Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

O plano da China para desenvolver sua economia digital

O Conselho de Estado chinês lançou na quinta passada (13) uma circular sobre o lançamento do plano de promoção de desenvolvimento da economia digital. O foco é em oito áreas (incluindo melhorar a digitalização de serviços públicos e o uso efetivo de dados) e mira em 2025, quando o setor deverá compor 10% do PIB. O plano está no escopo de atuação do 14º Plano Quinquenal (que saiu em março, como contamos aqui). Mas o governo municipal de Pequim parecia estar por dentro e queimou a largada, pois em agosto de 2021, durante uma conferência mundial sobre economia digital que ocorria na cidade, já lançou uma série de planos para crescer no setor.

Enquanto estávamos em recesso, saiu o plano nacional de informatização. Também parte dos esforços do 14º Plano Quinquenal, ele deve guiar as políticas digitais do país nos próximos cinco anos. Por enquanto, o documento está disponível apenas em mandarim, mas dá para ver pelo release que é de valor estratégico, com frases afirmando que o avanço digital é essencial para um desenvolvimento de qualidade.


A Shūmiàn 书面 é uma plataforma independente, que publica notícias e análises de política, economia, relações exteriores e sociedade da China. Receba a newsletter semanal, sem custo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

1 comentário

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário