Debian 12 trará firmwares não-livres no instalador padrão.

O Debian 12 “Bookworm”, previsto para 2023, será distribuído em um instalador contendo firmwares não-livres — algo inédito na longeva distribuição.

A decisão foi tomada em conjunto, numa votação que durou duas semanas. A comunidade Debian optou por incorporar os firmwares não-livres ao instalador padrão, permitindo assim que componentes que não tenham firmwares livres disponíveis, como chips Wi-Fi e GPUs, funcionem de primeira no Debian. O usuário será informado quando seu hardware necessitar desses códigos proprietários e terá a opção de desabilitá-los.

O Debian é uma distribuição Linux que, até então, só trabalhava com código livre. A decisão de incluir firmwares não-livres é tão grande que precisou ser respaldada por ampla maioria a fim de alterar o contrato social do projeto. Via Debian, MakeUseOf (ambos em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

5 comentários

  1. Eu acho que isto era algo inevitável, pois acredito que todos no projeto sabiam que a primeira coisa após uma nova instalação limpa que o usuário faz, é exatamente instalar drivers proprietários (falo por experiência própria).

  2. Decisão mais do que acertada. Uso Debian desde a versão 2.3 Potato, e nunca me decepcionei.

  3. Dia histórico! Sempre usei a imagem non-free para minhas instalações. Debian forever!!!!!

  4. Dia histórico e decisão acertada demais. Deu até vontade de largar o Arch e voltar a ser Debiano.

  5. Decisão acertada. Eu sempre recorria à ISO non-free para toda instalação que fazia.