Quebra do Banco do Vale do Silício faz startuperos pedirem ajuda ao governo.
O Vale do Silício passou o fim de semana insone, ansioso pelo salvamento do Banco do Vale do Silício (SVB, na sigla em inglês), que quebrou espetacularmente na sexta-feira (10) após uma boa e velha corrida ao banco.
(Não vou me arriscar a tenta explicar o que aconteceu, pois complexo e vários já tentaram por aí — é só procurar.)
Com +90% do dinheiro depositado sem cobertura do equivalente deles ao nosso Fundo Garantidor de Crédito (FGC), havia o temor de que a quebra impedisse startups de pagar funcionários e credores. Na noite deste domingo (12), porém, autoridades do governo norte-americano garantiram que os correntistas terão o seu dinheiro de volta.
Outros temores persistem, como o risco sistêmico, de uma quebra generalizada do setor bancário norte-americano. Antes e depois do SVB, o também californiano Silvergate (especializado em criptomoedas) e o novaiorquino Signature (de alta renda, também exposto a criptomoedas) quebraram.
Durante o que a Bloomberg resumiu em “67 horas caóticas”, investidores de risco e startuperos se uniram em coro pedindo ajuda ao governo para salvar setor. Irônico. Via Departamento do Tesouro dos EUA (em inglês).
Usando um formato de meme:
23:59 – “Não preciso de mamata do governo. A empresa vai crescer por si só.” Liberal startupeiro heterotop prafrentex em alguma entrevista para podcast de direita
00:00 – “Obrigado governo por nos ajudar. Vamos nos recuperar graças a vocês.” Liberal startupeiro heterotop prafrentex com cara de desanimo em entrevista coletiva após as horas caóticas
E lá vamos nós socializar os prejuízos.
Justiça seja feita, segundo o comunicado do Departamento do Tesouro, “nenhuma perda associada à resolução do Silicon Valley Bank será bancada pelo contribuinte”.
E o dinheiro vem de onde?
Da impressora de dinheiro do governo, imagino? Note que a ação governamental não é para salvar o banco da quebra nem compensar o prejuízo dos acionistas; é apenas para devolver o dinheiro que os correntistas tinham depositado/aplicado no SVB.
Não critico o governo fornecer ajuda, afinal muitas pessoas seriam prejudicadas. Critico a galera do estado mínimo que agora vai chorar pro papai estado.
Adendo: imagino que a grana venha da liquidação dos bens do banco, talvez?