Reviews

Android 5.1: Facilidades no sistema e melhorias na câmera do Moto X

Detalhe da câmera do Moto X.

Estava eu dispensando umas notificações no Moto 360 quando, ao pegar o Moto X, vi que havia uma atualização pendente. Era o Android 5.1! Instalei e gostei das (pequenas) alterações feitas pelo Google e Motorola.

As mais importantes, porém, estão embaixo do capô. O Android 5.0 sofre com vazamentos de memória, o que pode afetar o desempenho do dispositivo. Não cheguei a ter problemas com isso, nem agora, nem quando analisei o smartphone, alguns meses atrás, mas pelo tanto de reclamações de antes e elogios pós-atualização, os “general stability improvements” devem ter surtido efeito.

Quais as novidades de fato?

Uma das coisas mais úteis do Android 5.1 é a capacidade de dispensar uma notificação sem excluí-la da cortina. Como elas demoram muito para sumirem sozinhas, era um problema. Não mais: se você arrasta uma para cima, ela sai da tela, porém continua acessível na cortina de notificações.

A Motorola acrescentou um novo gesto ao Moto X que serve para ligar a lanterna (os LEDs da câmera). As condições são as mesmas do gesto da câmera, ou seja, mesmo com a tela apagada ele funciona. O gesto em si é como “martelar” duas vezes — não numa superfície, por favor! No ar mesmo. Assim:

A video posted by Rodrigo Ghedin (@rghedin) on

Os botões dos estados de som (tudo, prioridade, nenhum) estão maiores e agora há um atalho para acessar o volume do sistema quando uma música ou vídeo está tocando. Na cortina de notificações, os rótulos de Wi-Fi e Bluetooth, ao serem tocados, expandem para uma versão simplificada das opções disponíveis, dispensando a entrada nas configurações completas.

Controles de volume e funcionamento do áudio refinados.

Escolha um dispositivo Bluetooth ou rede Wi-Fi sem entrar nas configurações.

Um último detalhe. No post livre do fim de semana, o leitor Thiago Barbosa comentou que sentiu melhorias na câmera do seu Moto X com a atualização. Embora as notas de lançamento da Motorola não citem nada nesse sentido, o comunicado à imprensa, sim. Nele, a fabricante informa que o desempenho da câmera em situações de baixa luminosidade está melhor.

Aproveitando a deixa, fiz um teste rápido do tipo “antes e depois.” Repeti três vezes as fotos abaixo, todas tiradas da mesma posição e com o aparelho apoiado em uma superfície, e peguei a melhor de cada grupo a fim de compará-las. É um teste limitado e talvez outros fatores, mas…

Foto com o Moto X rodando Android 5.0
Android 5.0.
Foto com o Moto X rodando Android 5.1.
Android 5.1.

Abaixo, apaguei uma das duas lâmpadas do ambiente para forçar mais a sensibilidade da câmera:

Outra foto com o Moto X rodando Android 5.0.
Android 5.0.
Outra foto com o Moto X rodando Android 5.1.
Android 5.1.

Para ver as fotos em tamanho natural, acesse este álbum no Flickr. Fiquei com a sensação de que após a atualização o ruído diminuiu, mas a segunda foto (detalhe na tartaruga) mostra uma ligeira perda de definição. Como dito, foram testes bem limitados, tanto que não dá para dizer se melhorou, ficou na mesma, foi apenas sorte/azar na hora de fazer as fotos… enfim. Melhorias são sempre bem-vindas, mas por melhor que seja o algoritmo, acho que não há muito a ser feito no sentido de transformar essa câmera mediana numa ótima.

A melhor maneira de acompanhar o site é a newsletter gratuita (toda quinta-feira, cancele quando quiser):

Acompanhe também nas redes sociais:

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 comentários

  1. Eu to apanhando deste gesto da lanterna, o gesto da camera sempre foi macio, mas o da lanterna até desisti…

  2. Valeu pela citação Rodrigo! com relação a câmera fiz mais testes. Em fotos naturais (do dia a dia) com iluminação artificial mais pro escuro, ainda acho que melhorou um pouco.. mas sem grandes milagres. O auto-foco (como todo Android) continua focando em tudo menos no que você quer. O sensor do Moto X é a mesmo do Galaxy S4, mas perde até pra esse com pouca iluminação. Enfim, sem milagres. Uma cam mediana mesmo.

    Um detalhe que notei, algumas vezes: O movimento de swipe para cima da notificação é uma boa sacada. Mas nem sempre o Moto X (*ou o Android) entendem isso e vc acaba indo parar no aplicativo q notificou ao invés de sumir com ele. Parece que a calibração do movimento de arrastar está sensível demais.

  3. Algumas atualizações realmente estão bem úteis, principalmente a opção de remover a notificação “para cima” (dessa eu não sabia) e o acesso “básico” ao wifi e bluetooth direto pela barra de notificação.

  4. Realmente o ruído diminuiu e realmente houve perda de definição.
    É um equilíbrio difícil de conseguir.
    Eu prefiro ficar com ruído e definição.

  5. Uma coisa que não gostei foi do brilho da tela. De 40% a 0 quase não tem variação. Nos outros casos, ficou melhor.

  6. Na minha opinião a câmera não melhorou, pelo menos à pondo de ser perceptível. Mas o 5.1, sem si, já é motivo suficiente para a atualização.

  7. Duas dúvidas que tenho do Moto X 2014 e que até hoje não achei resposta:

    1. Transmitir tela: Tenho um Chromecast em casa, e por esse caminho ele não é reconhecido de jeito nenhum! Mas se eu for pelo app do Chromecast vai. Alguém já conseguiu usar esse recurso?

    2. Comandos de voz via Bluetooth: Eu uso bastante o celular ligado no bluetooth do som do carro, principalmente para reproduzir o Rdio, mas parece que os comandos de voz ficam desabilitados quando o celular está ligado ao rádio. Alguém passa por isso também?

    1. 1 – também já tentei muito e não consegui. Só pelo app mesmo.
      2 – já usei o comando no carro para ligar. só que o telefone estava perto, mas ligado no bluetooth. não sei dizer se o telefone me ouviu pelo microfone dele mesmo ou do rádio pareado.

    2. Tenho essa mesma dúvida quanto ao Transmitir Tela. Meu chromecast funciona normalmente pelo aplicativo do Chromecast, mas pela opção transmitir tela, não. Isso não serve para o Chromecast? É só para Smart TVs?

    3. Leonardo, está com problemas quando o som do seu carro está ligado no modo bluetooth, ou seja, “tocando” o Bluetooth??

      O meu funciona da seguinte maneira: Se o som está ligado no bt do carro e este está reproduzindo as musicas do celular, dá certo (não testei ainda no 5.1). Mas se estiver no rádio FM, (ou seja, conectado ao telefone, mostrando agenda do telefone, mas tocando rãdio FM) o moto voz não funciona. escuta, mas fica mudo.

      O Waze contorna isso, mesmo ligado ao BT do carro, ele manda o audio para o viva voz do aparelho. Mas é o único. Reproduzir som no Whatsapp só desligando o BT ou deixando o som do carro no modo “midia” do BT

  8. Gesto da lanterna = movimento de varinha de condão. Se eu pensar em uma onomatopéia, seria “plim-plim” :p

    (Eu tinha que voltar a fazer piadinha um dia… :p :) )

  9. Gesto da lanterna = movimento de varinha de condão. Se eu pensar em uma onomatopéia, seria “plim-plim” :p

    (Eu tinha que voltar a fazer piadinha um dia… :p :) )

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!