiei na informação superficial
2) nem sabia que o alexandre tinha reconhecido exagero na medida, não acompanhei o caso, afinal, são tantos casos parecidos, que a gente só fica “os bolsonaristas estão fazendo merda e atacando as instituições, uau, de novo…”
3) eu me identifico muito com o manual do usuário, com a linha editorial do site. talvez, quando ela foge um pouco da minha expectativa, eu fique frustrado.
4) provavelmente eu dei uma relevância que o telegram não tem. no caso, para o manual, as editorias do telegram são um pouco irrelevantes, porque o app ainda é um aplicativo voltado pra um público bem específico.
agora, quanto à lei, acho que a ordem das coisas está um pouco equivocada. acredito que, antes de contestar ou recorrer de uma decisão judicial de uma jurisdição que você ou sua empresa operam, você deve obedecer a decisão. e depósito em juízo continua sendo um desprendimento de valor. e eu vejo muita política envolvida. o desprezo pelas instituições faz parte de algumas correntes do libertarianismo. você pode enxergar com ceticismo, mas tenha certeza que a base de seguidores e pessoas que admiram o durov está muito bem alinhada politicamente. eu acho o aplicativo ótimo, sou incomodantemente proselitista quando se trata de telegram, meus amigos já estão de saco cheio. mas aí está outra frustração… o aplicativo foi feito por um cara que, se fosse um comum do meu convívio, seria mais um “babaca”.
e eu não estou/estava exigindo do manual do usuário uma análise minuciosa da questão judicial, mas sim o que o propósito de um blog/editorial serve… ter uma opinião a respeito. um mero questionamento já estaria de bom tamanho. não gosto de pautar nada. como disse lá em cima, meu erro foi criar expectativas e me projetar no negócio kkkk
mas é isso, eu não sou fã de dar colher de chá pra marginais que desprezam instituições, como o Nikolas. obviamente, talvez o Telegram não tenha tido tempo ou vontade de acompanhar os últimos eventos no Brasil, enfim… muita coisa me motivou a escrever este comentário.
mas claro! num editorial que fala muito sobre impacto da tecnologia na sociedade, vamos recorrer à coerência do direito à livre manifestação e acesso aos direitos garantidos à um fascista, pela constituição que foi rasgada, literalmente, em um ato terrorista pautado e guiado pelo próprio; porque afinal, “a lei isso, e a lei aquilo”. espero não precisar me alongar mais a respeito disso, e respeitosamente anuncio minha não disposição para continuar o diálogo! 😁
o Telegram deveria ter obedecido, e depois recorrido. não entendo do assunto, mas acho que, com um cidadão pobre, é assim que acontece, né? eu, por exemplo, estou sendo denunciado por exercício arbitrário das próprias razões, por ter cancelado um serviço que o cliente não pagou. você não sabe como é chato ter que a todo momento endossar que “a lei isso e a lei aquilo”. se seu propósito é meramente informativo, ok, reserve-se à informar os métodos. mas não acredito que o manual seja nada meramente informativo…
Concordo com vc. Mesmo a decisão estando errada o correto juridicamente seria o Telegram 1° ter cumprido a decisão e depois ter tentado contestá-la.
Quanto ao Telegram ter viés político, também acredito que tenha, afinal, todo mundo tem. Mas, pessoalmente, não acredito que o Telegram privilegie a proteção a um lado em detrimento de outros.
Apesar de aqui no Brasil o Telegram tentar proteger usuários alinhados com a “direita”, isso apenas ocorre porque o Brasil é uma democracia e esse é o “lado” que mais usa o app.
Em outros locais como Irã, Rússia, Hong Kong e China por exemplo, o Telegram luta justamente pelo outro “lado” dos que protestam contra governos autoritários.
Excelente o comentário! Temos que analisar a situação de maneira fria e cética, nossas crenças e ideias as vezes nos fazem interpretar erroneamente.
(Via Lucas Braga no Twitter)
A Anatel criou um site chamado “Qual Empresa me Ligou”, para identificar as empresas de telemarketing/cobrança que ligam, dado que até então só quem tem algum app anti-spam consegue esta informação.
O site só fornece números empresariais. Números “pessoa física” não aparecem.
Site: https://qualempresameligou.com.br/
será que tem API para atrelar os números nos discadores para identificar as chamadas?
Gostaria de sugestões de roupas masculinas para ficar em casa e para academia que tenham uma qualidade ok, mas que não custem uma facada.
Comprei na Decathlon, aqui em SSa, justamente pra isso.
Shorts de ótima qualidade e camisetas de algodão e sintéticas, de qualidade mediana.
Cada peça por R$ 40.
Considerei os valores justos pela qualidade apresentada.
cara, eu adotei o moletom depois de muito tempo. Tenho uma calça moletom reta da Hering e é muito confortável.
Para ficar em casa, voce pode sempre … não usar nada kkk. é grátis e economiza na lavagem, só não esquece de fechar janela ou cortina e não ir à academia assim (anoucer que esteja na grécia e roma antigas).
Ou em comunidade naturista
Pra ficar em casa, o outlet da Hering volta e meia tem uns moletons de boa qualidade a um preço mais ok https://www.outletespacociahering.com.br/
Não faço academia, mas tenho usado bermudas de nylon da Adidas e bermudas tipo moleton da Nike que são muito confortáveis. Uso para ficar em casa e as vezes para sair também.
https://www.netshoes.com.br/bermuda-adidas-3s-masculina-preto+cinza-2FW-5437-172
https://www.nike.com.br/shorts-nike-sportswear-club-masculino-013514.html
https://www.centauro.com.br/bermuda-nike-club-jsy-masculina-943074.html
Aproveitando que estão falando de bancos num tópico, aqui vai um convite. Verifiquem os cartões virtuais de vocês, e bloqueiem ou excluam aqueles que estiverem ociosos. Mais cedo tive um momento que posso chamar de sorte, mas costumo pensar que é uma licença de honra que o golpista dá pra pessoa ter uma chance de se proteger.
Recebi notificação do Nubank sobre uma tentativa seguida de estorno, de uma compra de R$3,00 em local chamado Pag*Check Uol.
Achei estranho, e como na véspera a Amazon havia feito um teste parecido, fui olhar. Além do cartão vinculado à Amazon, havia somente mais um desbloqueado, vinculado à 99. Decidi bloquear, e para minha surpresa, pouco mais de uma hora depois, três tentativas de uso. R$575, depois uma com valor zerado, e uma última de R$233. Nessa última, o app me informou via e-mail também, e confirmou novamente o bloqueio. Serviu pra redobrar atenção nisso, pois vamos baixando a guarda se nunca ocorre.
eu peguei um hábito com a minha noiva de deixar sempre um valor baixo liberado, ai quando vou fazer compras grandes, libero na hora.
infelizmente não tem isso no itaú, mas o que mais uso e o limite é maior, tem.
É assustador o Itaú não deixar diminuir manualmente o limite e criar vários cartões virtuais. Isso é feature *básica* de proteção
Ele até deixa criar vários cartões, mas são daqueles temporários, que duram uma compra ou 48 horas. Particularmente, gosto mais desse modo do que o Nubank, por exemplo, onde usar um cartão exclusivo pra cada compra exigiria ficar criando e apagando cartões.
E pensando no usuário comum, aquele que nem se preocupa com isso, acho que algo mais complicado poderia até desanimar em usar essa função e fazer ele continuar usando só o cartão virtual definitivo definitivo.
Agora não deixar diminuir o limite é vacilo mesmo, coisa básica e os caras nem ligam.
Isso é verdade. Legal também seria ter ambos: cartões virtuais definitivos para cada loja + cartão temporário que expira sozinho
Já tive o mesmo problema com 99. Acho que eles não tem segurança e algum mal intencionado captura os dados de cartão pra serem usados em outros sites. O que me salvou também foi o baixo limite configurado.
só tenho cartão cadastrado no PayPal e Mercado Pago. Nas lojas, digito TODA vez que quero comprar algo. Já tive problema no OLX e me alertou que isso pode acontecer em QUALQUER loja on line
meus comentários não têm aparecido imediatamente após a postagem
é um erro ou uma mudança no sistema?
verifica se tem problema no cache. caso ja tenha tentado com outros navegadores, checa o dns
obrigado
Uns dias atrás implementei o APO da Cloudflare aqui. (Reparou que a postagem de comentários ficou bem mais rápida?) Talvez ele esteja interferindo no cache, mas é só isso mesmo, cache — seus comentários não foram barrados pelo antispam do WordPress.
entendi, obrigado
Pessoal, alguma dica de app/site para pixelizar dados de um print de tela? Aquele abraço!
acho que isso foi respondido semana passada
Quando faz um print pelo ShareX, ao editar a imagem (Crlt+E) tem duas opções de “Pixelar” ou “Borrar”: https://i.imgur.com/byyKaIX.png
Se for colar no Whatsapp Web o editor de imagens já consta com esse “borrador”.
Porém se não for enviar no Whatsapp Web pode simular lá e depois de borrar levar o novo ctrl-c pra onde precisa.
Só atente para colocar um nível forte de “pixelização” — e, se for um dado muito sensível, cogitar outro método para escondê-lo. Existem algoritmos capazes de “desfazer” isso.
Alguém já foi pro Paraguai de carro ou ônibus, e comprou um notebook lá? Sabem me dizer se o notebook pode ser apreendido caso eu não declare? Ou somente imposto + multa? Alguma dica?
Quase fui, mas meu cão ficou doente e acabei não indo, mas o que sei é:
1-Carro/ônibus: risco de assalto.
2-Avião: quase certeza que vc será taxado, a não ser que consiga fazer passar que o notebook, ou seja lá o que vc comprou, é usado e vc levou na viajem.
Dependendo do que vc vai comprar não existe mais uma vantagem tão grande em comprar no Paraguai, ainda mais notebook. Equipamento fotográfico é algo que ainda é legal comprar lá. Mas nem tudo também.
Independente das compras Foz do Iguaçu é um ótimo turismo, é o segundo destino mais visitado no Brasil – perde para o Rio. E Foz é a cidade com a maior quantidade relativa de imigrantes do Brasil.
Em qual lugar que vc recomenda comprar equipamento fotográfico lá?
Não recomendo porque não fui, lembra, meu cachorro ficou doente e perdi a viagem, as passagens, a reserva no hotel…uma tistreza 😥
Tem um site que chama comprasparaguai onde vc pode pesquisar preços e lojas, não dá para comprar pelo site, é só para comparação de preços.
Eeeee escreveu não leu o pau comeu hahaha
Mas blz. Já fui algumas vezes e nunca vi nada muito interessante de material fotográfico lá não. Os preços não são lá muito competitivos e a maioria das coisas não é profissional
Estive lá no inicio de janeiro e cheguei a ver notebooks para comprar….. não compensa, diferença quando muito chega a 10% mais barato e você não terá a garantia na maioria das vezes.
Ex.: Vi um Dell I5 lá que estava R$ 3600 e na loja da Dell no mesmo dia estava R$ 3900 e tinha e ainda tinha o HD SSD de 512GB contra 256 no notebook do paraguai.
Sem contar os riscos ai de ser taxado, ser assaltado e coisas do tipo.
gente, o valor para itens livres de imposto não aumentou para 1000 dólares em viagens internacionais?
Por via terrestre, foi de U$300 para U$500, e por via aérea ou marítima, de U$500 para U$1000.
E tem a via fluvial, onde o sujeito atravessa o rio de barco na madrugada. Essa parece que não tem limite.. rsrs
tenho a intenção de ir este ano, o problema é dinheiro. Quero ver se acho peças para testes de computador, coisa que não acho em São Paulo com facilidade (placa de teste PCI express por exemplo). Queria ver se passava em Foz/Ciudad del Este e depois de lá iria para SC.
Pelo que já falaram aqui e que me falaram, se por exemplo você compra um celular e tira da caixa para já ir usando, é considerado uso pessoal e não é taxado. O que é taxado é o que está encaixotado ou com nota, aí vale as regras de tarifa já citadas.
Meu mecânico fez isso, veio com 3 iPhones nos bolsos.
Mas a Receita entende que apenas um celular vale como de uso pessoal. Mais do que isso pode ser taxado.
Sim, mas é tanta gente passando que não tem como fazer pente fino em todo mundo.
Morei em Foz/CDE por 20 anos, então tenho bastante experiência nesse assunto. Respondendo alguns pontos levantados em outros comentários, a começar pelo risco de assalto: é verdade que Foz já foi uma cidade muito violenta e perigosa, mas atualmente não é assim. Já atravessei de carro, ônibus, mototáxi, a pé e nunca me aconteceu nada. O pior que pode acontecer é você ser furtado no centro de CDE, mas acredito que isso seja igual em qualquer cidade grande do Brasil. Não sei como é a fiscalização no aeroporto pois sempre usei carro e ônibus.
Vale a pena? Olhando só pelo lado financeiro não, mas, se você for aproveitar para fazer turismo, vale muito!
Faço a mesma recomendação do Juarez de usar o compras paraguai pra pesquisar e comparar preços, mas tenha em mente que os sites das lojas se encontram frequentemente desatualizados, pode ser que algum item esteja no site mas não na loja. O negócio é olhar frequentemente e ligar/mandar um zap para as lojas.
Você tem $500 dólares isentos para compras no Paraguai e mais $500 dólares para compras em lojas duty free em Foz. Se você comprar um celular ou notebook e levar sem a caixa, fingindo que já tinha antes de ir pra lá a PRF não faz nada. Quem vai te parar (se te pararem) não é a receita, sim a PRF.
Algumas recomendações gerais:
-Ignore todo mundo na rua. Se você ficar dizendo “não obrigado” pra todo mundo eles não vão sair de perto de ti.
-Não se preocupe com a fiscalização. O trabalho deles é apreender drogas, cigarro, armas, etc. O teu notebook não é preocupação deles.
-Nas lojas grandes os vendedores falam português, nas menores não. E o espanhol paraguaio é muito difícil de entender, então nem perca tempo tentando aprender alguma coisa no duolingo porque não vai adiantar.
Dicas de ouro. Obrigado :)
Excelentes dicas!
Cara, muito obrigado. Talvez tu seja da PF KKK mas me animei demais! Vou me organizar pra ir! Obrigado!
Vi um vídeo no Tiktok de um engenheiro que não encontra um bom app/software pra colocar seus gastos mensais e agora tá tentando reunir uma galera pra fazer uma opção opensource.
Qual problema do seu dia a dia mereceria uma boa solução opensource?
mobilidade urbana.
Não entendo o porque de não existir algum app opensource que supere o Moovit, Cittamobi e Google Maps na questão de informar e roteirizar viagens de transporte público.
(a propósito, a ideia legislativa que mandei abaixo é sobre isso também).
Você sabe como funciona essas integrações (imagino eu) com prefeituras?
Sei que existe uma API padrão publica que pode ser usado na hora que constroem um banco de dados sobre transporte. Essa API por ser padrão pode ser usada em qualquer app que permita uso. Algumas prefeituras ou empresas de ônibus contratam uma (como a CittaMobi).
Agregadores no geral. Hoje temos dezenas de soluções pra streaming de vídeos e músicas. Múltiplas assinaturas, múltiplas cobranças. Queria muito que tivesse um agregador que pudesse, com uma interface limpa e organizada, unir as minhas contas de streaming, seja de vídeo, seja de audio. Também poderia ter uma ferramenta de busca multiplataforma, pra você não ter que ficar horas no Google vendo onde tá aquele filme underground que você tanto quer ver. Além de uma terceira funcionalidade, que seria um tracking e histórico de tudo que você assiste, com relatórios detalhados. Seria demais.
O mais proximo que vi disso para Filmes/Series foi o Plex. Ele tem uma opção pra colocar todos serviços que já paga e ele mostra todos as bibliotecas juntas, inclusive deixa fazer um Watchlist entre todas elas.
https://www.plex.tv/blog/end-the-streaming-struggle-with-plex/
O que tem me irritado é podcasts exclusivos, não faz nem sentido assinar mais de um serviço de musica, mas ter que instalar 2 ou 3 apenas para podcasts é péssimo.
Pior que mesmo para assinantes essas plataformas não tem APIs pra fazer uma integração direto do streaming :/
Poxa, não fazia ideia! Vou dar uma olhada em como funciona.
Sobre Podcast exclusivos… nossa, isso me irrita demais! Eu uso o Deezer como plataforma de músicas (simplesmente porque foi meu primeiro streaming de música e fiquei com preguiça de migrar) e o Pocket cast como agregador de Podcast. Aí 2 podcasts que gostava muito migraram pro Spotfy, são exclusivos. Pensa numa frustração… Eu sei que dá pra escutar de graça e tal.. mas eu não quero instalar mais um App só pra escutar 2 podcasts.
Já sobre API, nossa, seria um sonho se todas tivessem. Sou programador e faria de boas, mesmo que pra uso pessoal, uma aplicação(zinha) web pra consumir áudio e vídeo. Mas o máximo que algumas plataformas liberam é APIs pra metadados de seus conteúdos, e não o streaming em si.
você pode escutar Spotify via navegador, só logar na sua conta.
(Lembrando que o Plex não tem nada de Opensource, sua alternativa seria o Jellyfin)
Para a tarefa de saber onde está aquele filme que você quer ver com o http://www.justwatch.com e inclusive você pode ir trocando o país pra ver se você conseguiria ver via VPN
Tem que ser opensource? Acredito que vc colocou esta condição pensando na gratuidade da coisa, mas não é tudo que o open vai resolver porque em algum momento é preciso comprar o leitinho das crianças e se não existir um plano de negócio a solução vai morrer.
Outra coisa: é difícil a área onde já não exista um bom open source, mesmo no exemplo que vc deu consigo pensar em duas soluções ótimas e o cara vai criar mais uma!? Será que precisa? Nossas necessidades são tão particulares que precisamos criar um software para isso?
Você pode vender o serviço opensource como serviço já instalado em vez de auto instalar (vide bitwarden, plausible, wordpress). Nem todo mundo tem capacidade técnica ou paciência pra subir suas próprias aplicações.
Opensource não é só pela gratuidade, mas pela colaboração e experiências de todo uma comunidade. Os seus gastos mensais pode ter detalhes diferentes dos meus, talvez uma conta conjunta já seja um desafio diferente na criação desse serviço que nem todo mundo vê.
“Opensource não é só pela gratuidade, mas pela colaboração e experiências de todo uma comunidade.” Exatamente!! Além de que o código ta aberto aí pra toda comunidade ver. Se tiver coisa zuada, estranha, a galera ta aí pra ver. Com código proprietário a coisa é, obviamente, totalmente a oposta. Só Deus sabe o que fazem com teus dados.
E essa rede nova?
https://spoutible.com
tem essa aqui também https://nostr.com/
não consegui entender como funciona …
só fiquei curioso porque foi citada pelo Snowden no Twitter
Ja tentei usar ela, fiquei muito perdido
Recentemente saiu um app mais fácil de entender usando o nostr
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vitorpamplona.amethyst
Spare parts de um S8: tem utilidade?
Uns anos atrás eu tinha um Galaxy S8, que deixei numa gaveta depois que troquei por outro smartphone. Um ano depois fui ver e a bateria estufou e quebrou a tela do celular (curiosamente um iPhone da minha esposa tbm estufou depois de 1 ano na gaveta). Minha dúvida é: consigo reaproveitar alguma peça dele pra alguma outra coisa? Acredito que câmera e outras coisas estejam funcionando. Aqui tem uma foto dele: https://i.postimg.cc/nzd937Fx/Whats-App-Image-2023-02-02-at-11-06-53.jpg
se a placa mãe estiver boa, o ideal era remonta-lo com as peças que faltam, zera-lo e desvincular de conta caso não tenha feito e com isso vender o mesmo. não duvido que a placa mãe funcionando vale algo. Ponto é achar quem compre, dado que tanto há o risco de achar alguém com má intenção que pegue os dados quanto não achar ninguém pois temem em ser confundidos com tal persona.
Ia te sugerir a tela, mas você já falou que quebrou. Minha irmã esmagou um s8 e a troca da tela era mais de 1k
Acabei de jogar na pesquisa. Tá na faixa de R$ 800,00 via Mercado Livre, mas há preços (e provavelmente qualidades) menores.
Fala povo! Como vocês fazem pra acompanhar perfis que gostam, sem precisar ter contas em redes sociais? Dia desses recomendaram Mailbrew pra receber tweets dos perfis que você gosta sem abrir o Twitter. E as outras redes? Tinha o Bibliogram que era um frontend alternativo pro Instagram, mas eles desistiram de ter que ficar encontrando novas maneiras de furar os bloqueios.
Fritter para o twitter, mas vai morrer em breve.
Como voce mesmo já deve ter percebido, todas elas bloqueiam eventualmente as alternativas. O instagram, o Twitter que deu uma guinada de 180 graus subitamente e bloqueiou tudo de uma vez, etc. Isso acaba virando um jogo de gato e rato, em que nós temos que constantemente substituir um serviço por outro que ainda funciona, ou fica inviabilizado de vez (como twitter).
Entretanto, nem tudo está perdido, existe uma maneira de ter quase a mesma coisa. Faça assim:
1) crie contas nessas redes sociais, mas com pseudonimos (nomes falsos) e usando um email só pra isso ( e inventa o que tiver que colocar, aniversário põe qualquer data, etc). Estas vão ser as suas contas 100% funcionais de só seguir as coisas. Não adicione amiguinho, familiar, ficante, nem nada pessoal.
2) Vá até as páginas que queira seguir, e cria um atalho no navegador. Um atalho para cada página específica. Pode jogar tudo numa pasta, ou criar várias subpastas para categorizar conforme seus critérios (pode criar uma para perfis do twitter, ou para páginas de jornal, etc).
3) Para garantir de vez que as redes não vão espionar o resto dos sítios que visita no navegador, eu baixei um navegador que só uso para isso (Vivaldi, mas serve qualquer um), e coloquei todos os critérios de privacidade que ele oferecia. Deve ter como fazer equivalente no navegador de uso normal, mas eu achei isso mais fácil e garante que não vai ter informações vazando.
→ Pronto, agora pode olhar todas as páginas que segue enquanto minimiza ao extremo a exposição ao algoritmo, e ainda preserva privacidade. Com concessões inevitáveis, mas por enquanto é um método garantido de funcionar.
Henrique, mas o que é feito com esses atalhos? Vão servir para clicar e acessar diretamente cada uma?
Eh isso mesmo ué. Clica e acessa a página seguida por meio do endereço web. Clicando na pasta dd atalhos con a roda do mouse abre todos os atalhos em abas separadas.
Por chamar de favoritos aqui, num primeiro momento achei que você falava em salvar atalhos do navegador, mas pra fora dele, como arquivos.
eita, desculpa o erro de palavra então, eu achava mesmo que é chamado atalho, mas é favorito.
Estava esperando entrar no site, e agora foi. Mandei duas Ideias Legislativas para o E-Cidadania do congresso.
Um Sugerindo uma central de informações de mobilidade, onde todo o transporte público seria cadastrado e consultado por ali – ônibus, trens, barcos, etc…
E outro Sugerindo a padronização nas regras de coleta de recicláveis, dado o aumento no número de furtos de itens relacionados (como fios de cobre e canos de ferro) a repasse para empresas de reciclagem não cadastradas.
Agradeço a quem puder espalhar as ideias (ou melhora-las) :D
Na Holanda tem o 9292.nl que é lindo, conglomera todos os meios de transporte do país num único serviço
Era algo assim que espero um dia que tenha no Brasil.
Tipo, a ANTT poderia conversar com desenvolvedores opensource e a galera do OpenStreetMaps para poder adotar padrões de informação. Sei que a turma do OSM tava com uma ideia dessa, e tem um ou outro que faz roteirização e joga por lá, mas aparentemente a camada de transporte público é meio chata de achar.
Já foi a época de usar CittaMobi e Moovit. Uma tem um app pesado e chato de operar hoje, outra encheu de propaganda para forçar pagar a versão sem propaganda (detalhe que bem, não sei de detalhes, mas dado que até já tentei contribuir, muitas informações do Moovit são conseguidas por contribuições de voluntários…).
E precisava padronizar o cartão de aproximação do ônibus tbm. Ridículo o cara morar em Osasco e ter que ter 3 cartões para chegar no centro de SP
Não a toa essa ideia também. Uma coisa que seria interessante – salvo engano o Idec e outras instituições sugerem isso – é fazer uma espécie de “fundo nacional do transporte público”. Centralizar as cobranças em um banco nacional ou algo assim, ao invés de deixar nas mãos de entes menores.
Moro em Itapevi, e não faço o municipal pois o custo-benefício para mim é inútil (não moro em bairro distante de outros modais). Eu tinha o BOM (intermunicipal), depois migrado para o TOP mas depois deixado de lado. Diferente do BOM, o TOP é mais chato para ser obtido – só tem poucos lugares para pegar a versão “apenas transporte”. E tenho o Bilhete Único, que acabo sempre usando, pois permite-me usar os trens e os serviços municipais da SPTrans.
Provavelmente a pauta de transporte público não será uma prioridade neste momento da gestão Lula, mas torço que ganhe fôlego um pouco antes das eleições municipais – seria uma forma de os futuros políticos já traçarem por exemplo justamente a unificação de pagamentos do transporte público e/ou o sonhado “transporte subsidiado/’gratuito'”.
Em Curitiba liberaram o uso de cartões de débito/crédito com aproximação nas catracas dos ônibus e estações-tubo. Nunca mais usei o cartão de transporte/da URBS.
Aqui em São Paulo já estão liberando esta função também @Ghedin – infelizmente ainda em poucas linhas de ônibus, nos trens não tem isso.
Só que com isso perde-se algo relevante que são as integrações. Com um cartão de transporte permite-se integrações por um tempo e/ou número de viagens.
Para quem é visitante (no meu caso se eu fosse em Curitiba) ou viaja pouco, este tipo de cobrança é legal. Mas para quem mora na cidade ou as vezes quer fazer várias visitas em outros lugares, as integrações ajudam a economizar para um café por exemplo.
Ah! Ia me esquecendo: é possível pagar com qrcode também – no caso trens e dependendo ônibus SPTrans.
Eu paguei umas viagens de trem com qrcode via whatsapp mas esse método acaba gerando uma exclusão digital para uma porrada de gente.
Na verdade @Henrique tenho uma certa implicância com o sistema de QRCode. Do jeito que foi implementado em SP, ao meu ver foi uma falha, mas vou tentar deixar (se eu me lembrar) para o próximo Post Livre.
Estou pensando em migrar de um banco digital de volta para um bancão, no caso do Nubank para o Itaú.
No Nubank, recentemente passei a sentir que estou “brincando de dinheirinho”, sem contar as várias features que não servem pra mim (seguro de vida, a Easy Invest, as criptomoedas, a aba de descontos, o assistente de pagamentos confuso, o organizador de gastos, o limite baixo de crédito etc.).
Não entendo muito de finanças, então tô parecendo o cara do meme do “Abre conta num banco que existe”. Pra ser honesto, fiquei bem broxado depois do episódio do Nu Reserva Imediata comendo dinheiro de geral.
Você que fez ou pretende fazer esse tipo de migração, quais prós e contras você notou? Valeu a pena? Sente falta de alguma feature do banco digital?
Não é querendo te desanimar, não, mas o bancão também vai te empurrar um monte de produto de investimento ruim e serviços duvidosos. Na real, o Nubank está copiando a cartilha dos bancões, que já fazem isso há anos e costumavam ser bem mais agressivos — só mudaram um pouco a postura devido à concorrência dos digitais.
Eu tenho contas em bancão e em digitais, e movimento bem mais os digitais. O aplicativo do bancão é pior e as vantagens dos digitais, no geral maiores. (Também aproveito algumas regalias que o bancão vez ou outra oferece.)
Infelizmente não tem outra saída a não ser estudar, informar-se, nem que seja para ficar no arroz com feijão e evitar ciladas como essa Nu Reserva Imediata (não uso).
Boas dicas. Obrigado! Pois é, o jeito é ficar atento ao que tem de melhor nos dois. Talvez um meio termo entre ambos faça sentido mesmo
Já estou na terceira semana com o Mercado Pago e até agora sem grandes problemas. Como uso mais como “carteira digital” (pois uso o cartão NFC via celular e as recargas de transporte público), até que tem me servido bem.
Não entendo o porque das pessoas não manterem uma conta poupança como reserva em um banco público (Caixa ou BB) . Sempre é uma forma de emergência e confiança. E não precisa ter dinheiro na poupança (quer dizer, não precisa ter mil reais lá, deixar 1 real a conta fica ativa).
Pergunta de leigo: por que especificamente um banco público?
obviamente pois está sob responsabilidade de um governo, não de um ente privado. A responsabilidade financeira é gigante com elas.
Uma amiga da minha mãe sempre disse: no dia que o BB falir nada mais importa, porque o Brasil foi à bancarrota e a convulsão social tá na rua. Ele é tipo o último bastião do sistema bancário.
Não a toa nós como brasileiros temos que torcer que Banco do Brasil e Caixa Econômica nunca sejam privatizadas. Aliais, a pior burrada nos anos 80 foi a privatização dos bancos dos estados (da federação) – Banespa por exemplo.
Por mais que eles tivessem problemas, todo banco público é PÚBLICO. É(ra) onde funcionários públicos recebem sem pagar tantas taxas. Hoje prefeituras fazem parcerias com bancos privados, o que é um rolo por si só.
Quanto a privatização dos bancos estaduais, não tinha o que fazer.
Os Estados da federação estavam afundados em dívidas e usavam os próprios bancos para tomar ainda mais empréstimos ao ponto dos bancos de todos os estados (com exceção de 2) quebrarem.
Tudo isso enquanto o Banco Central emitia cada vez mais dinheiro para salvar os bancos estaduais (aumentando ainda mais a inflação absurda).
Esse artigo da Folha de São Paulo explica bem isso.
A Constituição de 1988 salvou o país quando impediu a criação de novos bancos estaduais.
O problema da privatização/extinção não foi ela ter acontecido. O problema foi a forma como ela aconteceu, que diminuiu a concorrência e aumentou ainda mais a concentração financeira em 6 bancos no país.
Tenho usado também pro básico e deixo o nubank num celular que não sai de casa. Alias, na Argentina usam muito mercado pago, não tem pix entre bancos, mas tem uma função similar no app, então fica muito prático e onipresente.
Interessante isso!
Antes do Pix no BR, o PicPay e o próprio MercadoPago tentaram ir na onda da carteira digital. O Pix deu sorte de ter sido necessário a questão do auxílio emergencial na pandemia. Sem ele, acho que eles não teriam o laboratório e incentivo de uso.
Em tempos: Mercado Livre/Pago tem origens argentinas.
Isso, é uma empresa Argentina, mas o mercado Brasileiro é muito melhor, então eles cresceram mesmo aqui… Acho que até a sede deles é por aqui.
Trabalho numa empresa de argentinos, eles já comentaram que o mercado aqui é muito mais estável.
Ativa o FGC na sua nuconta, que ele passa a fazer depósitos em RDB e você não vai ficar perdendo dinheiro quando a próxima americanas quebrar.
Dei uma checada lá e o meu já estava ativado. Mesmo assim, fui afetado por aquela oscilação da Americanas
O FGC é mais pra se o banco quebrar, este seguro irá te pagar até 250mil.
No caso da Americanas, a gestora Nubank apostou 2% nas ações das Americanas, como a empresa quebrou tudo foi por água abaixo. Inclusive o fato de que renda FIXA não é FIXA! 😂
E não foi algo só do Nubank, no Itau mesmo tinha pelo menos 2 fundos bem grandes com 1% e que despencou, a diferença é que o Nubank prometeu demais e também era a maior carteira em numero de clientes desse tipo.
Ah, agora entendi! Hahaha obrigado pela contextualização!
Quando essa função está ativa, ele coloca seus investimentos em RDB, que é um titulo de renda fixa, e não sofre essas oscilações.
Você (como eu) deve ter investido no “Nu Reserva Imediata” através das “caixinhas”. É um fundo de investimentos que possui debêntures das Americanas (ao que tudo indica), então possui riscos, apesar de ser propagandeado como um local seguro para colocar a reserva de emergência. Eu fiquei extremamente chateado com isso, especialmente porque não tinha prestado atenção na composição do fundo (erro básico, eu sei) e “confiei” na propaganda do NuBank para colocar meu dinheiro por lá.
O que eu fiz (e recomendo, pra quem quer expor o dinheiro ao mínimo de risco possível) foi tirar meu dinheiro dessa “caixinha” e colocar em outra com “RDB Resgate Imediato”, essa sim garantida pelo FGC e rendendo sempre 100% do CDI.
Boa dica!
Eu gostava muito do NuBank quando era cartão, o aplicativo era excepcional e as limitações do crédito eram menos problema, mas hoje bancões e fintechs convergiram em experiência.
Acho meio indiferente, não sei se vale migrar esperando uma experiência muito melhor, a não ser que haja um produto ou vantagem clara no bancão. Por exemplo, ganhar maior limite no cartão ou fazer um financiamento.
NuBank tem menos serviços, acho que dependendo do momento da vida, um bancão é melhor opção. Como o Ghedin comentou, os bancões também empurrarão produtos, mas se for enquadrado nos segmentos de média/alta renda, as ofertas são mais condizentes com as suas necessidades.
Disclaimer: trabalho no Itaú, então talvez esteja dando uma passada de pano para o bancão. Mas abandonei o NuBank muito antes, pelo Santander na época.
Você trabalha no Itaú, que legal! Haha
Enquanto o Nubank fica fazendo doce, o Itaú liberou muito mais limite e um cartão melhor.
Eu acabei de fazer isso pra ter uma conta conjunta com minha esposa e a migração foi exatamente essa: Nubank para Itau.
A vantagem de juntar os dinheirinhos é ganhar algum beneficio do banco, um cartão melhor, uma gerente no whatsapp, talvez uma agencia com cafezinho na porta.
MAS incrivelmente em 2023 o bancão não sabe mandar notificações de compras, sim o Itau de forma muito básica não sabe fazer isso direito assim como Nubank (e outros bancos digitais). As opções de cartão virtual é muito limitado, pode gerar 1 e depois só temporários, e caso seja conta conjunta isso só acontece para o titular.
Como vantagem eu colocaria o Debito Automático, DDA e pagamento especifico de alguns impostos, além do salario da minha esposa que já teria que ter uma conta no Itau.
Aqui em casa a gente voltou a usar o cartão do Nubank no dia a dia e colocamos um DDA automático no Itau pra pagar a fatura do Nubank.
Em resumo o bancão virou um cofre das economias enquanto o Nubank cuida do dia a dia.
A limitação de apenas 1 cartão virtual + cartões temporários é um super gol contra. Usar vários cartões virtuais é uma questão de segurança.
DDA é legal! Bom saber que funciona bem!
como vc configurou o dda no itaú pra pagar automaticamente o nubank?
Na opção automatizar pagamentos DDA, você passa o CNPJ do Nubank e o valor limite que ele pode pagar sozinho.
po, q legal, vou fazer isso. eu já fiz duas burradas diferentes com a fatura do nubank (eu só uso o cartão, conta eu uso bancão msm). uma vez tava colocando pra agendar e errei e paguei na hora, foi triste o dinheiro indo embora antes da hora.
e numa outra vez eu esqueci de agendar, aí dois dias dps eu tava na praia e veio mensagem q eu não tinha pago a fatura.
Eu gosto de cooperativa de crédito, atendimento bom, tem tudo que os bancos oferecem, a que uso tem um aplicativo muito bom, tem retornos de sobras, a o valor que pago de manutenção acumula nas cotas, que posso retirar em alguns casos de emergência “doença por exemplo”, quando se aposentar ou se resolver encerrar a conta.
Que sensacional! Bom saber dessa alterantiva!
Cara, os bancos tradicionais, pelo menos a CEF onde tenho conta, tem alguns serviços que vc não encontra nos bancos digitais, como pagamento de imposto – ipva/iptu – e alguns outros serviços como empréstimos consignados e uma ou outra coisinha.
Penso que a situação ideal é ter um pouco de dinheiro em cada um para aproveitar os serviços que cada um oferece.
To até indo fechar minha conta do Sicredi por que não uso faz anos. Nubank é bom pro básico, basta ignorar essas ‘features’
Checa se a conta tem custos de manutenção. Se não tiver, creio que não é uma boa ideia fechar a conta, pois você pode no futuro usar para receber de forma emergencial.
Noto que o Sicredi ampliou bem os pontos de atendimento e tem possibilidade – salvo engano – de depósito em pontos automáticos (similar ao Bradesco).
Mas só um palpite.
É isso mesmo que vou ver. Vou pedir pra remover qualquer taxa, cartão de crédito ou limite de crédito.
Conta corrente geralmente tem taxas. No meu caso, as duas contas em bancões que tenho são de Poupança e são bem básicas – 4 saques por mês e olha lá.
Não sei as condições do Sicredi, mas sei que todo banco tem que ter obrigatoriamente uma cesta de serviço ultra básica, que cobra acima de um limite de saques (4) e cobra taxas para certas coisas (como se por exemplo você tirar acima de dois extratos completos via impressão). Geralmente o custo de taxa é baixo ou inexistente.
Sim. Estou ciente das coisas. Tenho uma conta básica no Bradesco, essa nunca me cobrou nada. O Sicredi foi escolhido na época por que meu pai tem conta la, todo mundo aqui na roça usa Sicredi. Mas eu não uso faz muitos anos, pra saques esporsdicos eu tenho o Bradesco.
Logo que os bancos digitais surgiram me atraquei neles (Inter, Nu, Next, AgZero/Safra), principalmente pela promessa do TED grátis ilimitado, conta sem custos e cartão de débito/crédito master ou visa (tenho ódio do ELO).
Mas aos poucos foi entrando uma pulga atrás da orelha sobre a segurança e estabilidade deles (tanto financeira quando digital). Bancões investem MUITA grana em segurança digital. E sinceramente várias vezes ocorreu comigo de um banco digital falhar uma compra no débito (por pura falha de comunicação com o banco emissor) e me deixando na mão. Eis que chega agora o PIX e a vantagem do TED ilimitado virtualmente não existe mais.
Também chegou o momento em que eu tinha um app para o cartão (usava o itaucard pra acumular milha), uma corretora diferente para investimentos (socopa, sequer tinha app) e um banco para a conta corrente. Me deu nos nervos e resolvi concentrar tudo num lugar só.
Migrei para o BTG, que é um banco tradicional, mas que entrou no varejo há pouco, diretamente na via digital, tanto na parte de conta corrente como para corretora de investimentos. Até o momento tem me satisfeito em absolutamente tudo, inclusive o cartão de crédito achei bem vantajoso para meu perfil. O app do banco/cartão tem tudo que eu preciso: notificação das movimentações (compras, recebimento, boletos), PIX, DDA, Debito Automatico, visualizar as faturas seguintes já com as parcelas vindouras, ajuste de limite do cartão. Mas como comentado, não tem convênio para pagamento de alguns impostos locais (basicamente só serve para quem mora em SP).
Não me vejo saindo do BTG num futuro próximo.
Obs: mantenho minhas contas que abri em 2005 no Banco do Brasil e no Banco do Estado do RS ativas com uma graninha lá just in case. O Banco do RS eu uso de vez em quando ainda para alguns boletos que são lidos melhor pelo app dele e para alguns impostos locais. Se não fosse o maldito cartão ELO eu migraria tudo para o Banco do Brasil sem pestanejar, pois o app do banco do brasil é bem decente e tem caixa eletrônico no meu trabalho (embora eu tenha sacado dinheiro apenas 3 vezes no último ano).
Obs: em tempo, o Nubank revolucionou as funções de crédito, mas felizmente os outros correram atrás (exceto o adiantamento de parcelas).
Muito legal o seu relato! Obrigado!
Por que vc não pediu um cartão Visa no Banco do Brasil? Meus cartões de crédito do BB sempre foram Visa.
talvez fosse muito preciocismo mas queria ter um cartão múltiplo (aka debito + crédito) visa ou master. No BB não emitem cartão de débito que nao seja ELO- pelo menos na minha agência…
Respondendo seus dois comentários: pedi no Itaú mesmo porque já sou cliente desde sempre. Preguiça de abrir conta em outro banco
Também preferiria se fosse um só cartão múltiplo. Curiosamente, o Itaú apresentou uma solução pra isso. Tem o cartão de crédito Visa normal, aí eles liberam um cartão de débito MasterCard “digital” que só pode ser usado via NFC. Mó legal. Pra mim que só pago maquininhas usando celular, é uma solução bem ok
@Guilherme, só uma dica: sempre fique atento ao uso do NFC. Eu não sou especialista em segurança digital – alguém aqui pode falar melhor que eu – mas por exemplo, eu costumo DESLIGAR o NFC após uma transação e só ligar ANTES da transação. É um pouco burocrático e atrasa uns 10 segundos antes de um pagamento, mas ajuda a prevenir golpes.
@ Ligeiro
Não precisa desligar o NFC. Toda transação exige autenticação (senha ou biometria) para ser efetivada.
Uso bancão (santander) porque a empresa paga o pacote (é a conta salário). Na prática hj em dia só serve para pingar o dinheiro e aí mando para uma corretora para investir. O cartão de crédito uso na corretora por ter uma milhagem muito melhor (rende 2x mais) que o santander.
Gosto de bancão por ter muito mais suporte para viagem ao exterior, se der merda dá para ir numa merda de agência e boa. Não pagaria para ter, mas se conseguir de graça, só vai.
E outra: milhas são um roubo, mas não colher as milhas tbm é burrice. As milhas são uma porcentagem que todos pagam, tendo ou não plano de milhagem. Cashback é só uma palavra da moda para a mesma coisa: milhas.
O que são as milhas, em termos leigos? É um outro nome para cashback?
