Anúncio Black Friday na Insider: descontos exclusivos na máscara antiviral

Como é receber um pagamento por Pix

Dois prints do comprovante de pagamento de um Pix feito para uma conta corrente no Bradesco.
Clique para ampliar. Imagens: Manual do Usuário.

Recebi um Pix. O dinheiro entrou na mesma hora na minha conta (corrente, no Bradesco) vindo da de um leitor* no C6 Bank, como é esperado, e gerou um comprovante com detalhes da transação, do pagador e um botão para devolver total ou parcialmente o valor recebido.

Um detalhe curioso é que, pelo menos no caso do Bradesco, o Pix tem uma área de extrato à parte, separada das outras movimentações da conta. No extrato convencional, porém, as transações feitas pelo Pix também aparecem.

* O apoio (assinatura) anual ao Manual do Usuário já pode ser pago por Pix. Para saber mais detalhes, mande um e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 comentários

  1. Eu não pretendo utilizar o Pix por um bom tempo ainda, dificilmente realizo alguma transferência e me acostumei a não sair com celular nesse período de pandemia, mas é bom saber sobre a carinha dele, como funciona, ou alguns probleminhas.

  2. O Pix será o início do perigosíssimo processo da digitalização TOTAL do dinheiro. Isso preocupa bastante porque corrói o que resta da liberdade de movimentação financeira. Tudo caminha para a centralização e controle total dos indivíduos!

    1. Cara, sério mesmo?

      Estranho é pensar que com o bitcoin, os “liberais” tinham uma intenção similar…

  3. Acabei de fazer uma transferência via Pix.

    Não sei se foi impressão minha, mas não pediu confirmação extra com código de segurança tal como faria em uma transferência comum.

    Mas achei bem prático. Só temo por ele não ter um sistema de solicitação de dupla confirmação. Talvez eu tenha ignorado algo.

    Vou tentar adota-lo a partir de hoje.

  4. A minha primeira experiência com o Pix, na Caixa, no dia do lançamento, não foi legal. Fui transferir um valor de R$ 1731,00 para a conta Nubank do meu filho. Na primeira tentativa deu erro e a mensagem me orientou a verificar o extrato da conta. Como vi que o saldo permaneceu o mesmo, fiz uma nova tentativa. Dessa vez deu outro erro, informando que o processamento poderia levar até 30 minutos (?!), conforme regulamentação do Bacen (?!). Como assim, cara pálida? Não era 10 segundos?!
    De qualquer forma, fui novamente consultar o extrato e o saldo continuava inalterado. Entretanto, no ambiente do Pix, no app da Caixa, há um campo para o “Extrato Pix”, onde constavam as duas tentativas como “em processamento”. Imediatamente consegui cancelar uma delas. A outra continua “em processamento” há mais de 5 horas e não tem a opção de cancelar. Liguei para a Caixa mas o atendente parecia mais confuso que eu. Como a transferência seria para alguém de confiança, optei por fazer em boleto, que deve cair na conta amanhã.

    1. Eu posso estar falando besteira, mas sei que transferências acima de um patamar de valor o Bacen meio que implica – mas isso não é só com o Pix. Não sei se é seu caso.

      1. O limite de pagamentos e transferências é de 3 mil reais. Algumas contas eu já cadastrei até valores maiores. Mas, mesmo que fosse uma questão de limite, bastaria um aviso ou algo que pudesse ser cancelado, o que não foi o caso. A Caixa é um banco meio ultrapassado mesmo.

        1. Obrigado por falar.

          A priore estava pensando em priorizar o uso da Caixa como banco principal, mas tou vendo que vou ter que cogitar a troca.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!