Post livre

Post livre #213

Toda semana, o Manual do Usuário publica o post livre, um post sem conteúdo, apenas para abrir os comentários e conversarmos sobre quaisquer assuntos. Ele fecha no domingo por volta das 16h.

Acompanhe

Newsletter (toda sexta, grátis):

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

108 comentários

  1. Farei o pedido agora, aos 45 do segundo tempo, na torcida que alguém apareça.

    Vocês conhecem joguinhos de celular online e assíncronos? Digo, baseado em turnos, que eu possa jogar com outra pessoa sem que nós dois estejamos conectados ao mesmo tempo. Tipo o Letterpress. Já baixei um xadrez também. Queria mais opções para esses tempos de quarentena.

  2. Ghedin, no Bloco de Notas da edição anterior, tu reclamava do fato de que os aplicativos de smart tv para youtube são ruins.

    Questionei lá e reitero agora: não compensa para ti investir em alguma solução alternativa, seja uma destas “caixas android” ou um media center raspberry (ou até com algum equipamento antigo parado seu)?

    1. Às vezes penso nisso, mas essas alternativas não me parecem muito melhores. Android implica em Google — ou entidades desconhecidas e ainda mais perigosas, nas caixinhas chinesas sem marca — e o Raspberry Pi é fraco e não tem suporte de plataformas como Netflix. Seria uma boa solução para, ahh… um comportamento mais alternativo, mas com soluções proprietárias de streaming me parece, por tudo que li, meio ruim.

      Já tive um PC ligado à TV, antes da chegada do Chromecast e da popularização das smart TVs. Era muito transtorno.

      Na real, acho que não existe produto mais alinhado à privacidade nessa área. O mais próximo disso talvez seja o Apple TV, mas caro demais.

      1. Entendo. De fato, as caixinhas chinesas são bem problemáticas – e muitas delas não tem nem updates futuros. Tenho duas paradas aqui, diga-se de passagem.

        Raspberry eu pensava que existia alguma alternativa para serviço proprietário.

        Passou pela minha cabeça as seguintes ideias para compensar então:

        – Voltar ao PC ligado à TV, mas com um sistema atualizado,
        * seja o Windows 10 (aí tu tenta tirar a telemetria dele, para deixa-lo menos invasivo). Mesmo um core 2 duo roda bem (desde que com 4 GB de RAM).
        * ou alguma distro Linux com Kodi (como OpenELEC – preciso experimenta-lo, diga-se de pasagem) e um navegador para os serviços proprietários.

        Talvez algum dos seus apoiadores – ou esperaria que até alguém que venha aqui no Post Livre – pudesse contribuir bem mais com isso.

        Estou querendo montar um PC Home Theater para tentar estudar esta experiência, o ponto é grana pra isso (ou oportunidade de aparecer um micro jogado no lixo para montar :3 ).

  3. bolsonaro avalia decretar estado de defesa ou de sítio

    isto é muito GRAVE

    em um governo de milicianos, toda restrição à privacidade nas comunicações e à liberdade de manifestação é algo com que se preocupar: não é nada paranóico já nos preocuparmos em estabelecer canais seguros e privados de comunicação

    Ghedin, rolaria para a semana que vem uma matéria resumindo os principais cuidados com privacidade digital em tempos difíceis? Criptografia de ponta a ponta, VPN, essas coisas.

    1. Vou falar uma coisa sincera, assim, MUITO sincera.

      É bem justificável a preocupação sua e de muitos (como o Pilotti) em relação a esta questão da escalada de possível ditadura no BR.

      O problema é que indiretamente já estamos em uma espécie de “ditadura” por causa das elites brasileiras – isso vocês sempre falaram e acabei aprendendo um pouco com vocês sobre isso.

      Na primeira tentativa de tomada de poder do salnorabo, ele vai levar uma rasteira tão grande destas elites que não duvido que o Mourão é quem tome o lugar – o bicho tá quieto demais nos últimos tempos, diga-se de passagem.

      “Como assim ligeiro você diz isso?”

      Bolsonaro tá literalmente só passando vergonha no poder. Só continuou até agora pois no final quem está articulando mais é o congresso mesmo e parte das elites capitalistas (bancos, grandes empresas). Apesar dos retrocessos na área cultural e educacional, de alguma forma ainda temos preservados algum nível ético que impede que as pessoas deixem rolar os abusos de forma excessiva.

      Só ver o dia que por exemplo o tal “assessor de índios” foi preso por um fiscal do Ibama. Ou o quanto ainda corre as investigações sobre as milícias, que ainda abastece o noticiário.

