
O iOS 14 trouxe um novo recurso de privacidade chamado App Tracking Transparency (ATT). Ele exige que os desenvolvedores de aplicativos peçam autorização ao usuário para rastreá-lo em outros apps e sites. O ATT foi lançado junto ao iOS 14, em outubro, e a princípio seria obrigatório, mas graças à choradeira de empresas como o Facebook, a Apple adiou a obrigatoriedade do seu uso para o início de 2021.
O não obrigatoriedade não impede que os donos de apps já peçam a autorização dos usuários para rastreá-los. Deparei-me com o primeiro pedido do tipo neste domingo (22), no app Chess Time, da Haptic Apps. Ainda não tinha lido a tradução em português da mensagem. Ela diz:
“[App]” deseja permissão para rastrear você entre apps e sites de propriedade de outras empresas.
A mensagem menor, em texto sem negrito, aparentemente é de responsabilidade do desenvolvedor. A do Chess Time explica que o rastreamento ajudará a personalizar anúncios.
Após o primeiro pedido, uma nova área aparece dentro de Privacidade
, nos Ajustes.
Em um macmagazine recente foi comentado pelo executivo da Apple q esse adiamento foi por questões técnicas.
Se da para acreditar ou não aí já não sei.
sei que é algo improvável, mas será que existe algo assim pra Android? eu sei que alguns aplicativos usam VPN pra barrar esse tipo de coisa, mas isso gasta uma bateria absurda
Nesses moldes, não que eu saiba. E me surpreenderia se o Google implementasse algo do tipo, pois o Google também está reclamando desse novo recurso do iOS 14.
Muitos bloqueadores de anúncios atuam em scripts de rastreamento. Não é algo específico para apps que fazem esse rastreamento cruzado, mas no fim o resultado é parecido. Para Android, o jeito mais fácil de se ter um bloqueador no nível do sistema parece ser aquelas VPNs adblockers, como o AdGuard.
eu uso o AdWay, ele precisa de root e vai direto no sistema, mas pelo meu pouco conhecimento não sei se ele só oculta as propagandas ou se mascara também o rastreamento.
Incrível! Escancara algo que a gente sabia, mas não via. Será que alguém da permissão pra uma coisa dessas, conscientemente?
Desconfio que muita gente não liga para isso a ponto de topar essa cessão de dados a troco de nada. Seria legal se, alguns meses depois de a Apple obrigar a adoção do ATT, divulgasse um relatório com estatísticas gerais de como as pessoas respondem a esses pedidos.