É meio que o Cashback original, eu diria. O cartão morde um pedaço de toda transação e aí retorna uma porcentagem para o cliente. O nubank e banquinhos tem a propaganda de “cartão grátis” quando na vdd eles deveriam estar pagando para vc usar. Santander eu tirava 0,25-0,5% por gasto, na corretora tô tirando 1%
Hahaha, caramba, eu não fazia ideia disso
“Abre conta num banco que existe”
acho que ainda é mais seguro
num aperto, sempre é possível ir a uma agência e falar com um ser humano
banco digital tem os mesmos problemas das mega-empresas físicas (tipo operadoras de telecom) e das mega empresas da web: funciona maravilha para 95% das pessoas, mas dá problema para as outras 5%
pelos relatos que vi de pessoas que tiveram problemas com Nubank (fraude etc), os clientes ficam praticamente na rua, dependendo de emails não respondidos, ou emails com respostas genéricas
Esse ponto que você levantou sobre suporte e agências físicas é importante.
Eu comecei com banco digital, porque era mais fácil abrir a conta do que os físicos. Mas pouco tempo depois passei para um banco tradicional e sigo até hoje.
Acho que lido com as minhas finanças de um jeito muito old-school, porque eu não consigo colocar o app como uma coisa importante. Meu uso é muito transacional, entro 1x no mês para atualizar as planilhas, pago o que tenho que pagar (nos raros casos que não tenho débito automático) e depois só volto para usar o Pix. O app é cheio de serviços também, mas eu não fico olhando nada além do que eu uso.
Então, para mim é uma troca válida pela tranquilidade. Teve esse episódio da conta investindo reserva nas Americanas, já teve banco falindo do nada, outros encerraram as contas de pessoa física do dia para a noite… Então não quero me envolver nisso nem ficar teorizando que o FGC vai me salvar, prefiro permanecer no tradicional porque no dia que ele falir, o país já vai ter acabado a muito tempo, hahah.
Hahaha, boa. Que inveja da sua praticidade. Nisso um bancão como o Itaú tem vantagem clara: deixar tudo no débito automático deve ser a maior paz
Uso há algum tempo ambas as alternativas. Vou te passar minha opinião:
– nubank, gostava, mas nunca ficou no meu coração 100%. Pra quem é adepto da configuração de ter 2 contas bancárias, sendo que a principal fica num segundo celular em casa e a segunda fica no celular que você leva pra rua, acho bem válido.
Deixa pouco $, limite baixo no cartão e segue mais tranquilo.
– Banco Inter: me parece mais robusto que nubank, tem promos boas de cashback, e da pra pegar um cartão black mais fácil, se for importante pra você.
– mercado pago: não uso como banco, somente para pagamentos específicos. É uma carteira digital pra mim.
O que fará nesses e pq estou deixando de lado os dois primeiros:
(1) simplificar minha vida :-)
(2) quando da algum problema , ter opção de ligar pro gerente e/ou ir na agência são viáveis e funcionam (detesto e evito a todo custo, faço o máximo de autoatendimento possível, mas problemas acontecem)
– Bradesco: é bom, nada de exatamente positivo ou negativo sobre o banco em si. Particularmente tenho um gerente muito gente boa, que responde via WhatsApp funcional. Então quando preciso de algo que ele tenha que intervir, mando mensagem sem pressa, já aviso pra ele responder com cama q não é urgente e tudo flui muito bem. Deixei claro q finalidade da conta e tudo mais, ele nem me liga vendendo nada.
– BB: tenho uma conta isenta, que não existe mais. Só tenho o cartão de débito.
Sinceramente é o menor App dentre os bancões. O App e internet banking do BB me agradam d+ (em funcionalidades). É o que mais uso no dia a dia.
*PS2: apesar de buscar simplificar, acho válido sempre ter 2 opções.
Tenho mais de uma conta corrente, mais de 1 chave pix (pra contas diferentes) e mais de 1 cartão de crédito (bandeiras e bancos diferentes).
Muito legal a sua solução. Seu exemplo vai ser útil para mim na hora de tomar uma decisão!
Bons pontos. Simplificar as contas em uma conta digital é um caminho legal também. E engraçado ir de Mercado Pago, pelo visto talvez fiz uma boa escolha usando ele (também a função dela para mim é de “carteira virtual”). A regra do pix é similar também: as chaves não estão restritas a uma conta apenas (ao meu ver, isso também vira fator de risco).
Olha, eu nunca confiei muito no Nubank pra guardar dinheiro ou utilizar como banco. Acho a segurança dele meio fraca. Usa a mesma senha do celular (implementado depois, antes nem tinha). Mas quanto aos bancões, acho que eles só são bons pra quem tem uma grana boa, o segmento alta renda, porque conseguem cartões de crédito melhores (pontuam mais, pra quem curte, ou dão outros benefícios – sala vip), muitas vezes contato direto com gerente pra resolver algum pepino ou até realizar um investimento (pagando caro pois operações pela mesa são mais caras).
Hoje tô usando dois bancões, BB e Santander (testando). Acho o BB um dos mais seguros. Pede senha pra entrar e outra senha pra operações. O Santander é uma senha só pra entrar. Pra ativar um novo dispositivo o BB pede para ir no caixa eletrônico. O Santander e outros digitais ou é reconhecimento facial ou então inserir várias informações (banco Inter, que pede parte de número do cartão, código enviado para e-mail etc).
Em relação aos produtos, os bancões estão se aproximando mais dos digitais. O app do BB agora tem até um shopping etc e tal.
O bom hoje é que existem opções demais. Mas antes olharia o Bancodata antes de pegar um banco mais obscuro.
E ficaria nos que se chamam de bancos mesmo (digitais ou tradicionais), nada de deixar dinheiro em picpay mercadopago, essas carteiras da vida.
Alguém aí conhece algum perfil de notícias no Mastodon? Dei uma pesquisada e não encontrei nenhum. Nem o Núcleo (sigo via telegram) tem perfil por lá :(
A galera da tecnologia e do linux, de modo geral, estão por lá de algum modo. Agora, perfil com notícias sobre Brasil, política, mundo etc. desconheço.
A hashtag #BolhaUS_News tem vários bots de portais de notícia replicando do twitter
Exemplo: https://hal.bolha.us/@globonews
Já perfil oficial nāo conheço nenhum
Sim, instância muito útil, tem vários perfis lá.
Curti. Bem útil mesmo. Já quebra bem o galho. Valeu!!!
Pelo que eu vejo por cima, todo mundo continua freguês da Meta e do Twitter. É onde todo mundo está e, portanto, é onde esses canais vão ter audiência. Funciona assim, infelizmente. Vai demorar um pouco até o Mastodon e outros canais alternativos atraírem gente além das pequenas bolhas tecnológicas, políticas etc..
A Journa.hosts é feita por jornalistas.
É impressão minha ou como tão dizendo por aí Janeiro passou rápido?
Eu fui ler estes dias um relato no “Blog Farofeiros” sobre suporte técnico.
Venho prestando serviço como suporte e de fato, sei das minhas limitações – nas quais sempre alerto a quem pede meus serviços. E de fato lido com todos os tipos de clientes. Os mais abusados ou problemáticos, reservo-me o direito de não trabalhar mais com eles no futuro, por mais que comprometa minha renda (e sim, compromete).
O pessoal fala de como o “ChatGPT” e similares vem melhorando e quem sabe pode substituir atendentes, mas a questão de manutenção e suporte, os próprios sistemas já tem formas de autocorreção razoáveis – o Windows 10/11 tem um sistema de auto correção que até funciona, mas falha quando é corrupção na inicialização (Boot), o único calcanhar de aquiles. Programas atuais aparentemente funcionam bem sem falhas. O problema são alguns programas antigos. Enfim.
De qualquer forma, ainda há o hardware a ser trocado, então talvez o futuro não será o suporte remoto – apesar de já existir tecnologias onde você põe um hardware para acesso remoto a outro hardware. Mas sim estar lá arrumando placas, cabeamentos e conexões.
Acrecento que desde o Windows 8 o sistema é muito mais robusto, apesar de todos os problemas estéticos.
Sim. De fato o Windows 7 já era bem estável depois das atualizações. O 8 em diante são estáveis e tem vários recursos de segurança (isolamento de memória por exemplo).
O que incomoda no Windows 10 é que infelizmente ele força a pessoa a usar um SSD. Mas fora isso…
Interessante, eu vi um meme nas redes sociais dizendo justamente o contrário, que Janeiro passou muito lento. O meme era: “Dia 89 de Janeiro”, e quando foi dia 31, teve o “Preparados para o último dia de Janeiro?”
Pra mim não passou nem rápido nem lento, passou normal, deve ter sido minha situação atual que fez com que eu não prestasse atenção nisso.