      Acho que o salnorabo sabe mais que ninguém que se ele tentar um golpe ditatorial, ele cai quase no mesmo instante. Apenas a milícia e alas agressivas das polícias, justiça e exército estão a favor dele. Mas me parecem poucos e com pouca capacidade, senão já tinha sido desde o ano passado.

      Tem o Sergio Moro também que pode usar-se da influência de ministro e “influencer jurídico” para poder dar um pé na bunda no salnorabo – senão já tinha tomado um pé na bunda quando o nome do filho do salnorabo foi parar em investigações.

      Política são jogadas – e o salnorabo sabe bem disto. E ele sabe que ele está começando a perder. E feio.

      1. O Sagnabo perde feio até no mangá do DragonBall Super. O Moro deu poder pro cara e morreu por causa disto.

        Tou torcendo pro Goku vencer o Moro.

      2. O grande problema é que eu entendo que as elites podem querer/desejar um estado de sítio ou um estado de exceção no Brasil exatamente para aumentar ainda mais a sua capacidade de articulação dentro dos vieses políticos do país – acabar de vez com a CLT, SUS e outras redes de proteção; privatizar setores essenciais ao país (pesquisa, bancos e educação) entre outras coisas que a nossa elite liberal já demonstrou ter interesse em fazer.

        Dias atrás, quando o surto de covid-19 ainda era brando no Brasil tivemos uma entrevista do braço direito do Paulo Guedes na Globo News onde ele disse que o melhor modo de combater a pandemia é com reformas que “modernizem o Estado brasileiro”. Essa declaração fica mais absurda quando se contextualiza ela no resto do mundo onde os líderes estão pensando em estatizar empresas para evitar falências/desemprego, se reunindo para implementar sistemas de RBU e suspendendo empréstimos e contas essenciais (internet, eletricidade e luz).

        1. Paulo Guedes é outro que noto que mais alguns erros e ele será ignorado pelas elites e políticos. A provocação do “se eu falar besteira, o dólar aumenta” já fez muito.

          Sinto que as elites querem acabar com os direitos adquiridos, mas não querem ser as protagonistas. Querem deixar alguém que seja cabeça o suficiente para por anestesia antes do corte. E eles pensaram que o salnorabo e o resto do conjunto (pa*no*des e moroso) iam fazer esta anestesia.

          No final acordou parte da população que tem um senso crítico um pouco melhor (inclusive os intelectuais de centro) que não duvido que hoje articulam alguma forma de por o salnorabo pra fora (e toda a corja) sem um prejuízo social.

          O descrédito das carreatas no domingo (15/03) e os atos dele nesta época da pandemia já tá jogando muita gente que estava a favor dele contra.

          Só que tem um detalhe extra: parte dos que estavam a favor do salnorabo (ou acho que 3/4 dos “57 milhões”) na verdade votaram mais por ser “anti-pt” do que pelo salnorabo mesmo. E estes caras buscam um messias que prometa conforto para eles, não um político que jogue bem o jogo político, que faz para todos os lados saírem ganhando. Vou usar um preconceito religioso (me corrijam se eu estiver errado), mas eles procuram Maomé (que salvará “SEU” povo) ao invés de Jesus (que salvará TODOS os povos).

          Huck tá fora por enquanto, os anti-pt não querem o canastrão do Ciro, e “todo o resto” é uma porcaria. A cabeça dos “anti-pt” foi moldada no ódio, e enquanto eles não acharem alguém que odeie o pt tanto quanto eles, eles vão engolindo o salnorabo até a hora que chegar a conta da operadora de plano de saúde que ignora casos de corvid-19 e deixa morrer gente no leito deles…

    2. Também fiquei com medo dessa ideia de estado de sítio. Ele negou essa intenção e, de qualquer maneira, teria que ter aprovação do Congresso para decretá-lo, mas estarmos falando disso já é mau sinal.

      Sobre proteção online, nesta matéria, a partir do tópico “De qualquer maneira, proteja-se”, tem uma série de precauções e dicas para aumentar a segurança e a privacidade online. Transformar essa lista em um conteúdo específico parece uma boa. Vou considerar!

    1. Não conhecia mas muito bom saber, obrigado Ghedin!
      Se testar comento no futuro.

    2. vi o anúncio meses atrás e achei ótima a ideia

      o único problema: dar dinheiro para aquele sujeito desprezível que é o andré sturm

      quando lembro de todos os absurdos que ele fez na secretaria de cultura eu não tenho vontade nenhuma de assinar

      1. É… complicado. Entendo seu drama porque passo por um similar: assino o Prime Video, a única coisa da Amazon que consumo intencionalmente (devo acessar sites e apps hospedados na AWS várias vezes ao dia, mas aí foge do meu controle), e sempre me dá um ruim quando me lembro que todo mês deixo uns reais — ainda que uma mixaria — na empresa do Jeff Bezos.

