Aviso: Todos os leitores que enviarem suas mochilas no primeiro semestre de 2020 concorrerão, em junho, ao sorteio de uma edição do livro A guerra pela Uber (Intrínseca), de Mike Isaac. Veja aqui as orientações para enviar a sua. Espero por ela!
Roberto Strabelli é músico, escritor, tradutor, programador, fotógrafo, poeta, vendedor de livros e livre pensador, mas o que paga as suas contas no fim do mês é o seu grande talento como funcionário público. Vive no interior de São Paulo, num vilarejo encantado chamado Sucupira. Nas noites tempestuosas sai de casa para combater os vampiros que infestam a vizinhança.
- Mochila Shuerbei. Grande, bem acolchoada e com várias divisões. Cabe notebook de até 17 polegadas.
- Câmera Sony Cyber-shot DSC-TX5. Boa câmera (de verdade) para uso rápido em qualquer lugar e todo tipo de foto. Pra quem faz fotografia de rua e quer ser discreto, esses modelos flip são bons. As pessoas nem sabem que isso é uma câmera.
- MacBook White de 2007 e fonte. Serve muito bem para escrever e navegar, assim como editar imagens. Gosto do teclado. Uso com Linux Debian 10 porque o último macOS para esse modelo é o 10.7 e muitos programas atuais não rodariam nele. No Linux roda tudo.
- Microsoft Wireless Mobile Mouse 1850. Não consigo usar trackpad, tem que ser mouse. Esse é bonzinho e a bateria dura bastante.
- iPhone SE (branco, 128 GB). Às vezes jogo na mochila, mas geralmente vai no bolso. Tem o tamanho ideal de celular para mim. Celular grande fica ruim no bolso do jeans.
- Vaporizador eletrônico Vaporesso Swag. Já parei de fumar por anos e voltei porque simplesmente não consigo viver sem nicotina. O e-cig salvou minha saúde e tem funcionado bem para me manter longe do cigarro1.
- Carteira com cartões e documentos. Sim, é uma capa de receita de óculos. Não encontrei nada mais fino e que não incomodasse no bolso. Está rasgando, então está na hora de marcar uma consulta.
- E-reader Tolino Vision 3D. Bastante parecido com o Kindle Voyage da Amazon, só que sem aquela coisa de saber até onde encosto o dedo na tela.
- Tablet Asus Nexus 7 (2013). O melhor tablet Android barato (usado) que existe. Dá pra rodar nele a última versão do Android, mas não tenho mais paciência para essas coisas. Uso pouco e às vezes não levo; é mais para ler PDFs ou rabiscar uns desenhos.

“Na mochila” é uma seção do Manual do Usuário que apresenta o interior das bolsas e mochilas de leitores, profissionais e amigos. Veja as outras mochilas já publicadas e mande a sua — a continuidade da seção depende de você.
-
Nota do editor: Embora seja objetivamente menos nocivo que o cigarro comum, o cigarro eletrônico contém a nicotina, substância altamente viciante, e carrega seus próprios riscos, de efeitos desconhecidos como o que matou algumas pessoas nos Estados Unidos em 2019, aos sistêmicos, como restaurar o status social do ato de fumar. Para mais informações, sugiro a leitura dos materiais do tema publicados no site do Dráuzio Varella. ↩
Índice 20#7
- Especial Um rolê de Buser, a “Uber dos ônibus” que não é exatamente como a Uber
- Crônica Parabéns Amanda, seu chatbot para Daniel está pronto!
- Na mochila O que tem na mochila de Roberto Strabelli
- Guia Prático Home office: As dores e delícias de se trabalhar em casa em tempos de coronavírus
- Vamos conversar? Post livre #212
- Bloco de notas O novo coronavírus está entre nós
Tive que pesquisar pra saber onde fica Sucupira. rs
Eu sou desses que rodam Linux em Macbooks mais antigos, o meu é mid 2012. Rodei muito tempo o Fedora, e hoje venho usando o Zorin OS. Viva o Linux!
Sucupira! O terror!!! hahahahaha
Uma mochila simples, mas cheia de surpresas :Rodar Debian no MacBook,o E-reader com Uma marca incomum… Gostei. A dica do tablet Google é interessante. Eu achava que mesmo sendo um Nexus, ele ficaria preso alguma versão antiga do Android..
Viva o Linux salvando máquinas antigas do descarte! (e realmente gosto dessa estética do MacBook branco glow).
Tem essas (https://querodobra.com.br/) carteiras fininhas com várias estampas coloridas.
Eu tinha uma carteira Nordweg bem compacta que infelizmente foi roubada, então comprei a carteira Dobra Nova Clássica tamanho CNH e estou gostando bastante, ela é bem pequena, não faz volume e visualmente não parece, mas ela é bem resistente.
Tenho uma carteira meio que desse tipo que veio com o cartão do Next, mas é bem menos funcional. Acho que vou comprar uma dessas.
Cara, gostei demais da proposta. Vou comprar, pq a minha é da LePostiche de couro, mas já tem uns sete anos, e bem… tá chegand o fim da vida pra ela, apesar de ainda estar bem funcional hehe.
Valeu a dica! :)
mochila bem simples, gostei!
Uma das grandes vantagens do Linux é exatamente poder rodar em qualquer hardware, especialmente os mais antigos. No meu caso, instalei no iMac de 2009 e deu uma sobrevida, visto que a última versão do macOS suportado não recebe atualização faz tempo. Por fim, ótima escolha pelo Debian.