Tenho a sensação que diferente dos últimos dois ou três anos, Janeiro passou bem rápido. Como não tenho rotina per si, talvez seja por isso. Fora o fato que com este primeiro mês de governo novo, a sensação é que as coisas estão aparentemente leve nas ruas.
Tipo, até o dia 15, de fato com as notícias pesadas e a bagunça restante, dava uma impressão de estar um pouquinho lento. Passou do dia 15, o tempo “voou”.
(A única coisa que estou cismado é que no sistema da operadora de internet, não constou o pagamento do meu boleto. Entrei em contato duas vezes, e em uma falou que tinha compensado o boleto. De qualquer forma vou esperar ver se não bloqueia a internet.).
Lastpass invadido.
Norton password manager violado.
Anúncios de phishing do 1Password no Google.
Vunerabilidade encontrada no KeePass.
Scam e preocupacao com a contagem de iteracoes do KDF no Bitwarden.
Tudo isso recente.
Estou chegando a conclusão que gerenciador de senhas é que nem sistema operacional: quanto mais usado, mais ataques!
Por isso, acho que vou migrar para um serviço mais discreto.
Qual gerenciador de senhas vcs usam?
Conta mais essa história de vulnerabilidade encontrada no KeePass. Foi no KeePass mesmo, ou no KeePassXC? Até onde sei, o KeePass original foi abandonado e nem deveria estar em uso.
É possível escrever nos arquivos de configuração do keepass para, na próxima vez que você desbloquear o cofre, rode uma macro para exportar os dados que estão lá.
https://www.bleepingcomputer.com/news/security/keepass-disputes-vulnerability-allowing-stealthy-password-theft/
Não parece afetar o keepassxc https://github.com/keepassxreboot/keepassxc/issues/9041
Boa. (E nessa descobri que o KeePass original não está abandonado, aparentemente.)
É uma falha que exige acesso irrestrito ao sistema local da vítima, né? Bem complicada de ser explorada.
não acho tão problemático as vulnerabilidades dos gerenciadores de senha offline (lógico que não é o ideal, mas…), eu uso o enpass e se ele fosse invadido eu não perderia nada, pois as minhas senhas ficam na minha nuvem, não na deles
Uso 1Password família e, até hoje, nunca vi nada preocupante sobre. Inclusive a pessoa que falou sobre a possível fraqueza do Bitwarden, comentou que o 1Password ainda continua bem forte por casa daquela chave que vc tem além da senha.
Concordo e também nunca vi nada preocupante sobre o 1Password. Inclusive por esse histórico sempre que penso em migrar do 1Password para outro serviço, exclusivamente por causa do preço da assinatura, eu me pergunto se valerá a economia.
Vaultwarden, que é um Fork em RUST do servidor de Bitwarden, em resumo é uma versão muito mais leve que o original.
(Recentemente o Bitwarden empacotou tudo em um docker só, e talvez volte a ganhar uma chance.)
Hospedo ele em um ambiente interno e pra acessar eu conecto via Tailscale quando estou fora de casa.
Usei o chatgpt para me ajudar a elaborar uns planos de aula de Geografia para o ensino médio.
Gostei bastante dos resultados, embora ainda precisei fazer alguns ajustes e refinamentos, acho que é uma ferramenta que pode ajudar muito quem trabalha com educação.
vc estima que seu trabalho diminuiu em quanto com a ajuda dele? e o ganho de tempo?
Janeiro é o mês de professores planejarem os conteúdos e atividades do ano letivo, então estimo que o meu trabalho diminuiu no mínimo uns 40% com ajuda do chatgpt. O ganho de tempo foi de, pelo menos, dois ou três dias de trabalho, pois planejar atividades exige criatividade e pesquisa, o que é cansativo e as vezes “dá um branco” quando busco ter uma ideia boa.
Acredito que esse aproveitamento pode ser ainda maior, se a IA conseguir elaborar uma prova que esteja no nível dos meus alunos, mas ainda não testei isso.
Fica a questão: e se seus alunos começarem a elaborar as repostas das provas via IA?
É proibido usar celular na sala de aula, principalmente em dia de prova.
Além disso um (bom) professor sabe quando o aluno responde com as próprias palavras ou quando apenas copiou a resposta de algum lugar.
Aí a paridade de armas está comprometida :p
Falando sério, tá certo, só meio que provoquei :) Só sinceramente acho esquisito tudo estar indo de dependência para a IA.
Ando pensando bastante nisso. Tenho muitos amigos professores. O ChatGPT vai ser uma faca de dois gumes na educação. Vai dar muito o que falar ainda. Quando o uso se massificar de vez, aí teremos debates em muitos lugares diferentes e veremos o real impacto na educação
Como tudo que envolve o mundo tecnológico, o chatgpt está sendo visto com uma grande euforia. E, como quase sempre também, essa euforia deixa de lado debates importantes. Inclusive sobre formas de uso da ferramenta. Eles até existem, mas são bem tímidos ainda.
Não sou contra o chatgpt, embora veja com uma boa dose de desconfiança. Só acho que, mais uma vez, o mundo tecnológico, dá mais valor a força da novidade ou do deslumbramento e deixa o debate e diálogos sérios de lado. No final, fica sempre aquela velha história de, ou você é, supostamente, contra inovações e avanços tecnológicos, ou aceita tudo que é novo como se fosse sempre o melhor. Enfim… isso dá pano pra manga.
Isso me fez lembrar que um do trabalhos de escola que fiz, foi baseado em uma pesquisa que fiz no no “Cadê” na época (fui em uma lan house e pesquisei sobre o tema do trabalho – que nem me lembro mais, creio que foi em 98-00). Sei que falei também a quem estava junto que não queria copiar todo o texto do trabalho, mas estava tão bem escrito o texto que sei lá se foi do jeito que estava ou não. Creio que mudei uma ou outra palavra.
Sobre o tema de “alunos fazendo trabalhos no ChatGPT”, parece que eles tão planejando uma solução na qual você insere o texto e ele analisa se foi gerado por IA. Seria a ferramenta pra identificar um produto da ferramenta.
eu estou doido para ver falsos positivos nessas ferramentas — tenho certeza que o jeito robotizado com que muita gente escreve (sobretudo pesquisadores das ciências naturais) vai ser caracterizado como escrito por IA!
A própria OpenAI lançou uma ferramenta do tipo. É bem limitada, com baixo índice de acerto e fácil de burlar — altere/acrescente umas palavras e boom, ela já não consegue detectar nada.
Imagino que ele simplesmente bote no papel o que vc já tinha na cabeça, né? Serve mais como teclado com previsão de palavras avançado do que propriamente um gerador de conhecimento original. Aplicações como essas imagino que venham a ser muito comuns no futuro.
Exato! Os resultados que ele me deu não foi nada que eu já não soubesse fazer, ou que não estivesse disponível numa busca, mas que me pouparam um tempo considerável.
Nessa semana estava ajeitando meu backup remoto criptografado e aí me dei conta de que, quando eu morrer, praticamente tudo meu ficará num limbo porque não compartilho minhas senhas com ninguém.
Aí fiquei de perguntar aqui: vocês têm um “plano post-mortem” para senhas e outras coisas digitais? Como é?
não tenho, e pq teria? se o objetivo não é mostrar para alguém mesmo…no máximo as fotos gostaria que tivessem acesso
Sei lá, acho que seria legal que quem ficasse tivesse acesso a coisas que, em vida, eu prefiro manter privadas. Fotos são um bom exemplo.
vc pode criar um backup ou deixar num cofre de senhas a parte com somente as coisas que queira compartilhar
Sim. Tem todo um documento descrevendo minha vida digital, assim como formas de acesso ao gerenciador de senhas que minha esposa. Além de informações importantes para dar continuidade a vida da família. Informações bancárias, obrigações, seguros, etc. Reviso a cada seis meses mais ou menos.
E como você guarda/gerencia isso? Digo, tem um sistema que mantenha esses acessos privados em vida e acessíveis após a morte?
pensei aqui agora, dá pra programar um e-mail explicando o passo a passo pra acessar esse serviços, a única falha é lembrar de atualizar o envio de tempos em tempos, pq se esquecer de mudar a pessoa recebe o e-mail com todas as suas informações
O gmail oferece esse tipo de lembrete.
Você indica um “herdeiro” pra sua conta Google que recebe acesso irrestrito após um período pre determinado de inatividade.
De tempos em tempos a conta manda um lembrete pra avisar que a função está ativa.
E se combinar com o acesso de senhas salvas da conta Google resolve um parte das senhas legadas.
poderia fazer um textinho explicando isso melhor hein, achei interessante
Tô trabalhando nisso. Público aqui assim que estiver pronto.
Pronto. Aqui detalho um pouco mais: https://pedro.weblog.lol/2023/02/sucesso-digital
Estou nessa mesma situação que você. Meus vão pro “Limbo da Internet” rs
Depois que morrer, morreu! já era! Acho que não é algo que devemos nos preocupar. Vamos ser esquecidos e ninguém vai ficar revisitando acervo nosso, a não ser que seja uma pessoa muito importante. As pessoas não veem as próprias fotos antigas, quem dirá de um “parente” que morreu.
O máximo que faço é ter um álbum compartilhado no Google Photos com minha esposa, onde automaticamente qualquer foto em que apareça eu e ela, vai para esse álbum. Todos os documentos, planilhas, arquivos de trabalho, ficarão inacessíveis.
Hm, cada um encara a vida à sua maneira, mas, considerando as perdas próximas que já tive, acho que seria legal com quem fica dar esse acesso. Eu gostaria de saber mais e imagino que pessoas próximas a mim também gostariam de saber mais de mim.
Claro, cada um vê o mundo de uma maneira. Caso a pessoa queira fazer isso, tem que estar ciente de que deixar o acesso as suas coisas pessoais digitais, é uma brecha de segurança das mais básicas. Seja um caderninho, seja uma senha compartilhada com um(a) companheiro(a). A forma menos arriscada que vejo é ter acesso aos seus arquivos de maneira judicial, com o atestado de óbito e documento certificando que pessoa X é o herdeiro legal, isso funciona muito bem para contas de banco, e tudo do mundo offline, ou fazendo um testamento informando os dados de acesso do que você quiser, mas se você morrer, por exemplo, em um acidente de carro e perder seu celular nesse acidente, vai perder acesso a muita coisa devido ao 2FA. Aí vai ter que colocar também os códigos de recuperação, e ai vai ter que ter todo um manual de instruções (dependendo de quem for seu herdeiro digital), arquivos e procedimentos para acessar o que ao final?
Pra mim não vale esse esforço todo. O que acho mais interessante são as fotos, e como mencionei, já são compartilhadas automaticamente via Google Photos.
Tenho um caderninho anotado minha senha para o Bitwarden que é bem guardado (e criptografado). Minha irmã, irmão e mãe sabem onde está. Lá tem as instruções do que fazer com minhas contas em serviços digitais. Minha conta no Telegram é configurada para deletar em 6 meses de inatividade. Ainda uso o Gmail por alguns poucos motivos. Ele também tem a configuração de auto excluir ativa. O Apple oferece um serviço de legado. Configurei, mais uma vez, minha mãe e meu irmão como herdeiros. Todos são orientados sobre como proceder em caso da minha morte. Só não tenho plano de contingência para o caso de morrerem todos juntos. Rsrs
Eu compartilho a senha com minha mulher, quem não tem parceira/o/e/x 😵 pode deixar as senhas no testamento, se não fizer em cartório precisa ser de próprio punho para ter validade.
E claro, deixar o testamento em lugar encontrável.
Há um tempo reflito sobre isso.
Na minha área (TI) é comum ter vários acessos de servidores, serviços, que se ninguém tiver acesso em uma falta pode ser um problemão para os negócios e descendentes.
No meu caso, passando a chave do meu KeePassXC praticamente tudo está lá, mas… Muitas vezes é preciso um documento mais claro com instruções.
Existem alguns serviços que armazenam mensagens a serem enviadas a alguém após a morte da pessoa. Pelo que vi se baseiam numaptova de vida, algo como todo mês tens que logar ou confirmar o link num email.
podia rolar uma espécie de criptografia com “vencimento”
você criptografa os dados mas o sistema o descriptografa automaticamente caso seja acessado em uma data determinada
será factível isto?
(claro, tem a questão da mídia e do suporte e o quanto isto será materialmente acessível no futuro)
de qualquer forma, esta é uma questão relevante para pessoas “públicas” e muitos arquivos estão quebrando a cabeça com isso: quero dizer, quando um arquivo recebe o acervo de um Guimarães Rosa ou de um Mário de Andrade, para ficar em casos famosos, tratam-se de documentos analógicos cujo conteúdo é prontamente acessível (variando apenas as datas de liberação para o público, de acordo com a legislação e o desejo dos familiares). Afinal, são cartas, anotações, textos, desenhos, etc.
mas imagine como será o arquivamento de mensagens de whatsapp! recentemente soubemos que a decisão sobre a intervenção federal no DF foi tomada em uma troca de mensagens de whatsapp entre lula e dino: tratam-se de documentos relevantes para constar num arquivo público no futuro (algo equivalente ao arquivamento de cartas e outras formas de correspondência no passado). Mas hoje ainda sequer temos protocolos para isso!
Sim, configurei aquele e-mail do google para enviar para pais/esposa as minhas informações digitais, a lista dos meus bens/contas bancárias/etc e também a senha mestra (não a senha propriamente dita, mas informações que chegam na senha) do app gerenciador de senhas.
A cada ano eu reviso, junto da declaração de IR.
Eu também tô querendo montar um plano desses, faz um bom tempo.
Um projeto que descobri recentemente e achei bem interessante é o https://github.com/cyphar/paperback. Ele basicamente usa o algoritmo de Shamir’s Secret Sharing para criptografar um arquivo / texto de modo que para descriptografá-lo seja necessário um número mínimo (k) de “pedaços” da chave (no repositório usam o termo “key shards”).
Então, por exemplo, tu poderia criar 4 key shards e exigir que para descriptografar fossem necessários pelo menos 2. Idealmente tu distribuiria esses key shards entre pessoas de diferentes grupos e/ou localizações, que não têm muita chance de morrerem juntas.
Enfim, dependendo do caso de uso talvez soe um pouco exagerado, mas eu particularmente achei uma boa solução pro que tô construindo.
Por enquanto, numa primeira versão o que fiz foi criar um documento de texto que contém instruções e dados de acesso a um chaveiro do 1password onde as senhas estão salvas. E aí dentro do chaveiro também criei um item que contém instruções de o que fazer caso eu morra.
Como essas informações estão dentro do chaveiro, que está na nuvem, eu consigo garantir que elas estarão sempre atualizadas.
Enfim, essa é uma primeira versão, mas tem várias coisas que quero melhorar (inclusive para facilitar a manutenção, garantir que tudo que é importante está coberto, e tentar deixar o processo de quem for acessar esses dados o mais fácil e leve possível).
Fala, pessoal! Existe algum leitor de feed RSS que eu consiga comentar e ler comentários nas publicações?
Acho muito chato ter que ficar abrindo a página no navegador para conseguir comentar :’(
Não que eu saiba.
Mas, poxa, visite os sites. É saudável, motiva quem escreve/publica e você ainda tem contato com a web e a diversidade de sites. Sei que a maioria é carregada de anúncios e scripts de rastreamento, mas nada que um bom bloqueador não resolva.
É que estou começando a utilizar o RSS para me manter por dentro das notícias sem ter que ficar acessando cada site e dando F5 nas páginas.
Inclusive estou usando o NetNewsWire por recomendação do MdU!! Mas acho bem chatinho ter que abrir a página na web para poder interagir com outros usuários 😅
Só não entendi uma coisa, como assim acessar os sites motiva quem escreve? Ler a notícia através do RSS não conta como um tipo de acesso para os anunciantes ou algo assim? Ou o RSS acaba sendo maléfico para os autores por não ter propaganda?
Isso, o leitor de RSS é meio invisível para o site. O acesso via leitor de RSS não é contabilizado. No caso do Manual não chega a ser prejuízo, porque não ganho nada diretamente com tráfego, mas é legal aparecer aqui, comentar, ver o ambiente. É outra vibe, né? :)
O RSS é um fornecedor de dados, e como o Ghedin diz, o RSS não é o site em si. Então um RSS não serve para comentar NOS sites.
(Curiosidade para quem não sabe: aquelas telas de propaganda que ficam em espaços públicos – os “totens” de propaganda – geralmente obtém notícias de fontes RSS).
acho que de modo integrado não, mas eu uso o miniflux e ele tem uma função de “comentários” que quando clicado, abre o site e vai direto pra sessão de comentários, estranhamente só funciona aqui, no MdU (vai ver é o único bem feito, rs, o tecnoblog e a trivela, por exemplo, não funciona)
Pelo visto o seu leitor de RSS tem alguma integração com o WordPress. Os comentários no manual são ligados ao sistema do Worpress, os outros dois creio que são diferentes.
deve ser isso mesmo ligeiro!
o tecnoblog usa tipo um fórum de comentários (esqueci o nome da plataforma) e a trivela usa o diqus