Pix Automático — para pagamentos recorrentes — chega em abril de 2024.

O Banco Central divulgou o cronograma do Pix Automático, modalidade para pagamentos recorrentes que poderá ser usado no lugar do débito automático e do cartão de crédito. A previsão é que seja lançado ao público em abril de 2024. A proposta parece bem amarrada, com gratuidade para os pagadores e controles do limite máximo permitido e cancelamento unilateral. Via Banco Central.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

9 comentários

  1. Espero que esse lance do Pix automático tenha mais “sucesso”. Desde que lançaram o Pix parcelado, ainda não vi nenhum banco ou loja oferecendo essa possibilidade. Parece que o sucesso depende muito da adoção por essas entidades.

  2. Só falta o PIX ter um programa de pontuação pra abandonar de vez o cartão de crédito. Talvez essa funcionalidade seja migrada para o próprio banco, como alguns já fazem.

  3. As vantagens ou diferenças em relação ao cartão de crédito eu entendo e são claras, com vantagens para os dois lados, mas qual a diferença entre um PIX recorrente e um débito automático em conta? Me parece exatamente a mesma coisa com nomes diferentes.

    1. Débito automático depende de convênios entre as instituições. É bem mais burocrático. O Pix Automático será mais acessível.

      A notícia do BC, linkada ali em cima, explica. De lá:

      A novidade irá ampliar o leque de alternativas disponíveis para que empresas de todos os tipos e segmentos recebam seus pagamentos recorrentes. Atualmente, o débito automático, por exemplo, depende de convênios bilaterais com múltiplas instituições, gerando complexidade operacional e custos elevados, o que restringe o serviço a grandes empresas, geralmente prestadoras de serviços públicos. Por outro lado, os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis a parte relevante da população.

      1. Mas já não existe uma modalidade chamada Pix Recorrente? Acho que é a isso que o colega rodrigo se refere. Em alguns podcasts que escuto, por exemplo, vejo os apresentadores falarem pix recorrente entre as formas de apoio.

          1. Ué, eu consigo agendar pix automático para os próximos 12 meses pelo app do Itaú.

          2. @ Weiglas Ribeiro

            Isso é agendar Pix, e realmente já existe. O Pix Automático é análogo ao débito automático: você autoriza a empresa a debitar da sua conta todo mês, por tempo indeterminado — pense em conta de água, de luz, de telefone etc.