    3. Maneiro
      É um bom momento para você reviver aquela sua lista de streaming alternativo

  4. Alguém sabe/recomenda algum app para acompanhar o crescimento de uma determinada ação/bolsa? Tipo, comprei alguma coisa entre ontem e hoje, mas ficar abrindo o Banco Inter para isso é muito role, o que estou procurando é algo tipo, registro quando eu comprei e qual o valor que paguei, e assim, consigo acompanhar o seu crescimento.

      1. Eu tentei usar esse Kinvo, mas ao menos no Android, não achei muito fluido (isso que tenho um S9) e achei mais simples e objetivo o Real Valor.

        Mesmo assim, obrigado pelas indicações

      1. Eles pedem bastante dados, o que pode trazer valores mais exatos, mas meio que não me sinto bem com isso. Acho que vou ficar com o Real Valor.

  5. Alguém sabe me dizer como funciona a confirmação de leitura do Telegram? No WhatsApp sei que tem como desativar, mas não encontrei uma opção parecida para isso Telegram.

    1. Até onde sei, não tem como configurar isso. Atente que, no Telegram, os tiques têm significados diferentes. Da documentação:

      Um traço — mensagem entregue à nuvem do Telegram e seu amigo foi notificado, se ele permitir notificações.
      Dois traços — mensagem lida (seu amigo abriu o Telegram e abriu a conversa com a mensagem).

      Não temos um status de “mensagem entregue ao dispositivo” porque o Telegram pode ser usado em quantos dispositivos você desejar ao mesmo tempo. Como saber qual dispositivo seu amigo vai usar para ler a mensagem?

  6. Depois de mais de um ano sem redes sociais eu comecei a sentir falta do Instagram. Tem muita gente divulgando conteúdos legais lá, mas é meio difícil para quem não tem conta acompanhar, ao contrário do twitter, por exemplo, que vc tem acesso a todo o feed aberto sem precisar de uma conta.
    Acho isso muito chato haha

    1. Faça uma conta com dados extremamente simplificados e use apenas como feed, preferencialmente via web. Simples.

  7. Ainda sobre COVID-19 tenho pesquisado sobre a rotina de quem tá tendo que trabalhar em empresas com grande volume de pessoas e tenho encontrado pouca coisa e orientação sobre quem está ‘forçado’ a esta rotina.

    Sua internet não cai porque tem alguém dando manutenção, mas se cair e for um problema com seu modem, o técnico vai ter que ir na sua casa.

    A atendente do supermercado que está lidando com um volume enorme de pessoas agora.

    O atendimento em callcenters que não tem como designar um home office (principalmente nos casos em que o atendimento é por telefone).

    Tem muita thread sobre home office, ficar em casa, mas quem não tem como ficar? Como deve agir?

    1. Texto do “A Pública”: https://apublica.org/2020/03/trabalho-informal-sem-direito-a-quarentena-se-eu-ficar-em-casa-como-vou-sobreviver/

      “O recolhimento já traz em si uma reprodução das desigualdades sociais. E com a economia Gig você retira as redes de proteção e joga para o indivíduo a responsabilidade de sua sobrevivência, é uma perversidade do mundo do trabalho”, opina, alertando para o fato de que esse perfil de trabalhador raramente possui algum tipo de segurança financeira. “O que ele ganha ele tá pagando as dívidas, usando para viver”.

    2. E os textos do Felitti e Ghedin nos podcasts deles também falam sobre este assunto.

    3. Sem muita relação com o que você colocou, mas, por incrível que pareça, aqui no Brasil temos poucos casos de empresas/empresários grandes fazendo merda.

      Essa matéria sobre o Elon Musk e a fábrica da Tesla. contudo, é de revirar o estômago: https://www.protocol.com/teslas-factory-coronavirus-workers-worry

      “Eu o lembro que ele coloca nossa família em risco todos os dias em que vai trabalhar”, disse a esposa de um operário da fábrica, que pediu para permanecer anônimo para proteger o emprego do marido. “Além disso, eu tenho um sistema imunológico comprometido.”

      “Para os funcionários em tempo integral da Tesla, a empresa disse em e-mails revisados esta semana pelo Protocol que os trabalhadores “podem usar até 80 horas” de folga se o saldo estiver baixo. Caso contrário, eles devem “seguir os procedimentos normais para a licença médica” e “não serão penalizados” por não comparecer, disse em um e-mail enviado quarta-feira pela manhã pelo líder de RH da Tesla, Capers Workman.”

      É abusuido isso.

  8. Com todas essas mudanças, principalmente no quesito “local de trabalho”, acabei indo para o sitio dos meus pais já que, até última instância, estaria home office nas duas próximas semanas e junto a isso, a esperança de esfriar a cabeça, brincar com minha cachorra que já faz algum tempo que não a vejo, respirar um ar fresco e colocar algumas coisas em dia.. quem dera que isso acontecesse.

    Tudo o que tinha que dar de ruim no sistema do cliente está acontecendo, empresas que fornecem recursos por APIs estão sendo “atualizadas” logo, sem atualização do nosso lado a parada quebra, mas eles estão reportando como se fosse problema no nosso sistema.. tá virando um caos haha.

    Mas colocando isso de lado, estou impressionado com a internet aqui no sitio, ela é via rádio com velocidade de 10Mbps (apenas de download, upload cai para 2) onde, o ponto de acesso/envio fica a 7km em linha reta da nossa antena, e mesmo assim é extremamente estável, sendo que, nos últimos dias venho tendo reuniões por vídeo conferencia e eu não tenho problema algum. Meus pais ligam para meu irmão mais velho nos EUA via Whatsapp, assisto aulas na alura ou youtube.. impressionado com a qualidade (em compensação, a antena ficou R$700,00 e a mensalidade é R$60).

    1. Quando comecei a ver na TV as mesmas mensagens que via no Plague Inc., percebi que a coisa tava feia de verdade.

      1. E tipo, tava tudo dando certo desde o começo do ano…., minha esposa conseguiu trabalho, estavamos fazendo planos pra várias coisas.
        Agora a incerteza é brutal.

  9. Nessa pira do álcool em gel, fico me perguntando e imaginando quem foram as primeiras pessoas que se anteciparam e acharam que seria um boa ideia comprar, sei lá, 20 litros do negócio de uma vez nos mercados e farmácias (desconsiderando donos de estabelecimentos comerciais).

    1. Ambulante / Muambeiro. Eles que tem “agilidade” para poder fazer este tipo de coisa.

      Tenho visto cada vídeo sobre isso a propósito…

    2. Eu comprei uns 3l assim que a suspeita do primeiro caso aqui apareceu, mas foi pra consumo próprio porque já previa que ia rolar a mesma histeria dos tempos de H1N1.

    3. Comprei uma bisnaguinha de 50 ml quarta-feira passada. Como trabalho em casa e àquela altura já cogitava o auto-isolamento, achei que seria suficiente. Acho que estava certo: ainda nem abri.

    4. E eis a última: Funcionários de Call Center fazem greve por falta de higiene e álcool gel na empresa

      “Não tem álcool em gel, a gente já pediu e eles falam que vai chegar, mas nunca chegou. Eles também não higienizam as P.A.’s [postos de atendimento do call center], deixam apenas um paninho com Veja para todos os pontos. Somente um pano para todos os pontos, isso é absurdo”, diz Maria Eduarda. Nos banheiros, os relatos são de que também falta sabão para lavar as mãos.

      (Com o perdão da ironia, agradeça ao Corona se você não recebe hoje ligações chatas de cobrança).

  10. Cadê as mochilas dos senhores e senhoras para a seção de mochilas do site? Se não receber uma até quinta-feira, não tem semana que vem — o estoque está vazio 😔

    1. Troquei de mochila três vezes nos últimos meses porque tive problemas com elas.

      Tou pensando em sugerir que tu mude a proposta para alguma contribuição que um leitor possa fazer – tipo uma dica, história, crônica ou sei lá. :)

    2. Pretendo mandar a minha (com esse isolamento causado pelo corona, não tem mais desculpa rs). Botei pra lavar e estava esperando secar. Vai durar mais uns 6 meses, ou até o final do ano. Quase peguei a mochila da Dell, ficou na faixa dos ~150 até ontem. Hoje já subiu de novo pro valor típico. Então, vai foto da antiga mesmo.

    3. Pode mesmo que a profissão não seja exatamente ortodoxa, e o conteúdo da mochila idem?

  11. Obviamente, ninguém precisa citar valores, mas fica a pergunta: você investe/investia em renda variável? Como acompanhou a montanha-russa (ou, sendo mais preciso, o mergulho) das ações nessas últimas semanas?

    1. Não tenho, mas não olho nem a cotação do dólar, quem dirá de ações se eu tivesse.

      1. Tou com dois dólares na carteira, que peguei há uns 10 anos atrás quando fui (a única vez) no Paraguai.

        Um dos dólares está rasgado.

        Fui passar no shopping onde tem casa de cambio para ver se eu trocava, a mesma tava fechada na hora que fui (11h)

          1. hauhauhuahuahuahuahuha

            Dois dólares. E estes dias atrás até brinquei com a galera (isso quando estava 4,50). “Ae, querem comprar?”

            Até brinco também as vezes em algum comércio quando eles tão oferecendo algo. Até tentei passar na 25 de março, mas não vai.

            Vou vender o dólar inteiro (é 1 dólar mesmo) e ficar com o rasgado (ou vice versa, depende da casa de cambio). De alguma forma, sinto que dá sorte ter as notas na carteira.

        1. curiosamente ando também com 2 dólares na carteira
          nems ei pra quê
          alguma superstição que nem lembro mais

    2. Ainda não investi. Tá tudo em poupança e nuconta. Não tenho coração pra enfrentar a “diversão” da renda variável, ainda mais que ainda não me formei e não consegui emprego.
      Quando a bolsa cair o máximo possível, aí eu compro.

      1. “Quando a bolsa cair o máximo possível, aí eu compro.”
        Eu não vejo como se pode analisar/identificar algo assim, é MUITO fora da curva o quesito bolsa de valores, qualquer noticia, independente de onde ela surgiu, afeta e muito a bolsa. Ontem estava previsto para a bolsa cair hoje, mas segundo meu irmão disse que hoje ela deve um crescimento.

        ..colocar emoção em um investimento é o maior erro de qualquer pessoa, se tem

        1. Se alguém soubesse quando ocorrem as mínimas e até onde vão as altas históricas, essa pessoa seria trilhardária. É literalmente impossível saber isso.

          Hoje (19) o Ibovespa fechou em +2,15%.

          1. Comecei a investir em 2018 e o dinheiro que apliquei já estava rendendo 50% em um período de 16 meses. ehhhhh.

            Porém com as quedas perdi os 50% e mais 30% do que tinha aplicado.

            Ou seja, mais pobre que as 16 meses, porém é consenso (ainda que incerto no que tange ao tempo) que as ações vão recuperar seus valores. (talvez não todas), mas investir a longo prazo é isto saber engolir nestas quedas.

        2. Eu entendo haha, ando lendo conteúdos sobre investimento desde o ano passado. Não me aprofundei, no entanto. Com essas quedas da selic, a poupança não rende quase nada além de migalhas, e os impostos tiram boa parte do rendimento da nuconta. Mas sei que o capital base que está lá não vai derreter, apesar de perder valor com a inflação.
          Pelo que eu vi, teve outra subida hoje. Provavelmente os grandes estão comprando muita coisa com as últimas baixas.

    3. Então, eu uso a plataforma Warren que faz a divisão 50/50 entre variável e fixa… é bem ruim saber o quanto eu já perdi mas ao mesmo tempo isso não me preocupa pois, é um dinheiro que invisto sabendo que eu não tenho a necessidade dele a curto prazo.

      Mas meu irmão esta acompanhando (e meio que consequentemente eu tb pois ele está aqui no sitio tb), e eu devo comprar ações de forma mais direta sim.. ainda falta o dinheiro estar disponível para investimento (irei usar o Banco Inter para isso) apesar que já comprei ações da Oi hoje (esperança de que uma outra operadora a compre).

      1. Falando de investimento, alguém conhece alguma plataforma melhor que o Banco Inter para isso?

        1. Clear também tem corretagem zero e o home broker é mto melhor, embora as vezes instável.

    4. Perdi todo meu ganho dos últimos 6 meses, e mais 20% do meu patrimônio total.

      Mas tô tranquilo porque não preciso do dinheiro agora e até o final do ano creio que dá uma recuperada.

    5. Prefiro apostar na loteria, a esperança de ganho é maior =D

      (Ó o bug nos comentários, me jogou pra uma sessão nova quando eu mandei publicar e, sem ver, mandei publicar novamente, só que dessa vez a caixa de comentários estava no inicio do post e não na thread)

      1. Acho que vou apostar no sábado. Já tenho meus números costumeiros, e quase fiz quadra uma vez.

          1. Estava falando de esperança matemática mesmo, disso aqui: https://anotacoesdeaula.wordpress.com/2011/06/23/bc0405-esperanca-matematica/

            Se não me engano já fizeram as contas e a tua esperança de ganhar na bolsa é menor do que se jogar na loteria quando tu coloca um valor baixo (menos de 100k) mas na bolsa temos a ideia de “investir” porque o dinheiro tem menos chances de sumir (sem ganho).

            Era um chiste [levemente] embasado.

          2. Isso eu sei. Mas parece que alguns números tem se repetido bastante.

            Só aposto quando acho que dá. Mas bem, é no final “uma brincadeira”. Então…

    6. Tem um fundos de ações que derreteu todos os meus ganhos do ano passado e ainda uns 30 % que investi. Por sorte, era um dinheiro de risco mesmo, que só coloquei pela experiência.
      Nessa baixa da semana, comprei umas ações da Magali e está sendo divertido ver o sobe e desce. Mas não sei se teria saúde para investir alto em renda variável.

    7. Eu tenho um dinheiro em Ibovespa (bova11) e algumas poucas ações. Decidi esquecer que esse dinheiro está lá e seguir com a vida.

    8. Eu coloquei justo na semana anterior. O banco tinha pago o bônus, aí decidi colocar uma parcela dessa em um fundo multimercados. Era cerca de 20% do meus investimentos, e agora é uns 10% haha

      Eu estava sem nada fora de renda fixa porque comprei o apartamento no final de 2018 e gastei horrores com a reforma em 2019, interessante que na época parecia uma má ideia do ponto de vista financeiro…mas acabou evitando perdas maiores e tenho um bem físico. Se não tivesse tido esses gastos, teria sido bem mais traumática essa crise.

    9. Eu invisto em renda variável e tinha a tal da reserva de oportunidade que fui utilizando a medida que os circuit breaks aconteciam.
      Com essa reserva chegando ao fim, aí passa a perder o sentido ficar acompanhando muito as cotações e só resta aguardar a coisa melhorar.

      Mas a visão dessa queda como oportunidade de comprar coisa barata foi mudando de acordo com a semana, já que começa a bater a preocupação de até quando vamos viver essa situação. Não em relação a bolsa de valores, mas sim, de vida mesmo, emprego e tudo mais… será que a tal reserva de emergência vai dar conta?

  12. Semana passada, a empresa nos colocou de Home Office por, pelo menos, 3x por semana. Ontem, nos comunicaram que o HO será total até segunda ordem.

    Aproveitei a quarentena do Covid pra me “quarentenar” de material tóxico na internet. Facebook eu já não usava, Twitter estou dando uma reduzida. Já no Reddit, parei de seguir quase todos os subs em PTBR de lá.

    Hoje a cena brasileira no Reddit se resume ao r/brasil, que se divide entre atacar o bolsonaro e paranoias de ditadura/apocalipse/neura de moleque, e o r/brasilivre, que reuniu todos os incels de extrema direita banidos do r/brasil (que tem um viés assumidamente de esquerda) e hoje é quase um chan na surface web. A rotina em ambos o subs é uma bolha atacar a outra e conteúdo que é bom, nada.

    O único que sigo hoje é o r/investimentos, mas lá, cada vez mais, o ambiente está dominado por gente prepotente que, se realmente entendesse tudo de investimentos como falam, estariam numa ilha deserta com mulheres mansões iates mulheres em vez de comparar tamanho de pipi na internet. O propósito do sub, que é tirar dúvidas sobre investimentos pra quem está começando, ficou em segundo plano, ofuscado por essa gente e pelo deboche deles com as perguntas dos mais novos.

    Sinceramente, cansei. Vou seguir meus subs de gatinhos, carros e putaria que minha sanidade mental agradece.

    1. Não sei se já viu uma tirinha do André Dahmer (Malvados) que ele fala “as três fases das redes sociais”.

      Não tem como, todas as redes sociais são mais ou menos assim. Inclusive as de gatinhos, carros e putaria, digas-se de passagem. :3

      1. não consegui achar o as três fases das redes sociais de tirinha do André Dahmer (Malvados) se puder posta o link para eu ler obg, eu não li.

      1. uns lá acham que opiniao é importante acima de tudo, mesmo sendo racista ou coisas piores….

      2. Os famigerados “floquinhos”. Garotada de 14/15 anos que acha que vamos entrar na ditadura só porque o BolsoAsno foi eleito, ou gente querendo se atirar do prédio porque acha que essa crise vai ser pior que a de 1929 e por aí vai…

    2. Minha empresa também liberou, no caso, desde de segunda feira.. mas parece que estou trabalhando mais que antes.

      Eu sai de São Paulo e fui para o sitio dos meus pais no interior para dar uma desestressada, mas parece que os problemas aumentaram e o estresses continua o mesmo ou maior.

      1. Comento isso no Guia Prático desta semana! Muita gente tem a ideia de que home office é um convite à procrastinação, mas — experiência minha e com algumas pessoas com quem conversei essa semana — geralmente acontece o contrário, ou seja, excesso de trabalho. Coloca um despertador aí para não exagerar!

        1. Então, para o cliente, não é vantagem hora extra pois isso custa muito mais que as minhas 8 horas, mas parece que tudo que tinha que dar errado no sistema começou a dar bem essa semana.. eu mesmo não gosto de fazer hora extra.

          Não minha primeira vez que faço home office, mas essa semana foi realmente anormal.

        2. Eu também senti isso. 3 dias em casa e meio mundo me procurando pra tirar dúvida ou pedir ajuda com algum aplicativo. O bom da minha equipe é que respeitamos bastante o horário de trabalho, e minha rotina é bem tranquila. Acho até legal me procurarem porque não deixo a cabeça vazia pra procrastinar.

          1. Eu gostaria de estar assim, mas eu estou sozinho nesse projeto e o mais triste é que o projeto é grande e não sei tudo sobre ele por ter começado nele depois de boa parte já ter sido desenvolvido.. e meio que quem poderia me ajudar com algumas dúvidas (ainda sou pleno) entrou de férias essa semana.

        3. Anos atrás fiz uns freelas em casa e a partir da última semana em home office por determinação da empresa que eu trabalho acontece a mesma coisa: excesso de trabalho.
          Me perco no horário de almoçar e me sinto mal ter que encerrar meu expediente quando há uma série de problemas para resolver no trabalho.
          O que vai ajudar é que a empresa está pedindo uma formalização por e-mail com dias de antecedência caso seja necessário fazer hora extra e somente com autorização pode trabalhar mais.

    3. O Atila criou o r/coronabr

      Mas dizer que o r/Brasil é “assumidamente de esquerda” é pra trincar o ovo esquerdo. O que mais tem é discussão com liberal por lá. Antes da pandemia o que mais tinha eram posts sobre como funcionários públicos são remunerados em excesso, tem uma vida mansa etc. Agora tá mundo quietinho em relação a isso vendo os malfadados servidores na linha de frente.

      1. Concordo que o r/brasil não é 100% esquerdista (esse é o r/brasildob) mas é consenso que a ideologia da maioria é mais de centro-esquerda.
        Não que eu ache ruim – eu mesmo me considero de CE – , o pessoal ali é mais aberto ao debate que os raivosos do BRLivre, apesar de um ou dois extremistas e da histeria de uma parte razoável da galera, conforme falei no meu post.

        E, sobre o Átila, eu sinceramente não olhei o sub dele, porque já sigo o canal do Telegram (o excelente corona_atila). Também tô dosando a informação que consumo sobre o coronavirus pra não me estressar sem necessidade. Acompanho as principais manchetes no fim do dia, confiro se o Átila postou algo novo e só.

        1. A histeria é fundada, pra mim. As instituições brasileiras de fato correm sério risco. Só não acho que valha a pena mantê-las, por isso não fico histérico. Não sou um democrata.

          Eu só acompanho pelo r/coronabr e G1 as notícias da pandemia (mais do que isso é demais) porque abri mão do Telegram faz tempo (ninguém usa) e, como eu disse pro Ligeiro esses dias no twitter: abri mão de me preocupar com coisas que estão fora da minha capacidade de controle, entre elas está mudar os hábitos de todo mundo em relação à política, votos, redes sociais e privacidade.

          Escolhi minhas batalhas.

    4. concordo sobre reddit que tem esses subs tipo r/brasil e r/brasillivre me cansaram….eu fiz a limpeza e então eu nukei o facebook e whatsapp (por questão de privacidade) me mudei para telegram, eu usava o Twitter mas não gostei, abandonei o Twitter para sempre.

      agora fico com grupo que fala sobre games,mangás e animes no telegram.

      no discord fico no servidor UBGE (União brasileira de gamer pela Ética) Lá o respeito é grande entre os membros, Se vc falta com respeito com um todos te cagam no pau (é sério)…isso é bom que eu procurava algum grupo online sobre jogos online.

      para ser honesto o reddit só é visado pelo krama que me lembra dos curtidas se tornando mais rede social que diziam o que reddit é meio fórum e meio rede social, por isso não uso o reddit.

      desde então uso o telegram e discord para falar sobre games, animes e mangás, ás vezes sobre animais de estimação e jogar conversa por aí.

  13. Alguém também está com receio de uma hora ou outra o acesso à internet no país começar a ser prejudicado pela epidemia?

      1. Muito mais gente em casa por conta da quarentena do que o normal, não só em horários de pico.

        1. No meu parco conhecimento, uma saturação da rede não significa que ela vá ficar fora do ar, mas que o acesso será mais lento, não? Digo, se as redes aguentam o tráfego noturno em períodos normais, elas suportarão ao longo do dia numa boa. Se alguém mais versado em redes puder nos dar uma palavra, agradeço.

          Sobre a matéria que o Juarez linkou abaixo, é curioso notar que, no Brasil, o artigo 9º do Marco Civil da Internet permite discriminação ou degradação da conexão para “priorização de serviços de emergência”. Se as coisas piorarem muito nessa área, pelo menos há garantia legal para priorizar o mais importante.

        2. Acabei de receber este release:

          Consolidado entre os maiores Pontos de Troca de Tráfego Internet do mundo, o IX.br ultrapassou na noite desta quarta-feira (18) a marca de 10 Tb/s de pico de tráfego Internet. O IX.br (Brasil Internet Exchange) é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) que cria e promove infraestrutura necessária para a interconexão direta entre as redes que compõem a Internet no Brasil.

          (…)

          Na avaliação de Kashiwakura, um conjunto de fatores contribuiu para o aumento do tráfego Internet. “O pico de 10Tb/s eventualmente acontece num momento em que, devido à pandemia do Covid-19, mais pessoas passaram a acessar a Internet para fins como trabalho remoto, estudo a distância, além da busca por entretenimento, como streaming de vídeos e jogos. Esse contexto reforça um marco importante para o IX.br, mas não deve ser visto de forma isolada, pois têm-se observado um crescimento uniforme e significativo na curva de aumento do tráfego Internet nos PTTs”, considera.

      2. Na verdade tem um texto que não sei onde peguei que falou que há risco de interrupções temporárias por causa de picos futuros, não sei mesmo onde li (e se foi no Twitter, fui bloqueado por ficar respondendo bot idiota, aí não dá para eu ficar vendo se retwittei isso… )

      3. Só de uma notícia de um site (que nem me lembro qual) falando que o tráfego iria aumentar por conta do home office e poderia encontrar gargalos até chegar no usuário final.

        1. isso, algo assim. O texto tinha um texto parecido ao release que o Ghedin postou e tinha algo parecido ao que o Juarez trouxe. Acho que era o do Gizmodo mesmo, mas eu tinha curtido no twitter e lido rápido.

    1. Pouco provável que chegue a esse ponto, até a bolsa essa tarde deu uma levantada pelos atuais resultados em alguns países sobre uma possível vacina ao COVID-19.

    2. Eu estou, pois pelo pouco que tenho com experiencia sei que em horários de pico os provedores do bairro, na minha rua principalmente, meio que “arregam”.

      Faz algumas semanas que dependo do horário, geralmente perto da madrugada ou outros aleatórios, o download cai muito. Tenho 40 Mbps de download e 20 mbps de upload contratados e as vezes fica entre 3 a 7 Mbps down e no Upload sempre fica acima de 20 mbps.

      Tem algo errado, já liguei reclamando, mas sempre volta depois de um tempo ao “normal”.

      1. Provedoras de bairro tem uma mania boba de falar que é “20 – 100 Mbps” porque usam o sistema de fibra óptica, que obviamente e no caso, fica limitado na verdade a menor velocidade de interface de saída de roteamento que existe (as placas de rede dos equipamentos residenciais, geralmente 100 Mbps).

        Estou querendo ir para uma provedora menor, mas soube que há muitas interrupções porque ela concentra tudo no data center principal dela (em outra cidade vizinha a minha). O dilema é que eles são fibra óptica e custa a partir de 80 Reais para “20 Mbps”, e estou na vivo pagando 150 contos por 4Mbps.

        1. Provedoras de bairro em cidades pequenas pelo que vejo funcionam bem. Em 2017 estive em Mossoró – RN e provedoras como Brisanet e TCM entregavam velocidades boas para bairros distantes. Isso acontece pois eles mesmos passaram a fibra óptica
          O “bairro” que me hospedei era novo e ainda estavam construídos as casas.

          No meu caso aqui na rua sempre teve NET via cabo que em horários de pico cai a velocidade, Vivo adsl de até 2 mbps, e a Live Tim que utilizo hoje em dia.

          Nunca tive problemas graves de a conexão cair, mas atualmente as vezes cai vários minutos e depois volta.

          1. carambola! Matéria linda! Valeu Avelino!

            Rapaiz, vontade de ir para estas bandas tentar a sorte, pois aqui em SP tá feia a coisa, viu?

  14. Queria dicas de livros simples em inglês para treinar a leitura, pode ser história infantil, rs.

    grato desde já

    1. Assim, cada um com seu método, mas acho que até assistir um filme em inglês com legendas em inglês já ajuda também. Pois assim raciocina a lógica das palavras e da fala. Claro que nada substitui ter interações, mas só uma ideia.

    2. Já tentou reler os que você gostou, mas em inglês?

      Como eu não gosto muito de ler literatura em inglês, recomendaria alguma coleção de contos a respeito de temas do seu interesse.

Os comentários deste post foram fechados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!