Post livre #131

Hoje é dia de post livre. Ah, e também tem jogo do Brasil pela Copa do Mundo. Como sempre, os comentários ficarão abertos até domingo à noite e quaisquer debates são bem-vindos aqui.

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

80 comentários

      1. Coleciono marca páginas, ponho todos num saquinho de um fone de ouvido. Acho que não precisa de mta organização a depender do tema e seriedade

    1. coleciono caixas, mas n eh de propósito para ter uma coleção… Compro/guardo ha 10 anos ou mais, aí o número é expressivo

      fora isso… só minha coleção de livros não lidos que é tão grande quanto

    2. não mais, mas ainda tenho guardado uma coleção de latas de refri/cerveja.

    1. Cada caso um caso, mas na maioria das vezes paro de acessar o site se ele for pesado nas propagandas (tanto o site ser lento quanto o layout ficar prejudicado)

      Em muitos poucos sites eu desativo adblock temporariamente para ver o conteúdo que quero

      1. Qual é o argumento para usar Adblock em 2k18? Perguntando na sinceridade mesmo. Se você tem opção para pagar uma assinatura ou um donate para remover as propagandas, você paga ou continua com o Adblock na cara de pau?

        1. Privacidade, usabilidade

          Vc tem exemplo de sites assim pra eu responder melhor?

        2. O primeiro e principal é porque na maior parte dos casos os anúncios são realmente abusivos.

          Mas, independente disso, se tenho à disposição uma ferramenta que me permite não ver qualquer anúncio — e além disso torna a navegação mais leve — por que eu não a usaria?

          1. Aliás, tenho mania de silenciar todos as contas que usam tweets promovidos. Pena que no celular não dá pra colocar extensão no aplicativo oficial!

  1. O que vocês fazem para tentar diminuir o tempo na frente das telas ? Eu tenho tentado reduzir o tempo gasto com Computador, TV e Smartphone, desde o início do ano, quando eu larguei as redes sociais, fiquei só com os aplicativos de mensagens, no início deu certo mas eu me auto sabotei com o tempo, fui procurando novas maneiras de me entreter, e mesmo sem as redes sociais ficava procurando o que gastar tempo em vez de fazer coisas produtivas. Estava pensando em comprar uma agenda para me organizar e manter o celular só para coisas importantes e necessidades, e resumir meu tempo na internet quando estiver na frente do computador, estudando, trabalhando, etc… mas dentro do horário que eu estabelecer na minha agenda. Estou pensando sobre isso ainda, quero colocar algo em prática e que seja funcional.

    1. passei/passo por coisas semelhantes. Mas sao dois problemas diferentes: passar tempo demais conectado e deixar de fazer o que tem que ser feito

      há relação entre as duas, claro, mas sao meio independentes. Como você disse, a gente procura outros entretenimentos e continua deixando de fazer certas coisas [o que não é necessariamente errado… nem tudo precisa ser produtivo, afinal].

      mas respondendo sua pergunta: você precisa trabalhar/estudar depois das 21h? Se não, pode ser uma boa evitar a internet a partir desse horário até a hora de dormir. Para quem usa MUITO, já é alguma coisa. Mas é só uma humilde sugestão mesmo, não é regra de ouro nem nada

      1. Eu tento fazer as minhas tarefas para não deixar nada a noite(tarefas da faculdade e trabalho), mas eu tenho evitado usar a internet antes de dormir, se uso é bem rápido.

    2. Eu trabalho com computação, então a maioria das coisas produtivas que faço precisam ser no computador a um clique de distância da distração…para me controlar eu acabo usando Pomodoro para estudos principalmente.

      1. Nunca utilizei, mas já ouvi falar, vou anotar aqui para eu fazer um teste.

    3. também sofre de ansiedade? smartphone e internet são terriveis para isso.
      eu tento manter a mente ocupada e o trabalho é muito bem vindo pra isso. passo o dia montando eletronicos ou fazendo reparos. as vezes algumas horas passam muito rápido.

      nesse momento que lhe escrevo é o primeiro momento que consigo ligar meu notebook, colocar musica e gastar um tempo com futilidade.

      1. Nunca procurei um especialista mas acredito que sim, as vezes não consigo esperar e tenho que pegar o celular ou o notebook para fazer alguma coisa. Mas essa dica que você deu é muito boa, preciso de alguma coisa para manter a mente ocupada, só por curiosidade, que tipo de eletrônicos você monta ? nos últimos tempos tenho me interessado pela reparação de vídeo games e computadores antigos, mas nunca coloquei nada em prática.

