Anúncio 15% de desconto no Sh*ft Festival com o cupom MANUALDOUSUARIO

Panasonic Lumix CM1: é uma smartphone ou uma câmera que faz ligações?

O Lumix CM1 é estiloso.
Foto: Panasonic.

A Panasonic escolheu a Photokina, feira de fotografia na Alemanha, para anunciar o smartphone Luimx CM1. Faz sentido? Depende de como você encara o dispositivo. É um smartphone-câmera ou uma câmera que faz ligações?

O conceito não é exatamente novo. A Samsung já lançou algo assim, o Galaxy S4 Zoom, e seu sucessor, o Galaxy K Zoom. No começo do ano passei alguns dias com o primeiro e os problemas dele eram crônicos: hardware mais ou menos e dimensões exageradas — pesado e grosso.

Do primeiro mal o Lumix CM1 não deve sofrer: ele conta com um Snapdragon 801, 2 GB de RAM, tela Full HD de 4,7 polegadas e conectividade 4G LTE. Quanto ao tamanho e peso, as limitações da física, essas sacanas, atrapalham. O dispositivo tem 21,1 mm de espessura (o S4 Zoom tinha 15,4 mm) e pesa 204 g (contra 208 g do modelo da Samsung). Para uma câmera, são números bem legais; para um smartphone, ainda que um aparentemente muito bonito, complicados.

Sensores do Lumia 1020 e equivalente ao Lumix CM1.O que justificaria alguém a carregar esse trambolho no bolso? A câmera. Ela tem lente Leica (f/2,8), faz vídeos em 4K e traz um sensor enorme de uma polegada com resolução de 20 mega pixels. Para colocar em contexto, a ainda hoje melhor câmera em um smartphone, o Lumia 1020, tem um sensor de 1/1,5 polegada. A ilustração ao lado mostra a diferença entre os dois tamanhos.

Com previsão de lançamento para novembro, na Alemanha e França, o Lumix CM1 não será barato. O preço sugerido pela Panasonic será de € 900.

https://www.youtube.com/watch?v=fJiJfGY_tLA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários

  1. Para mim é uma câmera que faz ligações (a da Samsung também). :-)

    Sei lá, acho que aparelhos como esse e o Galaxy Zoom foram longe demais. O Lumia 1020 me parece estar no limite do que se pode colocar de câmera em um smartphone sem comprometer (muito) a usabilidade.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário