YouTube desmonetiza canais da Jovem Pan por “repetidas violações” de políticas contra desinformação.
O YouTube desmonetizou todos os canais da Jovem Pan nesta quarta (23) por iniciativa própria, ou seja, sem ser provocado pela Justiça. A’O Globo, a plataforma de vídeos do Google justificou a decisão afirmando que o programa “Os Pingos nos Is”:
Incorreu em repetidas violações das nossas políticas contra desinformação em eleições e nossas diretrizes de conteúdo adequado para publicidade, incluindo as relacionadas a questões polêmicas e eventos sensíveis, atos perigosos ou nocivos, além de outras políticas de monetização
Teria sido uma grande decisão se tomada meses, anos atrás, quando esse e outros canais já infringiam regras da plataforma e o YouTube/Google, em vez de punir a Jovem Pan, promovia os canais da emissora em seu algoritmo de recomendação. Via O Globo.
Sempre acho engraçado a ideia de que “o comunismo vai controlar o mundo”, mas quando o “comunismo” estava mais atuante (era da União Soviética), o que mais se viu foi atritos. Não posso falar de Cuba pois até hoje não estudo sobre, mas sei que existem dilemas e problemas sobre o país arquipélago que só usar ele de base para este tipo de comentário é estúpido, inclusive. E nem vale falar de Venezuela, que virou uma bagunça por causa do egoísmo do petróleo. Cuba é um país que tem problemas pela sua sorte, Venezuela pelo petróleo. Ambas situações que o capitalismo e liberalismo geram, diga-se.
Err, e só provocando: provavelmente você tem algo em suas mãos que é chinês, que é um país que se diz comunista. Que tal você abandonar este equipamento e procurar algo que vá mais de encontro aos seus ideários?
Acredite, não tem nenhum comunista que sonhe em dar poderes para grandes corporações, quem curte isso é a galera do capitalismo e livre mercado.
Vai chegar o dia em que as pessoas vão entender que pregar golpe militar, dizer que máscaras são inúteis contra a disseminação de doenças e que vacinas não funcionam (e crianças não pegam covid) não estão usufruindo da chamada e tão erroneamente entendida liberdade de expressão.
É uma incongruência fazer isso com a JP (independente de sua linha ideológica) enquanto outras centenas de página de conteúdo duvidoso continuam por lá.
Eu acho que o “policiamento” vai levar várias mídias a fazer igual a CNN Brasil, por exemplo, que está dentro da Amazon Prime agora.
(dsclp ghedin, mas vou gritá!)
MAS NÃO É A TOA A EXPULSÃO, CASPITA!
O ideal é que de fato as páginas de conteúdo duvidoso caiam ou se isolem a ponto de não servirem como audiência – estudos do Felitti (Novelo), do Marcelo Soares (Lagoon Data) e outros mostram que há um método de inicialmente fazer um conteúdo público e depois deixa-lo “não público” (sem referência na busca interna do Google/YouTube), assim só servindo para abastecer as comunidades que servem fake-news. Neste caso, é esperar que a justiça pegue as provas, faça o YouTube desativar os vídeos e pegar as lideranças nas comunidades criminosas de fakenews.
Tou por fora, mas não creio que a CNN foi para a Amazon por causa do “políciamento”. A Jovem Pan mesmo hoje tem canal “ao vivo” no Pluto TV, além da Jovem Pan. Vai da política de cada empresa – a Pluto é gratuita e tem app em celular, comptuador e smart tvs. Não sei se brigar com a detentora da Pluto vai servir para chutar a Jovem Pan, mas aí é da demanda também.
fecharam a torneira (?)
será que a receita do YT é tão relevante para eles? a JP é uma empresa muito antiga, não nasceu na internet….
Não sei se notou a ironia no uso do (?)
Vou deixar público aqui o que motivou o Youtube a desmonetizar a JP. O abandono em massa dos bolsonaristas. O YouTube viu que não era mais tão rentável assim e abandonou de uma vez a Jovem Pan, que ruma a cassação no mais tardar em Junho/2023.
Se os bolsonaristas não abandonassem em massa eles, duvido que eles tomariam a decisão de maneira unilateral e sem pressão da justiça – aka. Xandão.