        1. No trabalho montamos sistemas de automação de aviários, caixas com chaveamento, acionadores…., no tempo livre eu fuço com as coisas do curso de eletronica. esse fim de semana pretendo montar um inversor de 12v para 220v.
          faz uns meses que montei até um pedal fuzz face e ficou muito bom.

          1. Que legal, eu tenho um interesse por eletrônica mas nunca cheguei a estudar nada sobre, acho que vou começar a mexer em algo, talvez restauração, vou ver.

        1. é o ator Vince Vaughn na lanchonete do Google perguntando se podia levar x comida, e esse e esse… e o atendente atrás do balcão falando, sim é de graça. E em outro momento ele está em casa comendo o q ele pegou na lanchonete

      1. frutas, sucos e orgânicos… q beleza! na minha firma é um pouco diferente: só tem café, q eu não tomo, e bolachas, q eu não como por causa do leite. e só.

        1. Já pensou na possibilidade de contratarem aqueles clube da fruta, que leva na empresa diariamente as frutas prontas para consumo?

  2. depois de uns meses sem entrar no facebook, vou entrar pra desativar por tempo indeterminado
    nao sei se vou ”precisar” pra faculdade, vamos ver no q da

    1. o grupo de facebook da minha faculdade era muito bom

      era mesmo, vários debates interessantes, vários anuncios de oportunidade e de capacitações, sejam gratuitas ou pagas

      de uns 2 anos pra cá, com a diminuição de engajamento no fb msm, ficou uma merda e virou basicamente mural de anuncio de notícias de certos sites aí

      não sei o que vc estuda, mas suponho que o panorama geral seja esse msm

      1. hm, entendi. Já vi isso acontecendo tb… só propaganda de site/blogs aleatórios. E um post ou outro bom, que logo morria.

        vou começar na faculdade/curso no segundo semestre, entao nao tenho ideia. Mas nao tem a ver com tecnologia diretamente (diferente de muitos leitores daqui). Não sei se o grupo vai ser útil assim, vou ver as alternativas

        só nao vou excluir pq pode ser útil pra essas coisas e é mais conveniente do q que criar outro

  3. assisti alguns filmes nessas férias, q estavam parados esperando atenção.

    ‘Rogue One: A Star Wars Story’: bom ‘star wars’. todos os elementos q tornaram a saga conhecida estavam ali. a missão suicida aplacou qualquer sentimentalismo boboca q poderia ficar no ar.

    ‘star wars VIII: the last jedi’: estragaram o filme… sem ritmo, sem uma boa história… todas as mensagens positivas q tentaram enfiar no filme se perdem pra audiência: libertação animal e tal… as coisas não se encaixaram bem. mas gostei da cena com aqueles lutadores de vermelho. é uma boa referência ao ‘Bram Stoker’s Dracula’ (1992). acho q foi o melhor momento do filme.

    ‘wonder woman’. boas cenas de luta, mas isso tem em praticamente qualquer filme de herói. se era só um preâmbulo pra encaixar a personagem nos filmes com mais heróis, o hipe nem se justifica.

    ‘Black Panther’: espera mais. muito mais… seria legal se os caras falassem outro idioma qdo estavam na áfrica ao invés do inglês, mas o q fazer? as cenas de luta eram razoáveis. a história a ser explorada como tragédia era excelente, mas se perdeu por razões óbvias: o público não quer ficar pasmo, ele quer se divertir apenas.

    tem outros pra ver ainda, mas haja paciência com essa dinâmica q os americanos impõem às coisas…

    1. Pra mim o Rogue One foi um dos melhores Star Wars feitos. A história é boa e está mais pra um filme de guerra do que ficção.
      The Last Jedi foi realmente uma decepção. Aquele momento que eles ficam com o Snoke e lutam com os guardas foi o ponto alto. Uma pena que matam o Snoke sem dar explicações sobre sua origem.
      Dizem que o Solo não é ruim, apesar do fracasso nas bilheterias….

      Wonder Woman é exatamente o que eu esperava de um bom filme de ação e só, pois não ligo pra essa baboseira de ‘empoderamento feminista’.

      Pra mim o Pantera Negra foi terrivel! Tira poder, bota poder, tira poder de novo…., que história cansativa. Já dava pra adivinhar o filme desde o primeiro ato.

      Estamos assistindo o Rampage.
      É bem interessante, apesar de ser pipocão.
      Tipo, não há preocupação em mascarar as mortes…., se fosse um filme da Disney já sabe….

      Semana passada assistimos o ‘The Wonders’ (that thing you do!).
      Minha mulher estava encantada.

      1. minha esposa nem quis ver os ‘star wars’. compreendo, nem eu estava com paciência. mas fiquei surpreso com a qualidade do ‘rogue one’. espera o mesmo em o ‘the last jedi’, mas foi um fiasco. pra vc ver como é fácil estragar um filme mesmo com os melhores recursos disponíveis.

        acho q muitas feministas ajudaram no hipe do ‘wonder woman’, pq, de fato, o mundo dos heróis é cheio de machinhos. muitas devem ter ignorado algumas coisas, relevado outras mais para fortalecer de algum modo a causa. e, olha, faz sentido, viu? não creio q seja uma ‘baboseira’ a questão do empoderamento, pq ela de fato existe e precisa existir, mas em se tratando de conteúdo pop, ninguém precisa morrer por isso. minhas esposa viu e curtiu. mas não deixei de reclamar das cenas com macho pelado: um absurdo!

        pantera negre será refilmado um dia e talvez alguém fique mais pendente ao lado shakespeare da história do q o do lado entretenimento pipoca.

        desses q vc comentou não estou ciente. vou dar uma espiada neles.

  4. um breve relato: optei por comprar um fone de ouvido da amazon por intermédio de uma tal de qwintry. vc faz a compra, manda pra um depósito dessa empresa, e eles reencaminham pra vc. usei a ferramenta de simulação de custo de frete (chutando pra cima) e obtive 27 dólares. achei razoável. fiz a compra, tudo certo, chegou lá no depósito em delaware direitinho e rápido com frete grátis da amazon. ao fechar o serviço na qwintry, surpresa!, de 27, o frete final passou para 57 dólares.

    eles disseram q o peso do pacote da amazon é diferente do q está no site, a caixa q eles mando é pesada, tem taxa qdo vc usa o ebanx etc. não recomendo. vi q há outras empresas, mas se todas agirem assim eis algo pra ficar atentos qdo forem usar. a simulação dessa qwintry é uma baita furada.

    1. espero q sim, pq é um saco colocar vídeo no instagram do jeito q é. profissionalmente, digo.

    2. É provável que sim, mas o conteúdo ficará mais parecido com o do YouTube e… bem, espere ver banheiras de Nutella e vídeos de extremistas aparecerem por lá em breve.

      1. há pelo menos uma coisa positiva na ‘banheira de nutella’: diferente de situações em q pessoas submetem outras a alguma humilhação, o papel ridículo foi o próprio cara quem encarou (imitando a foca, tirando nutella do pote, o desperdício e o gasto com aquilo). pelo menos ele não colocou uma mina de biquini lá para ele pegar algo escondido na banheira ou a usou para servir de base para vc fazer uma refeição sobre ela. isso, de algum modo, o coloca um patamar acima do gugu e do faustão. mas ao fazer isso para explorar a audiência infantil, eles meio q se equivalerão em algum momento.

          1. tenho como referência o programa ‘pânico’. um show de humilhações as mais diversas. se os youtubers não fizerem aquilo já é alguma coisa.

      2. Dos youtubers que sigo, vejo uma crítica forte ao YT quanto à monetização, algoritmo e essas coisas aí que favorecem a banheira de Nutella. Todos esses YTs já estavam mais ativos no IG por causa disso

        Se o modelo for outro, quem sabe o conteúdo no fim das contas fique diferente

        só especulando aqui

    3. Acredito que ele vai vingar sim, por ser um modo mais direto de vídeo sem muita edição, e por ser na vertical. Talvez não atinja a todos, depende do tipo de conteúdo o IGTV vai dar boa.

        1. Sim, isso vai ter os profissionais, é que penso em segmentos como blogueiras que ficam filmando lojas de roupas, acessórios direto das lojas nos EUA, mostrando preços e tudo mais. Antes era mostrar ao vivo ou em varias publicações. Agora podem filmar tudo, cortar o que não quer e já fazer o upload, pq é um segmento sem muita edição é bem direto. Sei disso pela minha esposa, ela assiste esse tipo de conteúdo, ela vai na loja e praticamente já sabe em qual local esta tal peça de roupa.

          1. Não sabia que isso sequer existia. Sempre fico besta com essas coisas.

          2. David eu ficava besta, tem muito nicho. Depois que vi minha sobrinha assistindo um video de unboxing de kinder ovo e que o video tinha milhões de acesso… tem gente para todas as plataformas

          3. Com certeza. Até a linguagem é própria. Como os “K” e “dól” dos maluco que compra streetwear de grife.

    4. A cada dia um pouco (na verdade, muito) mais distantes da velha web aberta baseada em URLs e em produtos “device agnostic”…

  5. Para quem está acompanhando a Copa, o que acharam dos uniformes das seleções?

    Lembro que as copas de 2006 e 2010 tiveram vários uniformes que achei incríveis e gostaria de colecionar agasalhos e camisas (mas sem sucesso porque não tenho grana). Mas 2014 e 2018 não tiveram uniformes marcantes para mim. Gosto apenas da Croácia 1 e 2, Portugal 2 e o agasalho da Nigéria.

    Btw, a Adidas fez uma cagada monstra com a tipografia dos seus uniformes nessa copa

    http://designtaxi.com/news/400190/adidas-Typeface-On-Its-Football-Jerseys-Causes-World-Cup-Confusion/

    1. de longe fica ruim de ler essa fonte da adidas, mas de perto da pra ver bem. acho q faltou noção aí.

      acho q foi em 2006… quis um agasalho da espanha. era adiadas eu acho, mas caríssimo. fiquei na vontade mesmo.

      1. Consegui pegar um agasalho do méxico na centauro que tava numa grande promoção e tinha meu tamanho. Tá há 10 anos como novo, e nem cuido direito dele. Isso me dá um pouco de vontade de comprar outros (em promoções).

        1. já tive agasalhos do palmeiras e sempre consegui comprar pela metade do preço. o último q eu tinha, da adidas já um pouco antigo, passei pro meu pai, pq emagreci demais. estava inteiraço! gosto dos agasalhos, pq eu uso roupa esporte a maior parte do tempo mesmo. mas o preço inviabilizou e o estilo dos agasalhos tb mudou bastante; achei q ficaram sem graça (os do palmeiras)… agora, se o palmeiras trocar a adidas pela puma vamos ver como fica. a puma não é conhecida pelos preços baixos e por roupas para quem tem porte atlético (não é o meu caso)…

          a centauro tem uma marca, a oxer e tenho comprado uns moletons deles q saem com um bom preço.

          e vc viu uma reportagem recente? falando de um pessoal q gasta MUITA grana com moleton?

          1. isso mesmo
            falamos um pouco no _grupo secreto_ mas vc entrou de férias dele

          1. pode até ser, mas faz uma versão tradicional tb. enfim, esse ficou zoado e caro. vai encalhar.

      2. off-topic – Cara, lembro que vc falou comigo no ultimo post livre, mas normalmente não abro o disqus sábado e domingo e acabei não respondendo, já que o post fechou. Só pra não passar por mal educado :)

        1. hahaha! tranquilo, jovem. não é obrigatório responder tb.
          eu tinha comentado o seguinte: por que vc não escreve sobre jogos. já peguei várias dicas e instruções contigo por aqui.

          1. mas tem o gamer tranquilo q simplesmente não tem muito o q ler por aí. falar de jogos para quem gosta de jogos, mas q não sabe tudo do assunto, saca? mas entendo o q vc diz… tem muita gente difícil q gosta de jogos e torna as coisas difíceis pra todos.

    2. Pow, da copa passada eu gostei muito da do Japão. Esse ano eu não reparei muito nos uniformes. Mas confesso que fico nessa mesma vontade que a sua, só que não tenho coragem de dar mais de 200 reais por uma camisa oficial… fora o fato de eu não acompanhar muito futebol e nem os times…

    3. Gostei muito da segunda camisa do Brasil, a segunda da Croácia e a verde da Alemanha, a preta da Argentina também está bem bonita, mas não compraria.

    4. e o jogo hoje?
      paramos o trabalho pra todo mundo assistir…. que porcaria de partida.
      só ganharam por que o juiz não encerrou a partida.

Os comentários deste post foram fechados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!